Últimas Resenhas

Resenha: Resistindo a Um Libertino


Autora:
Aline Sant'Ana
Editora: Charme
Ano: 2021
Páginas: 311
Gênero: Ficção; Romance de Época


Em uma reviravolta do destino, Matthieu se transformou no oitavo duque de Saint-Zurie, um título que nunca desejou ter. Era livre, um homem cheio de vida, que secretamente preferia a burguesia, se tivesse escolha. Ainda que seu sangue azul e nome falassem mais alto, não se sentia apto a assumir todas as responsabilidades de um ducado. Inclusive, casar-se com uma dama... Apenas a menção da ideia já o deixava tonto. Prender-se a alguém, ainda que fosse de comum acordo, parecia tão irreal quanto o céu cair sobre sua cabeça. Mas, no momento em que conheceu Lady Hawthorn... Parecia certo cortejá-la. Poderia casar-se com a dama em questão, ao menos por aparências. Entretanto, o que pareceu ser um enlace simples e perfeito, para Matthieu se tornou um jogo complexo, quando Lady Hawthorn negou qualquer tentativa de tornar-se sua esposa. O que ela queria de Saint-Zurie não era o seu título, nem a sua fortuna, mas o prazer de sua companhia. Até que ponto você conseguiria resistir a um duque determinado a conseguir o que quer?
Sejam bem-vindos à sociedade francesa do século XIX. Aqui, muito mais do que lidar com bailes, segredos e aristocracia, é necessário ter um coração preparado para não se apaixonar.

Aline Sant'Ana escrevendo um romance de época era tudo o que a gente precisava e não sabia, até ter esse romance completamente diferente de todos os mais em nossas mãos. 

Matthieu conheceu Gwen de uma forma completamente inusitada. Enquanto ele pulava telhados, o Lord acabou caindo na casa da Lady. Ali ele percebeu, quando Gwen riu ao revelar-lhe o que ele fazia, que ela não era uma Lady como as demais. E Gwen, ao ver o olhar de Matthieu, sentiu-se imediatamente diferente com ele. 

Só que nenhum dos dois se viu nos anos que se seguiram. A vida de Matthieu mudou completamente, ele se tornou um Duque, as responsabilidades aumentaram e o caminho dele e de Lady Hawthorn se separaram completamente. 

Gwen, uma jovem inglesa que foi morar na França após a morte precoce de seu marido abusivo, não imaginou que, ao acompanhar sua amiga até um baile, encontraria o homem misterioso que caiu de seu telhado na forma do tão comentado Duque de Saint-Zurie. E esperava menos ainda se sentir tão atraída por ele. 

Seguindo o conselho de sua amiga, como uma jovem viúva, ela se permite o prazer da companhia de Matthieu, fazendo a proposta de eles se verem durante 11 dias. Um prazo que ela julga o suficiente para não se apaixonar. Mas para o Duque de Saint-Zurie, era algo muito curto perto do quanto a queria. Estava pronto para cortejá-la, para arrumar uma duquesa, mas precisaria, primeiro, convencer Gwen de que sua liberdade não seria ameaçada, de que poderia confiar em um Libertino. 



Estamos tão acostumados a ler romances de época na Inglaterra, que só de estarmos mudando o cenário já torna essa história única. Aqui conheceremos a aristrocracia francesa, que se encontra ameaçada pela burguesia, que cada vez ganha mais espaço. Para não correr o risco que os demais correram a família D'Auvray precisa seguir na linha, sem escândalos com seu novo duque, Matthieu. 

Um D'Auvray. A todos que conhecem os livros da Aline, esse sobrenome é famoso. Temos uma referência em alto estilo dos livros famosos da autora e, por isso, a expectativa sobre ele estava nas alturas e, como sempre, foi cumprida com excelência. 

Matthieu e Gwen possuem uma química quase palpável em todo o livro, desde o primeiro instante em que se encontram, até as suas últimas páginas. Eles se completam e se surpreendem a cada ação. Temos um Matthieu que está disposto a casar, mesmo que nunca tenha pensado nisso com real intenção e temos Gwen, que já casou e quer sua liberdade. Ele, um libertino conhecido. Ela, uma dama respeitada. O inesperado é que a proposta "indecente" não vem dele. 

Ao contrário da maioria dos romances, não temos problemas de intrigas e escândalos em bailes. Aqui, a trama acontece por trás da visão da sociedade, em segredo, apenas os dois e o maior obstáculo são os desejos, os receios, as ressalvas de cada um. Mas não se enganem, o final é capaz de quase nos fazer ter um ataque do coração. Se torna impossível largar o livro, por mais que tentemos prolongar a leitura para que o livro não acabe. 

Um livro que me conquistou antes mesmo de ser lançado, me prendeu desde a primeira página. Uma mistura de romance intenso, doce e momentos divertidos, como apenas a narração da Aline é capaz de misturar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário