Últimas Resenhas

Resenha: Pequena Ajuda

Autor: Guinho Monteiro
Editora: Sinna
Gênero: Ficção; Drama; Romance; Literatura Nacional
Ano: 2017
Páginas: 272

*E-book cedido pela editora para resenha

Uma tragédia afasta Sebastian da sua famosa carreira como roteirista, levando-o a se entregar à depressão e à ansiedade. Por causa disso, ele começa a cuidar de roteiros para comerciais televisivos, recluso em seu apartamento.
Sofia, uma criança esperta e curiosa que mora no mesmo prédio que Sebastian, é abandonada pela mãe. Sem saber o que fazer, a menina de oito anos decide bater à porta do vizinho.Seria essa pequena ajuda a salvação de Sebastian?

     O livro de hoje, da nossa parceira, a Editora Sinna, estava na minha lista de desejados para ler há algum tempo, antes mesmo de o blog se tornar parceiro dela. Inclusive, tinha o e-book baixado e não conseguia encaixá-lo para ler, até esse mês ele ser uma das opções. Alguém ficou feliz? Sem dúvidas!

     Pequena Ajuda tem como foco Sebastian, mas não apenas ele, também teremos Sofia, a pequena que aparece de forma repentina no apartamento do homem e muda sua vida completamente!


     Sebastian é um roteirista que já foi famoso, mas que agora se limita a fazer comerciais para poder viver. Ele não se importa com muita coisa. Sua vida é uma constante rotina que ele nem mesmo vê acontecer. Apesar de ir no psicólogo toda semana, não parece ter nada que o tire daquela bolha de sofrimento. Até a chegada da pequena. Em uma noite, sem qualquer explicação, a menina, que já tinha sorrido para ele em outra ocasião, aparece em seu apartamento e fica, pois aparentemente sua mãe saiu e ela não sabia o que fazer. Em pouco temo o porteiro aparece, dizendo que a mãe da menina a abandonou e pediu que lhe entregasse uma carta. Com o apoio de seu psicólogo, Sebastian não só não entrega a carta, como também passa a cuidar da menina, dando-lhe atenção e carinho, que nem mesmo ele sabia que ainda tinha.

     Em meio a esse mundo de descobertas, porém, as dores de Sebastian voltam com força total, especialmente ao conhecer alguém que faz seu coração bater mais forte. E, junto a isso, é preciso lembrar que Sofia tem mãe e uma menina sempre vai perguntar por ela... em algum momento.




     Se existe uma certeza sobre Pequena Ajuda é que é um livro para deixar a gente pensando em como tratar as pessoas pode mudar o que elas sentem e o que elas podem se tornar. Sebastian sempre foi recluso depois do que houve em seu passado, mas as pessoas o tratavam como tal, sendo poucos os que realmente o viam. Isso fez com que ele se afundasse ainda mais em seu eu e não visse muito além disso. Sofia foi a primeira que o viu, ainda em um corredor, e sorriu pra ele. Tanto que quando a menina apareceu em sua porta, ele se lembrou dela e não conseguiu ir embora.

     Mas Sofia, ao meu ver, é a grande protagonista. Uma criança esperta (talvez até mais do que a idade), atenciosa e carente, que soube dar mais do que recebia e acabou recebendo mais do que esperava. Um exemplo de força e dedicação. Mesmo com saudades da mãe e sem notícias dela uma boa parte da história, ela foi capaz de, com seu jeito, tocar o coração de Sebastian e torná-lo visível outra vez.

     É muito gostoso ver o desenvolvimento das personagens até chegar ao clímax da história, onde o segredo de Sebastian é revelado e o de Sofia vem à tona. Podemos ver o quanto ambos cresceram e o quanto os segredos são capazes de machucar, muito mais do que a dura realidade. E, assim, conseguimos tirar mais lições dessa história.

     Pequena Ajuda é um livro tocante, capaz de emocionar aqueles que forem mais sensíveis e nos deleitar com uma narrativa fluída e cativante.



Minha Avaliação:





7 comentários:

  1. Achei a história bem interessante, bela resenha!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai que coisa fofa, deve ser um livro cheio de descobertas e renovações. A ingenuidade da criança com a tristeza dele, nossa, deve ser uma leitura muito gostosa. Adorei, vou anotar essa dica aqui!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Parece ser bem emocionante! Gosto dessa coisa do personagem se desenvolver ao longo da história, e de todo o envolvimento familiar. Este tipo de drama é algo que me agrada neste gênero.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu nunca tinha ouvido falar deste livro ma a verdade e que fiquei curioso para fazer a leitura!!

    Enfim, acho otimo que tenhas gostado de ler! E que as personagens se desenvolvam (e a historia faça pensar).

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de histórias que nos fazem pensar sobre nossas ações e tal. É sempre bom refletir. Gostei da trama, não conhecia a obra ainda, mas fiquei com vontade de ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Não conhecia o livro mais gosto muito de drama, e sinto que a leitura irá me ensinar algumas coisas, acredito que é aquele tipo de obra que nos emociona muito, gostei bastante da premissa, beijos!

    ResponderExcluir
  7. O titulo da historia e a capa por algum motivo me tocaram, mesmo a sinopse parecer ser tratar de uma historia que não pertence a um gênero que me agrada tanto atualmente. Infelizmente não sei se estou com psicologico para embarcar em dramas pesados kkkkk mas quem sabe eu adquira o e-book, e em uma tarde de café quente eu o leia.

    ResponderExcluir