Últimas Resenhas

Resenha: Quando a Lenda Ganha Vida

Autores: Vários
Editora: Sinna
Gênero: Literatura Nacional; Antologia; Folclore
Ano: 2019
Páginas: 142

* E-book cedido pela editora, para leitura coletiva, referente a parceria de 2019.

O folclore é parte integrante da história e da cultura de um povo. Os mitos, lendas e costumes da Europa se espalharam por todo o mundo e hoje fazem parte do nosso imaginário coletivo. Chegou então o momento de darmos ao Folclore Brasileiro o mesmo tratamento.Muito do que conhecemos sobre o nosso folclore é aquilo que aprendemos nas escolas. Mas se soubéssemos a verdade dessas histórias antigamente, criança alguma dormiria à noite e muitas delas poderiam ter sua infância destruída... Nem tudo é terror, nem tudo é fantasia. Aliás, você pode nunca ter visto, mas isto não significa que não seja real.Com toda essa riqueza que temos, a antologia Quando a Lenda Ganha Vida reúne quinze autores nacionais que voltaram seus olhos para a tradição e a cultura do nosso povo.

     Nós, quando crianças, aprendemos bastante sobre o Folclore na escola. Pelo menos era assim antes. Aos poucos, infelizmente, nossa cultura vem se perdendo, sendo esquecida e substituída pelos costumes dos outros países. Lendas como da Cuca, Saci, Boitatá e Mula Sem Cabeça vão se tornando desconhecidas pelas crianças. É nosso dever aguçar a curiosidade da nova geração e passar adiante uma cultura que vem desde nossos primeiros habitantes. Assim, "Quando a Lenda Ganha Vida" é um livro de antologia que nos trará uma nova visão sobre essas lendas e promete nos arrepiar em algumas delas, trazendo de volta todo o seu encanto de outrora.

1. Taiaçu
     Luis e Cássia moram na zona rural e sobrevivem com sua plantação de cana. Comemorando seis meses de casados, Cássia sugere ao marido que vá caçar para terem um almoço especial. Ela prepara a oferenda para o Dono da Mata, ou, Curupira, mas ele se esquece de deixar a oferenda ao encontrar a caça e acaba tendo um encontro com a besta do Mato. 

2. A Noite dos Lobisomens
     Um homem vê um jovem vizinho saindo de casa após um uivo e não desiste de encontrá-lo com vida. Porém, ao encontrar o rapaz, ele também encontra uma família de lobisomens, ansiosos, mas aparentemente, não famintos, o que acaba garantindo a sua sobrevivência, ou assim ele imaginava. 

3. Nadadeiras e Barbatanas
     Beto possui um segredo, ele é o único filho do famoso boto com uma humana. Só que ser filho de um ser "mitológico" tem um maldição: ele precisa seduzir uma moça todos os dias, ou poderá morrer. Só que ele encontra uma moça diferente, uma que o atrai e não o contrário e o mistério dela pode significar a sua liberdade.

4. O Retorno do Saci
     Estamos em um julgamento. Um homem está sendo acusado de matar um senhor e deixar o filho deste paraplégico e mudo. Em sua defesa, ele tem a chance de contar o que houve, como foi parar na propriedade da vitíma e como todos parecem tão confusos e assustados. Ele, em sua história, conta com a ajuda do famoso Saci Pererê para salvar-se, mas é de conhecimento geral que o Saci não é um ser altruísta.


5. Névoa Branca
     Após a tragédia em Santa Mariana, um grupo de arqueólogos vão ao local para estudar sobre as coisas que são encontradas com a lama. Só que eles descobrem muito mais do que objetos indígenas. Uma civilização há muito esquecida e escondida na névoa se revela, e até mesmo o que sobrevive não poderá viver muito mais tempo.

6. Harpas da Morte
     Em uma base militar onde antenas estão sendo erguidas, um ser mitológico se infiltra para tentar deter o plano daqueles homens. Porém, tudo não passa de uma grande armadilha e a descoberta disso pode causar a morte, tanto dele quanto dos demais seres que ficam escondidos nas florestas.

7. A Lenda de Teiniaguá
     É a lenda de um jesuíta que, em determinada noite de verão intenso, ao ir a uma lagoa, tem a visão de uma bela mulher com um joia vermelha em sua testa e se vê apaixonado por ela, sendo capaz de fazer tudo pela amada. Esse tudo, porém, torna-se um perigo, pois acredita-se que a jovem é, na verdade, um ser maligno.

8. Pecado
     Como surgiu a lenda da mula sem cabeça? Contam que quando uma virgem tem relações sexuais com um padre, seu destino é se tornar esse ser macabro. Mas seria apenas isso? Não é muito simples? Nessa história, o pecado real é revelado pela história de Maria, uma jovem que via em seu padre um conforto e amigo, que se apaixonou, mas que não teve carregou essa dura maldição consigo.

9. Maus Presságios
     A Lua de Sangue, como a conhecemos, é um evento que sempre atrai a atenção das pessoas. Quanto mais velha, porém, mais são as histórias que carregam dela. Porém, o grupo dessa história é jovem e está reunido para passar um tempo e aproveitar o clima mais sombrio para contarem histórias ao redor da fogueira. Porém, algumas lendas são bem vivas e podem trazer mais sangue para a noite tão esperada.

10. Paralisia
     Você já acordou no meio da noite e não conseguiu se mover? Esse evento é conhecido como paralisia do sono e normalmente volta ao poucos. Isso acontece, inclusive, durante os sonhos e Caio acredita estar sofrendo uma naquela noite. Porém tudo parecia muito real e seu gato, Vader, fugira da criatura que lhe atormentava. Porém, a noite poderia ser um pesadelo maior para a criatura do que para o atacado.

11. O Mistério do Jesuíta
     Como será que Boitatá recebeu esse nome sendo uma serpente de fogo e não um boi? Nesta história, quando um acampamento jesuita é atacado e  bandeirante é chamado para descobrir o que houve e achar o culpado por cegar com queimaduras um jesuita, esse mistério pode ser desvendado, mas não sem um pouco de aprendizado e um pouco de dor...

12. Asas de Morcego
     Nesto conto conheceremos a Guandiea, ou Cupendipe, a mulher morcego, uma das poucas sobreviventes de uma raça já extinta, mas que vive nas florestas e protege as mulheres indígenas que são pegas pelos "homens Brancos" , mas que é capaz de caçar esses mesmos homens brancos.

13. Redenção
     "Quando uma criança é desobediente, o Bicho Papão vem pega-lá" alguém já ouviu isso? Os mais velhos tinham a mania de falar isso quando seus netos ou filhos eram desobedientes e foi isso que essa mãe falou também. Porém, ela não esperava que sua filha fosse mesmo sumir naquela noite. Tal fato não apenas muda aquela mãe, trazendo devaneios perturbantes, como também a própria história... Porque quando a criança se torna desobediente, quem vem pegar é a Cuca.

14. Ossos de Ouro, Sangue de Barro
     Um rei que está prestes a falir, a lenda de uma entidade capaz de fornecer ouro e o Brasil, descobrindo o ouro e a riqueza. O rei então parte para as terras brasileiras junto com seu conselheiro ambicioso. Porém, ao retirar o ouro do lugar, eles podem herdar a maldição e a ira da entidade.

15. Morto-vivo Severino
     Severino morreu. Mas não exatamente. Ele reviveu e até se tornar um bom homem, como sua mãe desejava, ele irá reviver toda sexta-feira. Não importa como ele se mate, ele sempre volta na sexta-feira. Poderia ser uma história bonita, com um aprendizado, mas Severino não desiste e vai atrás de um grande mostro da floresta, um que, talvez, possa ajudá-lo. 


     Eu adorei reviver um pouco das lendas que cresci ouvindo e estudando. Adorei conhecer algumas novas, pois a gente nunca conhece todas, mas especialmente adorei conhecer esses novos pontos de vista. 

     Algumas histórias como "Maus Presságios", "Paralisia" e "Redenção" conseguiram arrancar alguns arrepios meus, me deixando até mesmo impressionada ao imaginar algumas cenas. Foi uma experiência ótima e enriquecedora e recomendo a todos que querem conhecer um lado mais sombrio do nosso folclore. 


Minha Avaliação


12 comentários:

  1. Que resenha linda. Tbm amei a leitura desse livro

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas considerações e adorei ler esse livro na LC parabéns. ^^

    ResponderExcluir
  3. eu adoro quando o livro fala do nosso folclore, a gente tem uma cultura tão rica, acho o cumulo as pessoas passarem batidos por livros assim!
    Amei sua resenha, todos os contos me cativaram muito, com toda certeza eu vou ler esse livro! Adorei!

    ResponderExcluir
  4. ai que livro incrivel!! nao conhecia e agora ja quero, mesmo porque amo o folclore brasileiro
    amei sua resenha e me deixou com muita vontade de ler ele

    ResponderExcluir
  5. Oiii Fernanda

    Eu também cresci ouvindo muitas desas lendas, algumas nem lembrava mais, esses dias meu filhinho chegou da escola me contand a história da mula sem cabeça, nossa, acredita que essa nem sabia? ai quando ele me contou eu ficava: sério? tem certeza que é isso mesmo? rsrs, e agora vi que a premissa é essa mesma. Que legal poder reviver tudo isso, folclore tem tantas histórias legais, ricas de cultura.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Minha mãe tem esse livro, e realmente parece ser uma leitura fantástica, que nos mostra um lado diferente e mais sombrio do nosso folclore. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Que livro mais maravilhoso! Eu amo a riqueza das nossas lendas e acho a coisa mais maravilhosa do mundo quando aprendemos um pouquinho sobre elas. Acho bacana que essa antologia dê atenção para a nossa riqueza cultural, com certeza irei ler.

    ResponderExcluir
  8. Outro li um artigo que falava sobre o nosso folclore, de como somos apresentado a ele na infância, mas na adolescência isso meio que se perde. É uma pena. Eu acho, inclusive, que é muito mal trabalhado, na maioria das escolas.
    Adorei conhecer o livro. Preciso ler mais livros com essa temática.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Algumas das lendas eu realmente me lembro de escutar dos meus avós, e outras eu lembro de ter aprendido na escola, já outras eu realmente não conheço (ao menos pelos nomes citados). Bem interessante mesmo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fer!
    Caramba, que dica maravilhosa. Eu simplesmente adorei a proposta do livro e fiquei muito curiosa com a leitura dos contos, gosto muito de histórias falando sobre folclore e espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  11. A gente cresce ouvindo tantas lendas, né? hahaha algumas por aqui eu até já ouvi também. Apesar de não saber se leria esse livro, mas gostei bastante da premissa dele :D

    beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda, tudo bem?
    Adorei a resenha e fiquei muito feliz em saber que Maus Presságios te arrancou alguns arrepios. hahahaha <3
    Muito feliz com a sua resenha e muito obrigada por ajudar a divulgar os autores e obras nacionais.

    ResponderExcluir