Últimas Resenhas

Resenha: Encontre-me ao Entardecer

Rosa Entre Margaridas #1
Autora: Lucy Vargas
Editora: Charme
Gênero: Literatura Naciona; Romance de Época
Ano: 2019
Páginas: 324

* Livro cedido pela editora, para resenha, referente a parceria de 2019

Eloisa pensou que tinha tudo: os melhores amigos e o amor de sua vida. Mas foi preciso apenas uma tarde fatídica para desiludir todos e causar uma reviravolta em seus destinos. Nada será como antes. Com tantos laços quebrados e sonhos destruídos, parece impossível lutar. Como segundo filho do duque, Eugene decide trilhar seu próprio caminho, e parte para a guerra contra a vontade do pai. Mas acaba salvando o irmão e retorna com o corpo machucado e a alma despedaçada. Para voltar a andar, terá uma nova batalha para vencer. A última coisa que deseja é se envolver nos dramas da prima de seu melhor amigo, mas isso faz sua vida tomar um novo rumo. Quando se reencontram, Eugene está decidido a trazer de volta a jovem que o salvou da amargura. Porém, Eloisa mudou muito e terá de tomar a decisão mais importante de sua vida.

     Todo mundo que me conhece aqui no blog e nos demais blogs que costumo seguir e comentar sabe que eu sou apaixonada por romance de época. Lucy Vargas foi uma autora que conheci dois anos atrás, em parceria com a Charme, e me encantou completamente com sua escrita, suas histórias e suas personagens femininas tão marcantes e fortes. É claro que me encantei com "Encontre-me ao Entardecer" assim que li a sinopse e não podia deixar de ler e trazer minhas impressões pra vocês! 

     Eloisa é uma jovem alegre e espontânea. Apesar de estar na idade para se casar, que naquela época era muito jovem, ela não deixa de estar com seus amigos de infância, sendo um deles o rapaz com quem sonha se casar. Ela se considera uma moça de sorte, afinal, encontrou um jovem que ama, que também a ama e que é, acima de tudo, o seu melhor amigo.

     Porém, seu pai, um velho barão pouco conhecido e recluso, não aprova o relacionamento da filha com o rapaz, acreditando que ela deve se afastar dele para evitar o falatório das pessoas. O problema é que Eloisa não dá ouvidos ao pai e em uma tarde fatídica, quando ela acaba indo dar um passeio às escondidas com o rapaz, a chuva os pega, assim como a família da menina. O que ela não imaginava é que depois daquele dia ela nunca mais veria Thomas, seu amor e melhor amigo, ainda que seu pai estivesse disposto a conceder sua benção àquela união.

     Nesse meio tempo, com a volta do primo da guerra, assim como o visinho deles, Eugene, com quem o primo estava trabalhando e ajudando por ele estar machucado com a guerra, Eloisa passou a frequentar a casa do duque, tentando uma amizade, que muitas vezes era negada com o jeito amargo do duque. Ainda assim, ela não desistiu. 

     Com a mudança na vida de Eloisa, porém, ela vai morar em Londres com sua tia, perdendo o contato com o duque durante vários anos. Ele, porém, não esqueceu a jovem "irritante" que alegrou e adoçou suas tardes mais doloridas e amargas e, quando recuperado, vai à Londres em busca dela. A Eloisa que ele encontra está mais madura, um pouco mais descrente no amor, mas não menos encantadora e ele não está disposto a abrir mão de cortejá-la, ele só precisará achar uma maneira de mostrar a ela que suas intenções são reais.



     Uma história com reviravoltas, com muito drama de época e um mocinho capaz de arrancar suspiros com o seu jeito determinado, definitivamente é o meu tipo de história. Desde o início, mesmo sem pensar muito que o principal dessa história era Eugene, eu já sentia que o romance de Eloisa com Thomas era errado. O rapaz tinha o costume de fazer com que Eloisa se sentisse mal por coisas bobas, como visitar o primo e o duque adoentado. 

     Eloisa me surpreendeu de diversas formas, mas o seu jeito determinado foi o que mais me impressionou. Ela tinha certeza do que queria para a sua vida e, apesar de ter fraquejado em um determinado momento, quando recuperou sua força, ela se fez ser vista e ouvida. Claro, tudo isso dentro dos padrões da época, porque se uma jovem fosse muito a frente de seu tempo, se tornava mal vista e toda a sua vida poderia ser afetada, assim como sua família.

     Eugene, no início da história, é o típico rapaz que parece ter muito idade do que realmente tem. Ele é rabugento, mal humorado e capaz de afastar muitas pessoas, mas não Eloisa. Porém, com as mudanças que a vida traz, assim como a sua recuperação, ele percebe como aqueles tempos com a jovem foram significativos e acredita que, agora, pode ser alguém digno dela. É lindo como ele usa o seu temperamento forte (teimosia) para mostrar a temerosa Eloisa o quanto seus sentimentos são sinceros. E julgo dizer que ele se apaixonou um pouco mais pela nova Eloisa do que era pela a das suas lembranças. 

     Mas assim como os personagens principais tiveram suas cenas de arrancar suspiros e risadas, alguns outros ganharam meu carinho, como a irmã mais nova de Eugene, o primo de Eloisa e, claro, o grupo de Devon, que eu já conheço dos outros livros da autora e que apareceram algumas vezes por aqui para matar um pouco da saudade que eu sentia deles. Devo dizer que isso me encantou ainda mais! 

     A escrita de Lucy, se possível, a cada livro me conquista mais. Ela consegue misturar o drama, o romance e aquela pitada de humor que torna tudo ainda melhor com tamanha maestria, que as mais de 300 páginas acabam tão rápido que terminamos já ansiando pelo próximo livro. 

Minha Avaliação




12 comentários:

  1. Ai eu adorei essa dica, já vou mandar pra minha amiga!
    Eu não consigo ler nada dessa editora, as capas ou os titulos ou não sei o que não batem comigo, não rola uma empatia. Mas mesmo assim, amei sua resenha, ficou linda!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu estou me acostumando a ler romances de época e até agora só tenho lido livros que tem me feito gostar bastante. Adorei sua dica e já anotei. bom demais quando conhecemos mais um livro do nosso gênero favorito

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, já conhecia a autora de nome, mas nunca li nada dela. Simpatizei com a Eloisa e fiquei bem curiosa para ler. Não li muitos romances de época, mas os 2 que li, gostei bastante. Ótima resenha e ótima dica de leitura.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem?
    Eu sempre fico perdida - e ao mesmo tempo curiosa - quando vejo as minhas amigas conversando sobre romances de época. Eu já li e fui fã, mas acabei perdendo o interesse e estou completamente por fora com os novos lançamentos. Não conhecia essa autora e gostei da sua resenha, deu pra sentir que vc realmente se apaixonou *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Minha experiência com romance de época não é lá essas coisas. Iniciei com Julia Quinn e li apenas esse que foi: "Uma dama fora dos padrões". Outro romance também com uma mulher forte, que parece ser a pegada da Lucy.
    Esse livro parece ser MARAVILHOSO e ver a mudança de comportamento de Eloisa deve ser ótima, vê-la ficando mais madura ao ponto de não correr mais atrás.
    Eu fiquei muito interessado, quero demais!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, eu amo romances de época e sou curiosa para ler algum da autora. Gostei de saber um pouquinho sobre a história desse pelo seu post. Já quero ver como será a vida da Eloisa e do Eugene.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu ouço falar muito bem dessa autora. Eu não conheço muito, pois não é um gênero que eu realmente goste. Mas, tenho amigas que têm blogs, ou que participam de grupos de leitura no Whats, e elas falam muito bem da escrita e das histórias da autora.
    Fiquei impressionada com sua nota ao fim da história. Sinal que tu curte mesmo o estilo da autora, e que ela entregou uma história satisfatória.
    Beijão

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei a premissa! Eu adoro duques mal humorados que no fundo são legais kakakak fiquei curiosa com o que acontece com seu melhor amigo!

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz que tenho gostado da leitura, mas eu preciso dizer que não me sentir atraída pelo enredo. Só queria pontuar que deveria ser terrível para mulheres se casar tão jovem. Ainda bem que as coisa vem mudando, mesmo que lentamente.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fernanda. Tudo bem?
    Assim como você, eu sou completamente apaixonada por romances, ainda mais se for de época. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros da Lucy Vargas, mas já vi várias resenhas super positivas sobre os seus livros. Já anotei a dica aqui, e assim que der vou lê-lo, pois esse é bem o estilo de história que gosto.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Fer, tudo bem? Eu não conhecia a Lucy até pouco tempo atras e preciso dizer que foi uma baita surpresa, que autora maravilhosa! Que escrita impecável! Eu não esperava que ela escrevesse tão bem assim e fui completamente surpreendida, ganhou uma fã;

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro e gostei muito da forma que você abordou o assunto tratado. Vou procurar uma promoção para ler.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir