Últimas Resenhas

Resenha: Enquanto Bela Dormia

Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 368

Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.


     Elise é uma jovem camponesa. Desde muito jovem enfrentou dificuldades em sua vida. Sua família, do campo, sempre trabalhou muito no campo, porém, sua mãe, uma ex-funcionária da corte, ensinou a filha a como se comportar com nobreza, a ter porte e a ler e escrever, algo fundamental naquela época.

     A vida de Elise muda completamente quando a varíola atinge sua família. Nesse momento ela descobre que aquele que a criou não é seu pai biológico e que esse foi o motivo de sua mãe ter que sair do castelo, onde antes trabalhava. Sendo uma das poucas sobreviventes da doença em sua casa, Elise parte para a casa da tia, ansiando por abrigo e uma chance de, como sua mãe, trabalhar no castelo.

"Foi naquele momento, percebo agora, que me fez iniciar o caminho fatídico para o castelo, para o rei, a rainha e Rosa, e para os poderes sinistros de Millicent."

     É lá que ela conhece o sapateiro dos mercadores e seu filho, Marcus, com quem cria uma amizade, ainda que silenciosa. Mas uma amizade que terá de ser a distância, pois ela é imediatamente aceita no castelo, especialmente pela educação que recebeu de sua mãe. Ela possui leveza, postura e sabe ler, o que é a distingue das demais. Elise ganha a honra de trabalhar na ala das damas de companhia da rainha e na própria. Futuramente, por chamar a atenção da rainha para seus modos, ela acaba como aia da própria e daí para uma amizade sincera.

"Como posso explicar em simples palavras o efeito que ela exercia em mim? Era como se o próprio ar soltasse faíscas na sua presença. Encantada com sua aura de mistério, eu me via empertigando a coluna e cuidando de minhas tarefas com um novo vigor na presença dela, inchando de orgulho toda vez que ela olhava na minha direção."

     O problema que aflige a rainha é sua dificuldade em engravidar, por isso, quando o milagre acontece, todo o reino se alegra com a chegada da herdeira do trono. Só que o rei e sua tia, Millicent, não se dão muito bem, e quando a gravidez chega ao fim e Millicent quer estar presente no momento, o rei não só a impede como acaba a expulsando do castelo e aí temos a primeira reviravolta na história.

     Millicent amaldiçoa a princesa, garantindo que um dia a vida dela será ceifada. Durante anos o reino inteiro muda para proteger a princesa. O rei caça sua tia, mas ela some como fumaça e, junto a tudo isso, uma guerra entre a família real e seus outros parentes – o irmão do rei que queria ser o herdeiro – se aproxima.

"Mas a felicidade, fugaz por natureza, muitas vezes só é saboreada depois que se afasta de nós."

     Mas é muitos anos depois, quando a princesa já está grande e Elise é muito mais do que uma aia e, sim, uma das damas de companhia da rainha, que o verdadeiro mal se aproxima. Millicent traz um mal em sua volta, muito pior do que o sobrenatural. E esse mal pode ceifar não só a vida da princesa, como de todo o reino.


     “Enquanto Bela Dormia” aborda um lado bem diferente do famoso conto da “Bela Adormecida”. Aqui temos a narração pelo ponto de vista de uma aia. Elise é uma idosa quando narra toda a história para sua neta, mas sofremos com ela enquanto parece estar passando aqui no presente.

     Um dos pontos que mais me chamou a atenção é que não há nada sobrenatural. Millicent é vista como a vilã (e pra mim ela realmente é aqui), mas ela não possui poderes, mesmo sendo vista como uma bruxa. Ao amaldiçoar a princesa, ela traz para os pais da criança o medo e essa é a pior das maldições.

"Mesmo assim, apesar dos boatos aflitos que eram nossa companhia constante, pensávamos estar seguros dentro daquele círculo majestoso de pedras brutas. Até o fim, acreditamos que o castelo nos protegeria."

     Mas a história não se concentra apenas no momento de “Bela”, que é como os pais e a própria Elise chamam a princesa, apesar de o nome dela aqui ser Rosa, a história se concentra em todo o momento. O período do sono é o período do perigo, é quando todo o mal que Millicent traz em sua volta chega ao clímax, e quando tudo muda.

"Toda grande lenda, no fundo, é uma história de perda da inocência, e talvez fosse esse o papel que eu estava destinada a desempenhar. Eu realmente ignorava as escolhas que haveria pela frente, escolhas que me elevariam a alturas nunca imaginadas, e outras que até hoje enchem meu coração de angústia."

     O início da leitura desse livro foi bem lenta, mas adorei ter feito, foi gostoso acompanhar e como fã de contos de fadas, gostei de ver toda a história por um novo ponto de vista, um que é bem mais verossímil com o período em que a história se passa, fácil de acreditar que pode ter acontecido.


Classificação:
Gêneros:
Literatura Internacional
Releitura
Romance


11 comentários:

  1. Olá,

    Meu sonho de princesa é fazer essa leitura, porque desde que lançou tenho curiosidade em conhecer, mas acabo por sempre ler outro e outro na frente e esse livro vai ficando de lado. A história dar a entender que tem um quê de sobrenatural, fiquei intrigada ao saber que não há indícios disso, o que só me faz desejar fortemente fazer essa leitura logo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei que essa obra fosse uma baita fantasia, acredita? Achei bacana quem narra, foge do comum mas ainda assim, é o esperado dentro de uma obra dessas. Eu namoro essa capa tem um tempinho mas nunca procurei pela sinopse ou pra saber se era realmente boa, obrigada pelas considerações, era o que eu precisava!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda,
    Logo que esse livro foi lançado, ele foi muito bem avaliado e eu comprei me exemplar, mas o tempo foi passando e a vontade de ler também. Eu acho a proposta desse livro - narrada pela perspectiva das aias - muito positiva, mas tenho medo desse começo lento. Estou meio que fugindo de livros assim.
    Adorei sua resenha, mas vou continuar adiando a leitura por mais um tempo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Já tinha visto este livro, mas não tinha muito conhecimento sobre o que era a história em si. Fiquei bem curiosa para ler a obra, pois parece ser uma leitura diferente e encantadora. Ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu queria muito ler esse livro logo quando ele foi lançado mais com o passar do tempo a minha vontade se perdeu mais sua resenha me deixou querendo conhecer esse lado da bela adormecida bem diferente dica anotada

    ResponderExcluir
  6. Oiii Fernanda

    Acho usper legal esses retellings que trazem pontos de vista tão diferentes como esse contado pela aia. O incio lento às vezes é necessário pra fazer o leitor entrar mesmo na história e apresentar todos os detalhes, espero que não seja cansativo pra mim. Quero ler esse livro em breve.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fernanda!
    Eu tenho esse livro, recebi de parceria da editora quando foi lançado, mas acredita que li algumas páginas, depois larguei ele por ai e nunca mais tive vontade de ler?!
    Eu não sabia que o ponto de vista do livro era de uma aia, que legal! OUtra coisa legal é saber que a 'bruxa' não é uma bruxa exatamente com poderes.... hmmm...
    Bom saber que o inicio é lento, deve ser por isso que acabei abandonando. Vou ver se consido me dedicar mais a leitura e conseguir terminar a história.
    Beijosss!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernanda!
    Eu amo demais esse livro, foi o meu primeiro contato com uma releitura e adorei isso, até procurei outras releituras e amei também hahaha
    Eu gostei de ver a sua opinião sobre o livro, eu também senti o começo um pouco mais lento e depois fiquei completamente envolvida.

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu li esse livro assim que foi lançado e estava com a animação a mil, mas confesso que quando iniciei a leitura foi decepcionante para mim, se tornou uma leitura de quase 2 meses, e terminei na marra, mas fico mais que feliz que para você tenha funcionado, é isso que importa cada um com a sua opinião referente ao livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que interessante isso da Millicent não ter poderes, mas ser a vilã já que com sua maldição planta o medo... É um livro que já me interessava e agora me interessa ainda mais, amo adaptações de contos de fadas e achei super interessante o livro ser narrado pelo ponto de vista de uma aia.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não vou negar que amo um conto de fadas! Seja ele infantil ou mais adulto, gostei de trazer todo aquele conceito mesmo de contos de fadas, envolvendo maldição, vilã e tudo mais.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir