Resenha: Passado Perdido


Autora: Rosângela R. Seixas
Editora: Amazon
Ano: 2017
Páginas: 183

* E-book cedido pela autora, referente a parceria de 2018.

    A incrível trajetória de cinco amigos que cresceram juntos em uma comunidade pequena do interior e após um acidente na adolescência têm suas vidas mudadas radicalmente. Romance, suspense e emoção em um final surpreendente. O leitor vai desvendando o mistério aos poucos à medida que eles vão se reencontrando. O passado e o presente se reúnem em uma história forte e doce ao mesmo tempo.


Sabe quando a gente começa a ler um livro, confusa com alguns acontecimentos, sem expectativas de ser arrebatado e, então, é surpreendido? Foi o que aconteceu comigo ao ler “Passado Perdido”.


O livro conta a história de cinco pessoas que foram amigos em sua adolescência, mas que se desencontraram após um trágico acontecimento. Sabemos que eles viveram em uma pequena cidade no interior de Minas Gerais, que formavam um grupo bem peculiar e que tinham como “chefe” o jovem Jeferson, mas não sabemos o que aconteceu de tão grave para que todos carreguem grandes traumas em suas vidas a ponto de mudarem seus modos de viver.

Conhecemos um a um, primeiro de forma particular e, em seguida, encaixando-se nas vidas um do outro e, conforme vamos descobrindo os mistérios que rondam o passado deles, vamos entendo melhor a história e o motivo de serem como são.

A pergunta que fica, então, é se conseguirão superar esses traumas e verdadeiramente viverem, seja com a culpa, o remorso, ou, enfim, o perdão.


Como eu disse, no início não temos nenhuma resposta, apenas uma grande quantidade de mistério que ronda cada um dos personagens. Então, quando comecei a leitura, confusa e pedida, me perguntei internamente se iria gostar desse livro a ponto de sair recomendando. Qual foi a minha surpresa ao me ver presa a ele a cada página e a cada mistério mostrado e, em seguida, desvendado.

Fiquei presa na história de tal forma que o li em um só dia. A narração flui com muita facilidade, mesmo contendo alguns desvios de pontuação, porém, poucos. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, de modo que conseguimos entender bem o que cada um sente e o motivo de chegarem até aquele ponto da história, inclusive no passado.

Há um leve romance, que não chega a ser o foco da história, mas isso é bom, porque este foco fica sendo, realmente, o “passado perdido” dessas pessoas. O romance não faz falta em meio a esse mistério e essas descobertas e terminamos o livro com um sentimento de “por que eu não li esse livro antes?”.

"Por mais que fujamos do passado, ele jamais deixará de existir dentro de cada um."

Recomendo a todas as pessoas que gostam de uma leitura rápida e que prende a gente de início ao fim. Um leitura que é composta de segredos, que são desvendados ao leitor ao mesmo tempo que aos personagens.



Classificação:

Gênero:
Literatura Nacional
Romance
Ficção
Drama



12 comentários:

  1. Obrigada Fernanda pelo carinho e pela opinião sincera‼ Amo esse blog cada vez mais…

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda, tudo bem? Eu gostei muito de ler a sua resenha, sei qual é a sensação de ser surpreendido por uma história, isso me deixa imensamente feliz. Ao final da sua resenha já estava curiosa para conhecer os traumas vivenciados por esses jovens.

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Fernanda

    Adorei a dica porque amo livros assim, que tem um mistério que prende o elitor e ao mesmo tempo nos permite ir formando nossas próprias teorias. Vou anotar na lista

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Fe!
    Achei interessante essa premissa, adoro leituras cheias de suspenses e reviravoltas e esse universo de segredos e amizade me lembrou Pretty Little Liars.
    Fiquei com vontade de conferir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Por essa capa eu não dava nadinha, acredita? Mas que bom que a leitura te surpreendeu, acredito que essa seja uma das melhores sensações do mundo, quando não esperamos nada e somos completamente pegos de surpresa com o enredo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    É tão bom quando não esperamos muito de um livro e ele nos surpreende né?
    Fico feliz de saber que, apesar do início um pouco confuso, a leitura foi envolvente e fluida. Achei o enredo interessante e sua resenha me deixou curiosa para ler. Então, vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda, tudo bem?
    Que livro mais interessante é esse, hein? Eu fiquei muito contente por que o livro conta a história de cinco pessoas que foram amigos. Fiquei intrigada para conhecer o futuro deles e gostei muito de o romance não ser o foco da história.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernanda. Eu não conhecia o livro e pela capa eu achei que não fosse me interessar por ele, mas a sua resenha está maravilhosa e fiquei curiosa com a leitura. A premissa me deixou bem intrigada e gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Sua resenha me deixou intrigada! Não conhecia o livro, mas gosto de um suspense mesmo que de leve, já deixarei a dica anotada aqui para quando surgir um tempo. Desenvolvimento é algo fundamental no livro e quando ele é bem elaborado, só torna a leitura ainda melhor, espero conferir logo o que a autora reservou para esta obra.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo certo?

    Eu adorei a premissa da obra e se a história conseguiu te prender é porque certamente tem algo de bom.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fernanda! É muito bom quando a leitura nos surpreende de forma positiva, não é? Parece conter uma história maravilhosa e viciante. Eu não conhecia essa obra, mas já fiquei curiosa para desvendar os mistérios em relação aos jovens. Dica anotada, bjss!

    ResponderExcluir
  12. tem cara de ser um livrinho bacana, gosto de leituras que possuam certo ar de mistério... anotei a sugestão e espero ler em breve...
    bjs :D

    ResponderExcluir