Últimas Resenhas

Resenha: Cartas do Passado


Warrington #1

Autora: Lucy Vargas
Editora: Charme
Ano: 2020
Páginas: 400
Gênero: Romance; Ficção; Romance de Época
Compre o físico
Compre o e-book


Recém-formada, desempregada e com a conta zerada, Luiza recebe uma proposta de emprego em um castelo medieval nos confins da Inglaterra. Sem opção, ela parte de Londres com tudo que tem.

O castelo vai virar um hotel e ela vai trabalhar justamente no museu arruinado dos Warrington. Tudo à sua volta grita abandono, até os antigos escritos do último dono do castelo chegarem às suas mãos e lhe contarem outra história.

O conde de Havenford foi um homem sofrido e solitário. Assassinado ainda jovem, seu povo foi abandonado e seu castelo, destruído.

Perdida entre o presente, o passado, a vida do conde e a sua, Luiza vai aprender que a história vai muito além dos livros.

Mas, antes que o fim seja escrito, ela vai precisar de muita coragem para salvar não apenas a vida do conde e de todos no castelo, mas a sua também.

Tenha coragem, desafie os fatos e vista as roupas da lady mais atípica que já pisou em um castelo. Prove que o amor nasce onde menos se espera e entre de cabeça nessa história.

As próximas cartas podem ser para você.


Lucy Vargas se tornou, lá em 2017, quando li pela primeira vez "O Refúgio do Marquês", a minha autora nacional de romance de época favorita. Isso porque ela tem uma narrativa rica e nos transporta para a época que escreve. E com "Cartas do Passado", ela me mostrou que esse dom é ainda mais forte do que imaginei. Escrevo essa resenha com lágrimas nos olhos e um sorriso no rosto, porque Lucy me emocionou como há muito não acontecia com um livro.

Luiza não tem nada. Ela pega seus poucos pertences e vai trabalhar em um castelo abandonado, que carrega uma triste história e se transformará em um museu. Todo o lugar passa por reforma e Luiza é responsável por digitalizar e trazer o máximo de informação sobre o último conde, que foi assassinado ainda jovem, para os futuros visitantes. Porém, com a ajuda de Marcel, um senhor que é um fã do conde, ela vai descobrir muito mais da história do pobre homem. Especialmente após encontrar suas narrativas. Ela sabe que o conde era solitário e já tinha sofrido muito e, em um ato de impulso, escreve uma carta a ele, como se realmente fosse ler

Qual a surpresa da menina ao encontrar uma resposta na mesa onde deixou seu bilhete! Por um instante ela acha que podem estar brincando com ela, então continua, mas a cada carta, algo nas narrações do conde começam a mudar e Luiza percebe que está mudando o passado. Quando, porém, o conde põe fim ao relacionamento através das cartas, Luiza já está apaixonada por ele e nota, quando ele para de narrar seus dias, que o conde também sofre. E em um ato impulsivo, novamente, ela decide que precisa o ver. Precisa o salvar. 



Luiza conseguiu o impossível. E eu me maravilhei com isso. A cada página torci para que ela realmente conseguisse salvar o conde, mudar o passado e viver esse amor que parecia tão impossível de acontecer. Ficou provado através das cartas trocadas que ela estava conseguindo mudar o passado, mudar a vida do conde, e foi impossível não desejar que isso acontecesse de uma forma geral. 

Para evitar spoilers, não vou contar muito mais do que houve, mas posso dizer que Luiza é uma protagonista fácil da gente se identificar. Ela é forte, decidida e moderna, mas ao mesmo tempo, ela é gentil e empática, nos cativando ao mesmo tempo que o faz com o conde (assim como sua língua afiada). E o que dizer do conde? Ele me encantou desde a primeira carta! Houve momentos em que eu simplesmente queria abraçá-lo e afastar todo o sofrimento que ele teve na vida. Assim como Luiza. 

Lucy conseguiu narrar tudo de forma tão verissímil, que me senti dentro da época retratada em cada momento. Era como se eu estivesse vendo e vivendo tudo aquilo junto com eles. Não consegui largar o livro até chegar no final. Chorei junto com eles em diversos momentos, ri em muitos outros mais e xinguei alguns personagens desprezíveis junto com Luiza e Jordan, o conde. E ao final dessa história maravilhosa, eu fiquei desejando mais! 

O que posso dizer do final é que ele, além de me emocionar, me deixou querendo ler mais, saber mais, seguir muito mais tempo com Luiza e essa confusão temporal que suas cartas trazem. As páginas supriram todas as necessidades da história, mas ainda assim me deixaram com vontade de mais, pois me apaixonei por cada personagem, a narrativa e a própria história. 




Um comentário:

  1. Oi Fernanda! Adicionei o livro na minha estante do Skoob por dois motivos:
    1º amo romance de época;
    2º acho muito importante a divulgação de obras nacionais.
    Tenho percebido que além de serem poucas as pessoas que leem, são menos ainda as que conhecem obras nacionais. E temos tantos talentos aqui não é?
    Adorei a dica do livro e espero me emocionar assim como você.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir