Últimas Resenhas

5 Livros para sair de uma ressaca literária

  
    Olá queridos! E vamos de mais uma lista? A famosa, dolorosa e inevitável ressaca literária, que volta e meia escolhe alguns de nós para torturar. Muito que bem, certamente, há quem encare com mais dignidade do que eu, e aceite como uma etapa comum e até mesmo necessária aos nervos, mas para aqueles, meus pares, que vêem como um terrível inconveniente, reuni aqui alguns livros que só de bater os olhos pensei: Você foi feito para uma ressaca literária.    

    Passando longe de falar que são livros 5 estrelas, obras literárias ou coisa que o valha. Nada disso! Os critérios utilizados foram, principalmente, narrativa fluida - afinal de contas, já que nossos cérebros estão em colapso, é o mínimo que podemos fazer; Personagens carismáticos, mas com um apego emocional moderado; Trama no mínimo curiosa (um mistério como plano de fundo é muito que bem vindo); Romance e humor são desejáveis. Com isso, vamosss lá! 


1- No Coração da Floresta ( Emily Murdoch)





Editora: Agir Now
Ano de Publicação: 2015
Páginas: 272
Gênero: Drama; Ficção; Young Adult;
Alerta para conteúdo sensível

    Carey, de 15 anos vive junto de sua irmã, Janessa, em um trailer, no meio de uma vasta floresta no Tennessee. O contato das duas com a sociedade é mínimo - são auto didatas, se alimentam de uma parca comida enlatada trazida pela mãe ou mesmo de objetos de caça e mais importante: Precisam ficar escondidas. É o que a mãe das meninas afirma com muita convicção, nos últimos sete anos. Então quando o homem que diz ser pai de Carey e uma assistente social aparecem no trailer clamando levá-las para “casa”, é um choque: A floresta é a única casa que Carey conhece.

    Esse livro quase não entrou na lista - não é sequer remotamente engraçado e aborda temas extremamente sensíveis, só que, ainda assim, aqui está, bem no topo. Ah, claro, a lista não está em ordem de preferência, mas imagino que os primeiros sempre levam maior atenção e No Coração da Floresta merece toda atenção do mundo. 

    Narrado por uma jovem de 15 anos que viveu (ou melhor, sobreviveu) um verdadeiro inferno na floresta, criou sua irmã mais nova e ainda assim, quando introduzida a uma “vida normal” com escola, família e amigos, tudo que sente é saudades, o livro, de forma totalmente despretensiosa, nos conta uma história linda. É tudo que ele faz: Conta a história de Carey. Não há pretensão de chocar, provar um ponto… Nada nesse sentido. E meus amigos, a história de Carey é um belíssimo caso de amor fraterno, uma convivência familiar aconchegante, o florescer da paixão juvenil e no final seu coração fraturado vai estar alguns graus mais quentinho. 




2- O Acordo ( Elle Kennedy)





Editora: Paralela
Ano de Publicação: 2016
Páginas: 360
Gênero: Ficção; Romance; Young Adult; Erótico


    Eu prometo por minha alma que esse livro foi idealizado, concebido e publicado para uma ressaca literária. Não tem explicação, dê uma olhada no skoob, quase todas as resenhas apontam isso. É incrível. 

    A trama é o maior dos clichês: Somos apresentados a Hannah, uma universitária que, em razão de uma história de abuso em sua adolescência, não tem muita facilidade em se sentir atraída por homens. Beleza, ela é muito bem resolvida em lidar com suas limitações e quando acontece de ficar afim de um cara, ela VAI ATRÁS. Quem sabe quando vai acontecer novamente, certo? Muito que bem, Hannah está afim de um carinha que sequer nota sua existência. 

    No outro lado, temos Garrent, o Capitão do time de hóquei (haha, não falei que era clichê), filho de uma lenda do esporte e tudo mais, que está indo mal em algumas matérias, e caso não vá bem na próxima prova, terá de deixar o time (vou adicionar mais um clichê aqui). Garrent, por acaso, se dá conta que Hannah é uma das melhores alunas da matéria e que para além, nutre uma paixão platônica por um conhecido. Então propõe um acordo: Me ajude a subir com as notas, eu te ajudo com o carinha. 

    Então temos essa sinopse, certo? Nada que brilhe os olhos. Estava lá tranquilamente no skoob vendo pessoas falando sobre O Acordo e avaliando - só nota 5, às vezes um 4,5 e não resisti a ver com meus próprios olhos, o porquê de avaliações tão altas (sim, o cúmulo do atrevimento) e minha gente… Young Adult que você nem sabe que está precisando. Ele te faz lembrar da razão do clichê ser um clichê, do porquê a fórmula é repetida a exaustão: É para tentar chegar aqui. O que dizer? Tem narrativa fluída e tem humor… Os personagens são adoráveis,  o casal principal é O CASAL, não tem aquelas tramas mirabolantes que insistem em ficar jogando em livros assim. É um clichê 10/10. Leiam! 


3- Quem era Ela ( J. P. Delaney)





Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2017
Páginas: 336
Gênero: Ficção; Suspense; Thriller domestico

    Esse é para atiçar as pessoas curiosas. Aquelas que vão ter dificuldade de largar um livro em razão do mistério (ele fica entre um thriller bem leve ou suspense) e a narrativa vai ser tão fluida que sua cabeça vai pensar “afinal, por que não?” Eu me lembro de ler duas vezes - primeiro, logo quando foi lançado e depois em leitura conjunta de um finado clube do livro. Éramos cerca de dez pessoas e houve quem gostou bastante, aqueles que não tanto, mas todas concordamos em algo: Que livro fácil de se ler! 

    Somos apresentados a uma casa, uma construção minimalista extremamente sofisticada que para viver ali, é necessário ser escolhido, em uma série de critérios.  É uma espécie de abrir mãos da própria privacidade e escolhas para que a casa decida o melhor para você. Isso é muito cômodo ou terrivelmente perturbador? Bom, Jane não foi capaz de resistir aos encantos da casa e surpreendentemente, obteve a permissão do excêntrico arquiteto para ser a inquilina.

    Acontece que a casa, anteriormente, foi palco de um assassinato brutal, nunca solucionado, e Jane se sente conectada a sua predecessora de forma tão profunda que começa a viver a vida dela, inclusive, encaminhando para o mesmo destino.  É difícil explicar como parece que a casa, em todos os sentidos, contribui para isso. 


4- Como Agarrar uma Herdeira (Julia Quinn)



 

Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 2017
Páginas: 304
Gênero: Romance de Época; Erótico; Ficção

    Não há menor possibilidade de fazer uma lista dessas sem um romance de época no meio, especialmente esse aqui que rouba gargalhadas, vergonha alheia, te lança em dois amores platônicos diferentes e até mesmo cria bordões! 

    Somos apresentados a melhor protagonista de todos os tempos (nada tendenciosa aqui, esse livro simplesmente me introduziu no que tem sido minha nova obsessão rsrs) Caroline, que é herdeira de uma fortuna considerável, órfã e seus tutores tem o estranho hábito de morrer assim que ela se assenta em um local - sendo um pior que o outro. Ela está a semanas de fazer 21 anos e finalmente conquistar independência, mas o homem desprezível que tendem sua guarda está disposto a tudo para casá-la com seu filho, de forma que Caroline, sabiamente, lhe dá um tiro e foge de casa. 

    Acontece que a residência está sendo vigiada por Blake, do departamento de guerra, e quando este vê Caroline se esgueirando pela noite não vê possibilidade senão a jovem ser uma espiã espanhola, vindo a capturá-la. Ela bem que poderia explicar o engano, massss… Bom, está precisando de um lugar para ficar pelas próximas semanas, certo?  E já que mal humorado Blake se viu no direito de sequestrar Caroline sem lhe dar o direito à palavra,  ela bem que pode fazer a vida dele um inferno no processo também! Meus amigos… Caroline. Como explicar a pessoa de Caroline? De um lado temos Blake, que faz o tipo turrão, cara endurecido pela vida, coração de gelo enquanto a protagonista é o mais puro dos espíritos, inocente, terrivelmente desastrada e com a personalidade capaz de desarmar qualquer um. 

    Como Agarrar uma Herdeira foi um dos primeiros livros lançados por Julia Quinn, que é conhecida por seus romances de época leves e cômicos. Quando se fala em ressaca literária, é quase certeza que se pode pegar um volume dela com os olhos fechados - mas esse aqui, na categoria “você irá rir até” rivaliza com poucos, está bem na linha de frente! E nem preciso falar do romance, que é apaixonante. 




5- Academia de Vampiros (Richelle Mead)




 
Editora: HarperCollins Brasil
Ano de Publicação: 2014
Páginas: 354
Gênero: Fantasia; Ficção; Young Adult 

    Mariana, minha filha, você está falando de ressaca literária e recomendando uma saga? Pois é, leiam o primeiro volume de Academia de Vampiros e venham cá me contar. Mas antes, claro, terminem o post. HAHA! Então voltando, dois pedidos: Não julguem o livro pela capa e por favor, não julguem o livro pelo nome. 

    Os vampiros aqui não são como os vampiros que vemos em outras sagas - fortes, imortais e apaixonados por humanos. Muito pelo contrário, no universo de fantasia criado por Richelle Mead, os vampiros são até quem bem sensíveis. Apesar de conseguirem manipular os elementos da natureza,  imortalidade não é um mal que os aflija, e de tão “fracos”, precisam de proteção de uma outra raça: Seres treinados desde a infância, uma mistura de vampiros com humanos ou com outros desses guerreiros, que são mais resistentes.   Rose, a personagem principal, é uma dessas guerreiras, dona de uma personalidade afiada, irônica até os ossos e pronta para qualquer tipo de confronto, não poderia ser mais diferente do que sua amiga e para todos os efeitos, alma gêmea, a princesa-vampira Lissa (sim, há uma monarquia). 

    Acontece que alguns anos atrás as duas se envolveram um acidente de carro - no qual toda a família de Lissa morre, e desde então, Rose e Lissa passaram a compartilhar um laço mental, dividindo pensamentos, sensações e sonhos… Mas as coisas ficaram estranhas também. Não sabendo muito bem o porquê, só sentindo o perigo a espreita, Rose pega a princesa Lissa e as duas fogem desse mundo de vampiros e partem para o meio dos humanos. O livro se inicia quando elas são capturadas de volta e reintroduzidas no ambiente em que saíram - a academia do título. E temos de descobrir: O que diabos são os poderes de Lissa, que não manifestou controle por nenhum elemento da natureza, mas consegue entrar na cabeça de Rose? Por que as duas se sentem em perigo o tempo todo? Rose irá, no fim das contas, pegar aquele cara gato que a capturou? 

    Me estendendo um pouco mais, a história é leve e intrigante em todos os sentidos, mas para além disso, os personagens são show. Rose te encanta sendo forte, engraçada, teimosa e exigente. Ela exige proteger Lissa. Enquanto Lissa é como… Um sol. Um poço de amores, não dá nem para preferir uma em detrimento da outra. Temos ainda um personagem masculino que eu acredito ser objeto de amor platônico de pelo menos 95% das pessoas que leram (Dimitri) e galera… Não há triângulos amorosos, humanos em meio de vampiros ou coisas assim. Sério, o relacionamento a se apaixonar aqui é o de Rose com Lissa. E a saga só melhora. 



    Gente, acaba que me dei conta que seria muito mais fácil arranjar livros que do contrário, tem um incrível talento de te jogar em uma ressaca literária. Provavelmente vai ser a próxima lista! haha! Mas me contem, conhecem algum? Se sim, o que acharam?





Um comentário:

  1. Estava precisando de uma lista assim...

    Atualmente estou com dificuldades de me jogar em uma leitura, estou exausta e peguei obras leves como romance e juvenis para tentar curar a ressaca.

    Beijokas da Quel ¬¬

    ResponderExcluir