Últimas Resenhas

Resenha: O Trono dos Bruxos


As Crônicas dos Karovisty #1
Autor: Wesley Mendonça
Editora: Sinna
Gênero: Literatura Naciona; Ficção, Fantasia; Mistério
Ano: 2017
Páginas: 528

* Livro cedido pela editora para resenha, referente a parceria de 2019

Não sei como este livro chegou às tuas mãos, mas, já que descobriu a verdade, a primeira coisa que precisa fazer é ficar atento ao que acontece à sua volta. Os perigos só aumentam quando tudo é revelado.
Há um mundo das sombras escondido dos olhos humanos. Os planetas do sistema solar não existem por mera coincidência. Você não é humano. Apenas não sabe que foi retirado do seu mundo natal quando era um bebê.
Grace também pensava que era humana. Como você. Mas, na adolescência, descobriu ser integrante de uma importante família de feiticeiros: os Kavoristy.
E ser uma Kavoristy significa ter que matar todos os seus familiares antes de ser morta por eles. Grace e seu irmão Davy passarão por grandes desafios na tentativa de sobreviverem ao destino que os espera, e os navulos não facilitarão para eles.

     Existe um mundo completamente diferente do que conhecemos, mas com pessoas que são muito parecidas conosco, capazes de realizar coisas inimagináveis através da magia. Essas pessoas, conhecidas como bruxos, não costumam viver na Terra, na verdade, tirar crianças do planeta para a Terra era uma das proibições do governante desse lugar. Mas Grace e seu irmão, Davy, foram essas crianças e cresceram sem saber o que realmente eram. Só que um segredo como aquele não ficava escondido por muito tempo.


     Crescendo como humanos, Grace e Davy nunca se deram muito bem, pois a menina via no irmão um caso do pai, uma traição a sua mãe, que morreu quando ela era pequena. Ou, pelo menos, era assim que ela achava. O pai, que estava sempre viajando a trabalho, deixava os filhos com a babá e pessoa de confiança dele, Lyne.

     É em um dia não muito comum, em que Grace acaba suspensa da escola e Davy também falta, que a vida dos jovens começa a mudar. Eles recebem um bilhete estranho, o melhor amigo de Davy som e a melhor amiga de Grace simplesmente não a responde mais. Decidida a descobrir o que houve, a menina vai atrás da amiga, mas acaba encontrando outra pessoa. Um jovem que diz ter o mesmo sobrenome que ela. Alguém que aparece em sua casa, diz ser seu irmão mais velho e revela quem ela é de verdade.

     Como qualquer adolescente normal faria, Grace não acredita e ainda assim vai atrás de Mariana, sua amiga, apenas para descobrir que a menina está sendo vigiada. As duas conseguem escapar, mas descobrem um parentesco: são na verdade primas. Teoricamente, inimigas naturais.

     Os Karovisty são a família real do planeta dos bruxos. Há muito, dez decretos foram feitos para garantir que o Trono fosse sempre da família e a ordem permanecesse no planeta: Apenas um membro da família Karovisty ocuparia o trono e esse ocupante seria decidido através de uma batalha entre todos os membros vivos. Quem sobrevivesse à batalha seria coroado governante.

     Enquanto o ocupante do trono não fosse decidido, os navulos, raça de combatentes que protegem o trono, são os governantes do mundo bruxo e são responsáveis por garantir que a batalha aconteça.

     Os jovens então partem em uma corrida para aprenderem a usar seus poderes e sobreviverem, mas também em encontrar uma forma de não precisarem se matar. Os laços que antes eram de raiva e rancor, transformam-se em aliança e amor, mas isso só torna tudo ainda mais difícil. E, fazer tudo com os navulos presos em seu encalço não seria nada fácil. Mas os decretos foram feitos para ajudar os Karovisty... Talvez ainda houvesse uma esperança escondida em algum lugar do mundo bruxo. Era nisso que eles apostavam.


     O livro já começa instigando a gente. Afinal, o autor diz que se temos o livro nas mãos, não somos apenas humanos... pertencemos ao mundo do Trono dos Bruxos. E quem nunca sonhou em fazer parte do livro, não é mesmo? Mas que alívio saber que não somos da família real, afinal... duelar até a morte contra a nossa família não costuma estar em nossos planos. E nem nos de Grace e Davy...

     Enquanto eu começava o livro, comecei a sentir uma grande antipatia por Grace. Ela era mimada e revoltada sem qualquer motivos. Minha vontade era entrar no livro, bater nela e sair bem calma. Algumas vezes tive que respirar fundo e seguir com a leitura, acreditando que ela iria amadurecer. Ainda bem que fiz isso!

     Conforme as coisas vão se complicando, nãos só a Grace, como o seu irmão mais novo vão amadurecendo e desenvolvendo, de forma que começamos a torcer para que nenhum Karovisty morra, mesmo que pareça impossível. Afinal, uma batalha se aproxima, certo? E ver a forma como, mesmo com tudo parecendo errado, a família se une para tentar evitar que isso aconteça, me deixou tão animada quanto as cenas deles usando os poderes.

     O autor conseguiu usar tudo o que conhecemos de magias e mundos e criou um novo mundo, conseguindo me deixar presa em suas páginas conforme a história se desenvolvia. Quando Grace e Davy começam o seu treinamento, a leitura simplesmente flui de forma a não conseguir largar o livro até o seu fim. E, não dá pra negar, a ansiedade nervosismo do que irá acontecer nunca deixa de nos acompanhar!

     Algumas coisas no livro me eram previsíveis desde o início, então não tive muitas surpresas. O romance que aconteceu, apesar de não ser o foco da história, é que achei um pouco “rápido demais”, mas até mesmo isso é explicado, então não foi algo que me incomodou muito.

     Mas o final...! A gente fica com mais dúvidas do que está por vir, pois quando vemos um “continua”, mesmo que o final pareça ótimo (ainda mais se estamos esperando uma matança que não sobre nem mesmo um vivo), ao continuar significa que nossos temores ainda são reais e eu estou ansiosa para saber como isso irá acontecer.

     Uma mistura perfeita de Harry Potter com Jogos Vorazes compõe Trono dos Bruxos: magia e batalhas que tiram nosso fôlego e trazem um mundo completamente novo!

Minha Avaliação:






12 comentários:

  1. Adorei conferir sua opinião, confesso que não conhecia o livro mas também não é meu tipo de leitura não me sinto atraia a muito tempo pelo gênero. Deixarei a dica passar desta vez então, muito obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei, confesso que tenho uma curiosidade bem grande em ler algo dessa editora, mas até agora não tive tempo sobrando pra apostar neles. Mas gostei muito dos seus comentários e fiquei com vontade de ler, vou procurar ele porque eu amo um livro de fantasia e mistério! Ahazou!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda! Pelo visto um livro sobre bruxos com uma história bem diferente do que estamos acostumados! Achei bem bacana a trama, original, ainda mais com um planeta de bruxos! Vou procurar mais resenhas a respeito, mas é muito provável que eu acabe lendo.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Eu achei o conjunto da obra bem equilibrado, porque é bem difícil colocar uma pouco de Jogos Vorazes com a magia de bruxas num livro só e como é nacional, fiquei bem curiosa para saber como Grace lidou com essas descobertas e novas responsabilidades.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fer, eu fujo um pouco desse tipo de fantasia/distopia, geralmente quem acaba resenhando é o pessoal que colabora no blog, muito porque acabo não me prendendo aos personagens e ao enredo, no entanto, fiquei curiosa por conta das comparações feitas por você, espero poder ler futuramente.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não tinha visto falar desse livro, mas gostei bastante da premissa.
    Amo livros que envolvem magias e mundos exóticos.. Vou anotar a dica, e espero ter a oportunidade de ler em breve..
    Amei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fer, tudo bem?
    Caramba, que premissa maravilhosa! Eu não conhecia o livro ainda e a tua resenha me deixou muito curiosa, eu adoro livros que já comecem na pressão e esse parece ser eletrizante desse jeito, o fato de ser um pouco previsível em alguns momentos eu acho que não me incomodaria. Fiquei mega curiosa para ler e saber mais sobre a trama.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Também gostei do autor ter incluído o leitor na trama. Foi um ótimo recurso para criar empatia com todo o universo que foi criado. Outra excelente sacada é falar também da relação conturbada entre irmãos...quem nunca achou que a irmã era um alienígena...rsrs
    Bjs, Tatiana Castro
    gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Conheço vários livros com a temática parecida, mas ainda assim eu curto ler livros deste gênero. Ainda mais por se tratar de novas descobertas e com magia ainda por cima.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia esse livro, e tem tempo que não pego um livro de fantasia e sobrenatural, adorei a sua resenha e fiquei instigada. Pois adoro esse universo de Harry Potter. Dica anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Gostei dessa de mistura de HP com Jogos Vorazes. AMO enredos que trazem fantasia, por isso dica mais que anotada, e como AMO o universo bruxo, com certeza tentarei adquirir. Adorei a resenha <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir