Últimas Resenhas

Resenha: 10 Peças de Shakespeare

Autor: E. Nesbit
Editora: Gutenberg  
Ano: 2012
Páginas: 95

Romeu e Julieta, O mercador de Veneza, Noite de reis, Hamlet, A tempestade, Rei Lear, Macbeth, Como gostais, História de inverno, Otelo: dez das mais importantes e conhecidas peças de Shakespeare são apresentadas pela autora inglesa E. Nesbit, em recontos cuja linguagem, acessível e fluente, permite a leitores de qualquer idade um primeiro contato com o universo do maior dramaturgo inglês de todos os tempos. 

Olá Corujinhas! Hoje eu venho trazer a minha leitura — da maratona de 12 meses —, de setembro. A algum tempo eu venho procrastinando na leitura desse livro que ficou guardado por um bom tempo, devido a imensidão de livros tão fantásticos quando ele que estava na minha estante:10 Peças de Shakespeare - E. Nesbit.

A autora E. Nesbit através de sua narrativa fluente dá uma nova voz as Dez Peças de Shakespeare. Todos nós sabemos o quão belo e clássico é a escrita de Shakespeare, pórem a literatura do século XVI para muitos, que estão iniciando a leitura seja um pouco complexo, além do fato de Shakespeare ter escrito roteiros — ou seja, voltado naquele momento para peças de teatro. 

E, é ai que Nesbit entra em ação, após uma tarde em que estava na biblioteca e viu que seus alunos não entendia o que estava escrito, ela resolveu reescrever a história de forma simples para que qualquer pessoa pudesse compreender.  Ela conseguiu de fato alcançar seu objetivo, em menos de duas horas conheci todos os trabalhos desse autor que a mais de 500 anos vem sendo traduzido para todo o mundo e encantando.

Bem, sendo clara tem algumas histórias de Shakespeare que claramente um sucesso maior que as outras, devido sua originalidade para época, e por isso o fizeram ficar em evidencia: Romeu e Julieta, Hamlet, Rei Lear e Macbeath.   

Acredito que Willian Shakespeare tenha ficado famoso pelo fato de que, sempre trazia para sua peça o peso da tragédia.

“Duvida da luz dos astros, de que o Sol tenha calor, duvida até da verdade, mas confia em meu amor, Hamlet.”

Abaixo um pequeno resumo das 10 Peças de Shakespeare. Um grande beijo, e ate a próxima!
  
Romeu e Julieta: O casal mais famoso da história, que morreram por detrimento de uma rincha família.

O Mercador de Veneza: O mercador que quase perdeu uma tira de carne em função de um empréstimo que fez, para um amigo, com um agiota.

Noite de Reis: E a estória de dois irmãos gêmeos — Viola e Sebastião — que só não eram confundindo devido aos trajes. Os dois em uma noite tempestuosa acabam naufragando. Viola desembarca na Ilha Ilíria, solitária ela usa roupas masculinas e começa a trabalhar casa do Duque que era apaixonado pela rainha Olivia, que possuía pavor de sua presença. Um breve resumo, é que Olivia se apaixonou por Cezario (Viola), e a moça disfarçada pelo Duque. No fim, o irmão da garota estava vivo, e quando chegou na ilha acabou se casando com a rainha sem saber o que de fato estava acontecendo. E o Duque após descobrir que o amigo era na verdade um mulher, encontrou em Viola o seu grande amor.

Hamlet: E a história do filho do rei da Dinamarca. O Rei morre, após ter sido picado por uma cobra e a sua viúva se casa com seu irmão.  Hamlet não acredita e descobre que seu tio na verdade assassinou o rei, pingando veneno em sua orelha enquanto dormia. A história de Hamlet é trágica, no final todos morrem. Ate mesmo a noiva amada de Hamlet, a qual se atribui uma das passagem mais poéticas escritas por Shakespeare, na carta enviada a noiva na estória.

A Tempestade: Fala sobre um rei que tinha um irmão invejoso que o abandonou de bote com sua filha de 3 anos ao mar, a ver deriva e assumiu o reinado. O verdadeiro rei, para sua sorte acabou desembarcando em uma ilha mágica, e como conhecedor da magia viveu por anos nessa ilha, libertando os espíritos bons aprisionados por uma bruxa. Anos se passaram e seu irmão saiu em uma expedição, e o rei fez um feitiço no qual criou uma tempestade. Seu irmão e sobrinho vararam na ilha. O garoto acabou apaixonado pela prima, e o pai foi atormentando ate se arrepender do que fez. No fim, os dois jovens se casaram e o rei voltou com eles para seu reino a qual sempre teve direito ao trono.

Rei Lear: É a história de um rei que estava muito velho e cansado para reinar e resolveu dividir o reino para suas três filhas mediante ao amor que elas lhe apresentavam ter. Com muita bajulação cada uma respondia que o amava de forma imensurável, quando na verdade não o tinha nenhuma estima. Já a terceira filha, Cordelia, não o deu uma resposta florida, mas sincera, que o amava pelo cuidado que ele teve com ela e o respeitava. A respostada que não foi ornada de belas palavras, fez o rei ficar enfurecido e a deserdar. E dividir a terça parte com as outras filhas, as mesmas, após terem o que queriam maltratam o pai e o deixaram vagando pela rua a ponto dele encontrar a loucura. Quando Cordelia – que se casou com o rei da frança que a admirava pela sua verdade – ficou sabendo, foi busca Lear e naquele momento ele soube qual filha o amava mais. Mas, como é Shakespeare, tem que ser trágico. As outras duas irmãs se uniram e atacaram o reino de Cordelia e a enforcaram, depois de tal crueldade elas se suicidaram. O rei, com a filha nos braços acabou morrendo com tal tristeza. E mais uma vez, Shakespeare mata todos os personagens. Kkkkk

Macbeath: Com certeza é a história mais nefasta de Shakespeare. Macbeath após ouvir de três bruxas uma profecia de que se tornaria rei caminhou de encontro a concretização da mesma, e com isso, após o primeiro ato, foi cruel e insano ate o fim do livro.

Como Gostais: É novamente a história de um irmão que expulsa o outro por inveja e toma o reinado. Tem uma filha que para fugir do vilão se veste como homem, e o seu amado não a reconhece, mas no fim, todos se arrependem dos seus erros e o trono e entregue para o verdadeiro rei, e o casal principal se casa.

História de inverno: Conta a estória de um rei que sentiu ciúmes de sua esposa com seu amigo, e enlouquecido com tal ideia mandou matar o Políxenes que fugiu. Logo depois jogou sua esposa, a rainha, na prisão onde ela deu a luz a uma criança, que a pedido do rei pediu para abandona-la longe do reino.

O deus Apolo mandou lhe revelar que sua esposa nunca o trairá e seu amigo era fiel, e o condenou a não ter mais nenhum filho a não ser que a bebê fosse encontrada. A rainha faleceu de tristeza quando descobriu que sua filha estava morta, mas na verdade a garota cresceu no povoado do reino de Políxenes. Resumindo: Pedita se casou com o filho de Políxenes, e descobriu quem era seu pai, e voltou para sua verdadeira família, e a rainha fingiu por duros anos que estava morta para castigar o marido. No fim, todos se casam, se perdoam e vivem felizes.

Otelo: É um homem negro após varias lutas conquista respeito, status de general e se casa com a adorável Desdêmona. Infelizmente essa é mais uma história de tragédia, onde o personagem é induzido a um terrível ciúmes que leva a morte da amada por suas próprias mãos.

Classificação
Gênero
Drama
Romance

Nenhum comentário:

Postar um comentário