Últimas Resenhas

Entrevista com Juliete Vasconcelos, autora da trilogia O Ceifador de Anjos

Dando continuidade às entrevistas com os autores do Editorial Eco Literário, a entrevista de hoje é com a escritora Juliete Vasconcelos, autora da trilogia policial O Ceifador de Anjos, onde narra o dia a dia de um serial killer que coleciona fetos, e do livro Quando os pássaros pousam.

"Em todas as prateleiras se viam fetos emersos em um líquido que claramente era formol. 
Ali estava a coleção.
A bizarra coleção de fetos de um serial killer que você está prestes a acompanhar."

Vamos à entrevista:

Literaleitura: Como surgiu a ideia para a trilogia O Ceifador de Anjos?
Juliete: Em minha primeira gestação, embora a tenha deixado de lado. Posteriormente, quase dois anos depois, em minha segunda gestação, a ideia voltou com mais força, quando a história finalmente se desenvolveu. Acredito que devido ao conteúdo que há muito tempo consumo (livros, filmes, séries, noticiários e documentários sobre crimes) somado ao medo de perder meus filhos, sentimento enfrentado por muitas mulheres na gravidez, acabei por ter muitos sonhos/pesadelos durante ambas gestações em que meus bebês eram tirados da minha barriga, daí a inspiração para um serial killer que coleciona fetos.

Literaleitura: Quais temas costuma abordar em seus livros? Por quê?
Juliete: Psicopatia e outros transtornos que findam numa série de crimes brutais. Porque através desse tipo de conteúdo somos alertados – mesmo que através da ficção – sobre a perversidade humana, a qual para muitos é um tabu.

Literaleitura: Qual a parte mais difícil em seu processo de escrita?
Juliete: Organizar o meu tempo, pois conciliar trabalho (fora de casa e ainda na editora), estudo (faço uma segunda graduação em Letras, um curso de Marketing e uma pós em criminologia), família e ainda meus projetos pessoais de escrita não é nada fácil. 

Literaleitura: O que te motiva a escrever?
Juliete: A satisfação pessoal e profissional de um trabalho (seja um conto ou um romance) concluído.

Literaleitura: Algum personagem é baseado na sua vida ou em alguém que conheceu? 
Juliete: Não, nenhum personagem é baseado na minha vida ou na alguém que conheci, ainda bem rsrs.

Literaleitura: Quais seus projetos para 2021 enquanto escritor?
Juliete: Publicar o livro “Segredos de origami guardados em porcelana” em coautoria com o escritor Adriano Léo Araújo; concluir o livro “Eu, abusado”; entre outros.

Literaleitura: Quando descobriu que queria ser escritor?
Juliete: Sempre gostei de escrever, embora de forma profissional, eu tenha começado aos 20/21 anos quando iniciei o curso de turismo, onde passei a escrever artigos sobre a área para diferentes sites. Aos 24 anos, após o término da faculdade, criei meu primeiro blog, incialmente focado em viagens, para mais tarde dar espaço a resenhas literárias, o que me levou a fazer parcerias com outros escritores e a conhecer a plataforma Wattpad, onde comecei a escrever a trilogia O Ceifador de Anjos em 2016.

Literaleitura: Sente-se apoiado para escrever e posteriormente publicar seus livros? Se sim, por quem?
Juliete: Sim, além do apoio dos meus leitores, tenho como meus maiores apoiadores meu namorado e filhos. 

Literaleitura: Quais as maiores dificuldades que você enfrentou ao longo dessa caminhada?
Juliete: As mudanças (em diversos sentidos), que foram muitas ao longo dos anos.

Literaleitura: Qual conselho quer deixar para essa galera jovem que tem interesse ou que já está escrevendo uma história?
Juliete: Aprenda a ouvir críticas, entenda que seu leitor tem o direito de entender, pensar e dizer o que quiser, enquanto que a nós, cabe avaliar se estas contribuem para melhorias em nosso trabalho, caso não, é só agradecer se for o caso, e no mais ignorá-las; não as rebata, não leve para o lado pessoal.

A autora:

Juliete Vasconcelos nasceu em 5 de fevereiro de 1990 em Itapeva, interior de São Paulo. Formada em Turismo, é pós-graduanda em Criminologia e estudante de Letras. Reside atualmente em Sorocaba/SP com o namorado e dois filhos.
Escritora de suspense e romances policiais, gêneros que se dedica a escrever, Juliete aborda em seus livros temas como psicopatia e outros transtornos que findam numa série de crimes brutais.
Autora da trilogia “O Ceifador de Anjos”, Juliete teve o seu primeiro título, “A Coleção de Fetos”, entre os finalistas do Prêmio Ecos da Literatura 2019,  primeira edição.
Seu último lançamento, o livro “Quando os Pássaros Pousam”, foi vencedor das premiações Book Brasil 2020 e Ecos da Literatura 2020, nas categorias “melhor conto” e “melhor thriller/policial”, respectivamente.
Em 2020 Juliete teve ainda seu nome indicado para o recebimento do Troféu Cecília Meireles, sendo eleita uma das Mulheres Notáveis para a 23ª edição desta premiação.
Sua publicação mais recente faz parte do livro “Te odeio, mãe! Com todo meu amor”, o conto “Nossa mãe, Maria” publicado em maio deste ano. Ainda em 2021, a autora já confirmou participação para outras duas obras, além do lançamento do livro “Segredos de origami guardados em porcelana” de coautoria do escritor Adriano Léo Araújo, previsto para outubro e do livro “Eu, abusado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário