Últimas Resenhas

Resenha: Agora e Para Sempre, Lara Jean


Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 304
Gênero: Literatura Internacional; Ficção; Romance

Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta.Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

O último ano chegou. Após muitos altos e baixos no ensino médio, a luta para conseguir créditos extras e ter se apaixonado completamente por Peter Kavinsky, Lara Jean está chegando ao fim de uma jornada e tem decisões importantes a fazer. Ela acredita que tudo está certo, mas será?


Lara Jean e Peter estão cada vez mais apaixonados. O plano dos dois é fazer faculdade na própria cidade, não muito longe de casa, e onde os dois poderão cursar o que gostam. Peter já ganhou uma bolsa antes do tempo e nada parece mais perfeito. Lara Jean tem certeza que irá entrar também, afinal, todos os professores e Margot dizem que ela tem as melhores notas e créditos pra isso. 

Tudo parece realmente perfeito. Seu pai irá se casar novamente e ela começa o planejamento do casamento junto com a noiva, de quem ela gosta muito. Margot vai passar o verão com eles e a família vai ter um momento único. Mas tudo desmorona quando Lara Jean recebe a notícia de que não entrou para a faculdade que queria. Ela irá ter que rever seus planos, fazer novos e, pior, ficar longe de Peter.

Suas opções, porém, começam a surgir e ela fica em dúvida: manter o relacionamento ou terminar, como a irmã fez? Peter parece tão seguro, mas ela não está, e tudo parece mostrar que o melhor é encerrar essa fase e seguir em frente. Mas ela conseguiria abrir mão do amor? 


Neste livro não há cartas sendo recebidas, nem mesmo ex namoradas que planejam roubar o namorado. O que ameaça o romance de Peter e Lara Jean é simplesmente o futuro incerto que ronda o fim do ensino médio. Quem nunca se apaixonou e ficou com medo de quando a faculdade começasse, tudo mudasse? 

No início, Lara Jean estava convencida de que ela e Peter iriam para a mesma Universidade, então não havia o que temer, além disso, ela estaria perto de sua família também. Mas quando ela recebe a notícia de que não entrou, tudo começa a desandar, inclusive o seu relacionamento com Peter. Especialmente quando as suas próximas opções de Universidades começam a aparecer. 

Lara Jean passa o que muitas adolescentes passam, a vontade de aproveitar o seu romance, de continuar apaixonada, de estar com a pessoa que ama e criar esse futuro juntos, mas ela também quer aproveitar as oportunidades que estão surgindo e tem medo de que, ao fazer isso, seu relacionamento acabe. 

E Peter? O que posso dizer é que ele comete algumas mancadas no livro, faz a gente pensar "não, Peter!", mas ele percebe isso a tempo e mostra que pode ser o namorado perfeito... se Lara Jean quiser. 

A família da Lara Jean também passa por um momento estremecido por conta dessas mudanças e pelo casamento do pai das meninas. Neste livro, o papel deles na vida da protagonista é ainda maior e com momentos que foram capazes de me emocionar

Dos três livros, posso dizer que esse conseguiu roubar o lugar de favorito. E apesar de eu ter ficado com gosto de "mais" na boca, o final não poderia ser melhor e mais real. Amei a experiência de reviver minha adolescência com os sentimentos, inseguranças e loucuras da Lara Jean, e me apaixonar pelo Peter junto com ela. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário