Últimas Resenhas

Resenha: Os Paradigmas de Amy


Autora: Alexia Road
Editora: Pandorga
Ano: 2017
Páginas: 98

Uma mulher dentre milhares.Uma mulher que não foi a primeira nem será a última.Uma mulher que faz parte de uma porcentagem assustadora.Amy Bennet vive em uma cidade parada no tempo, onde os homens são postos em um pedestal. Aos 18 anos, ela se casou com o herdeiro mais poderoso da cidade, Mark. E, com essa convivência, ela descobriu o melhor e o pior lado do amor.Amy está condenada a momentos de dor, sofrimento e angustia. E é obrigada a mostrar para a sociedade que tudo está perfeito, quando, na verdade, seu maior desejo há anos é ser livre.
Ela não tem para onde correr, o que fazer e mal sabe o que sentir.
Essa história nada mais é do que sobre uma mulher e o quanto ela se descobriu ao perceber a força que tinha guardada dentro de si mesma.


     Os Paradigmas de Amy é o livro do mês do meu Desafio 12 Meses Literários (que segue firme e forte). Comprei esse livro na Bienal do Livro do Rio, em 2017. A autora estava no estande e a conheci após ler a sinopse e escolher o livro. Foi uma experiência ótima e a Alexia é tão amor que, agora, depois de ler o livro, me pergunto como ela imaginou algo tão intenso.

     Amy é uma mulher que se casou muito jovem por pura pressão da família. Todos estavam falidos e, como a jovem tinha começado um relacionamento com um grande e poderoso herdeiro da pequena cidade, viram naquela união a chance de se reerguerem. E foi o que aconteceu. Só que ela acabou se casando com um homem possessivo e machista.

"Despedaçada, era assim que me sentia. Dilacerada para todo o sempre e, mesmo que o tempo passasse, achava que vagaria com essa dor pela eternidade; sendo usada, abusada e humilhada." 

     Após ter seu filho, Amy vivia apenas por ele e foi com esse pequeno menino que ela aprendeu o real significado do amor e da força. Quando o marido perde o controle e ameaça, inclusive, o filho, Amy vira a leoa que nem ela sabia ser. E ali começa a sua mudança de vida. Podemos acompanhar os altos e baixos dessa mudança e as emoções são bem fortes.


     Uma coisa que eu realmente não esperava eram os detalhes que a história tem. Por ser um livro bem curtinho, não esperava que tantas coisas que Amy passa até finalmente se ver livre de tanta coisa ruim. Mas a autora detalha, em momento algum romantizando, muito pelo contrário. A realidade dá um peso muito interessante e necessário para a narração.

     Sim, há romance no meio da história, quando Amy começa a viver, a redescobrir suas vontades, desejos e até novas formas de se relacionar, mas, apesar de repentino, é algo bem natural, impossível não torcer para acontecer. 

     Outra coisa que eu gostei muito foi ver a participação ativa do filho da Amy. Ele é tão fofo e trás tanta pureza que, quando ele aparece com raiva e trazendo tantas verdades doloridas à tona, surpreende e nos faz refletir da mesma forma que acontece com a protagonista. Acredito que ele foi, realmente, o pontapé que ela precisava para acordar e liberar a força que já tinha dentro de si.

"Ser agredida, humilhada ou ridicularizada nunca, jamais, pode ser a realidade de uma pessoa. A liberdade é um direito de todos os seres humanos. Não importa a sua aparência, sua classe social, idade..." 

     Amy é como muitas mulheres. Nesse livro vemos essa realidade bem na nossa cara, em cada cena que imaginamos e percebemos que não podemos julgar, pois nunca sabemos o que essas pessoas sentem. Amy aqui conseguiu se ver livre, mas quantas não conseguem? Ao ler a história percebemos que ela podia ser uma que, ao tentar se libertar, poderia ter sido impedida (e não por falta de tentativa).

"Nunca é fraco aquele que acredita em milagres, não falo dos grandes, mas sim aqueles que consideramos pequenos, os de cada dia." 

     Uma leitura rápida, mas bem intensa. Mas cada página vale muito a pena, especialmente quando ela encontra o que precisava dentro de si e volta a viver para si, a ser feliz. Uma mensagem de superação e força, que deve ser lida e compartilhada.



Classificação:

Gênero:
Literatura Nacional
Romance
Drama



9 comentários:

  1. Que resenha! Amei demais a sua opinião, fiquei emocionada! Obrigada por conhecer a história da Amy! Espero que mais pessoas a conheçam e ano que vem estarei novamente na bienal, adoraria reencontrá-la! Beijos 😘

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer!
    Quanto tempo não leio uma resenha sua.
    Em um primeiro momento pensei em se tratar de mais um daqueles livros que traz uma personagem que sofre com os abusos de um cara e no final volta pra ele, eu sinceramente detesto esse tipo de romantização e que bom que li sua resenha até o final, pois gostei bastante de como a autora conduziu e mostrou a força da personagem para superar seus dramas.
    Uma leitura que certamente mexerá com muitos leitores. Vai entrar pra lista.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda.
    Eu não conhecia o livro e achei a sua dica muito lega. fico com receio em alguns pontos, mas acho que só lendo para entender melhor. Eu gostei de saber que a protagonista é assim tão forte e que ela protege o filho dessa maneira. Achei a capa muito bonita e a premissa bem interessante, espero poder ler para tirar minhas próprias conclusões e, claro, espero que eu goste tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  4. Só de ler a sinopse da obra eu fiquei um pouco agoniada, uma pena saber que esse tipo de coisa ainda acontece com tanta frequencia, infelizmente. Eu nunca havia visto uma resenha sobre esse livro mas senti um desejo enorme de saber mais sobre a realidade de Amy.

    ResponderExcluir
  5. Olá, parece que essa autora fez um ótimo trabalho ao contar essa história intensa e real em poucas páginas. Sua resenha ficou ótima e estou até cogitando ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Este tipo de história meio que está sendo comum em muitos livros hoje em dia, e sinceramente já li alguns e eu meio que enjoei do tema. Mesmo assim a Amy parece ser uma boa personagem.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda, eu não conhecia esse livro e nem a autora, mas pelos seus comentários o enredo parece esta bem trabalhado mostrando toda essa superação da protagonista *-* Fiquei curiosa para lê-lo e espero ter a chance em breve.

    ResponderExcluir
  8. Que legal quando um autor consegue passar sua mensagem mesmo o livro sendo curto. Ainda mais quando temos personagens reais, como parece o caso.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Olha, sinceramente eu adorei a premissa, a forma como a autora debate sobre uma assunto tão delicado e atual, que passa por gerações e gerações (acontecimentos assim). Me parece ser uma obra que nos faz refletir e torcer para que tudo dê certo para a personagem principal, adicionei esta resenha aos 'favoritos', sério mesmo.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir