Últimas Resenhas

Resenha: Mentiras e Traições


Título: Mentiras e Traições
Autora: Ana Cláudia Esquiávo
Editora:  Independente/Wattpad
Ano: 2017
Páginas: 250

Fabiana se envolveu em uma perigosa investigação, porém agora não há mais caminho para o retorno, mesmo que isso tenha um efeito explosivo sobre sua família. Ela é uma talentosa e respeitada chef de cozinha, que ao perder o pai de forma trágica, é obrigada a assumir o império construído por ele. Porém, quando sofre um atentado, descobre que nem todas as pessoas que a cercam são confiáveis, deparando-se com uma intrigante conspiração. Cabe a ex-chef decidir se irá recuar ou se irá fazer justiça pela morte de seu pai e dar um basta na corrupção dentro da empresa de sua família, mesmo que isso possa custar a sua própria vida.


Mentiras e Traições é mais um romance policial escrito pela autora Ana Cláudia Esquiávo, de quem já li outros dois livros, Vidas Roubadas e O Preço de uma escolha, ainda no Wattpad. 

Assim como em seus trabalhos anteriores, a autora explora a relação familiar, evidenciando suas particularidades em um cenário conflituoso. No enredo de Traições e Mentiras, somos apresentados a tradicional família Piaggente.

Giovani é um bem sucedido empresário que alavancou o pequeno negócio de seu pai. Sua empresa, que leva o sobrenome da família, é conhecida pela qualidade de seus sucos naturais, distribuídos no Brasil e no exterior. Casado com Teresa, tem três filhos, Marcelo, Fábio e Fabiana, e consequentemente, uma grande preocupação: qual deles indicar para a presidência da Piaggente após sua aposentadoria, quando nenhum deles, aos olhos de Giovani, possui capacidade ou inclinação para a função. 

De um lado, temos Marcelo, a quem Giovani julga um irresponsável, é dedicado à sua própria construtora, já que se formou em Engenharia Civil; do outro, temos Fábio, diretor financeiro da empresa e o principal aspirante à presidência da Piaggente, mas cuja ambição e falta de escrúpulos é notória para seu pai e a todos que o cercam; por fim, temos Fabiana, uma chef de cozinha renomada, que trabalha em seu próprio restaurante, o Mar Carioca, além de dar aulas de gastronomia. A filha é, para Giovani, a melhor opção para assumir a presidência da empresa, por isso lamenta a sua paixão pela cozinha e o seu desinteresse pela empresa. 

Marcelo e Fabiana possuem um lindo vínculo de amizade e confiança, o oposto do que ambos conseguem ter com o ambicioso Fábio, o filho protegido de Teresa, que parece ignorar o mau caráter do rapaz, e por isso, acaba por se desentender com frequência com o marido e seus outros dois filhos. 

Enquanto Giovani pressente o perigo rondar não somente sua empresa, como sua vida, Fabiana precisa lidar com a aparição de Douglas, um namorado antigo que em muito a magoou no passado, além disso, se dedica aos cuidados de Clara, sua filha de doze anos, que anseia por descobrir a identidade do pai biológico, o que a mãe insiste em esconder. Para a gestão do Mar Carioca, Fabiana conta com o apoio de seu namorado Pablo, responsável por toda parte burocrática, além disso, tem a seu lado seu sub-chefe Antônio, que devota a sua patroa, os sentimentos de um pai cuidadoso. 

Marcelo comemora a conquista de um novo empreendimento para sua construtora, enquanto Fábio se envolve cada vez mais com as ações fraudulentas da Ares, uma organização criminosa que o apoiou em seus interesses, e que agora cobra o pagamento dos favores prestados. 

Já no início da trama, Ana Cláudia nos conduz a criar teorias e a suspeitar não de um ou dois personagens, mas de vários, de forma que ninguém parece ser realmente confiável. 

A única certeza que temos, é que Giovani irá morrer, ou melhor, que ele será assassinado. Resta descobrir por quem! 

A morte de Giovani não demora para acontecer, arrasando com toda a sua família, que não contava com a desagradável surpresa que tiveram durante a leitura do testamento: a presidência da Piaggent estava a cargo de Fabiana, que mesmo nunca tendo almejado aquela posição, e a contragosto da Teresa e de Fábio, mas com o apoio de Marcelo e demais acionistas da empresa, aceitou cumprir a última vontade do seu pai, ao menos pelo período especificado: o mínimo de três anos. 

Fabiana, seja pelas desconfianças que Marcelo dividira com ela, assim como pelo comportamento estranho do pai antes de morrer e a inesperada surpresa na leitura do testamento, sabia que havia algo errado acontecendo na empresa, e não importava o que fosse, estava disposta a descobrir. Seu melhor palpite era que Fábio estivesse envolvido. Mas até que ponto? E o que estava de fato acontecendo dentro das paredes da Piaggente? 

Mentiras e traições é o que aguarda a pobre Fabiana, que antes que se desse conta, se vê cercada por pessoas em quem não pode confiar. Segredos do passado de Giovani são aos poucos revelados, assim como os mistérios que cercam os membros da família Piaggente. 

Sem que possa fazer nada para evitar, pessoas são cruelmente assassinadas, como uma queima de arquivos, na tentativa de frear as investigações de Fabiana, que por mais amedrontada que esteja, não se permite recuar. Decidida a fazer justiça pela morte de seu pai, e acabar com a corrupção existente dentro da sua empresa, assim como fazer o irmão Fábio e os demais envolvidos a pagarem por seus crimes, a ex chef, mesmo correndo perigo, segue em busca da verdade até que... 

Um terrível atentado contra sua vida acaba por deixá-la paraplégica, entravada numa cadeira de rodas com esperanças mínimas de um dia poder voltar a andar. 

É aí que a autora nos surpreende ainda mais com a garra de Fabiana, que se mostra uma mulher forte e determinada, que mesmo com novas limitações, com as quais dolorosamente aprende a lidar, se nega mais uma vez a recuar... 

Fabiana, que agora tem ao seu lado pessoas com quem não imaginava antes poder contar, enfrenta de forma ímpar sua nova condição - de deficiente física -, e mesmo com medo das consequências que suas investigações podem trazer para ela e aos que ama, ela persiste em seus objetivos, pois sabe que punir os criminosos é a única forma de livrar definitivamente a sua família. 

Agora, para evitarmos mais spoilers, não falarei mais sobre suas investigações nem das traições e mentiras que a cercam, deixarei que você mesmo se envolva na trama e as descubra uma a uma! 

No entanto, vou salientar o que mais me chamou atenção neste trabalho da autora: o quão bem ela desenvolveu sua protagonista Fabiana, que diferentemente de outros, com os quais estamos acostumados, que sobrevivem a perigos inusitados, saindo sempre ilesos no final, além de se mostrarem sempre fortes, resistentes a tudo e a todos, a Fabiana, não! 

A protagonista de Mentiras e Traições, ao longo da narrativa, enfrenta os obstáculos mesmo carregada de dúvidas e medo. E quando acaba numa cadeira de rodas, o seu desespero é palpável, já que toda a vida fora capaz de se virar sozinha e andar com as próprias pernas. Somos então convidados a adentrar num mundo cheio de dificuldades para se executar atividades simples, dada dificuldade de locomoção. 

A cozinha que sempre fora sua paixão se revela, nessa nova fase, um ambiente perigoso, do qual a ex chef já não tem controle. A cadeira de rodas, quando não ocupada por ela, é levada a tiracolo por aqueles que a ajudam, enquanto ela mesma precisa ser carregada no colo. Embora nada mais seja como antes, Fabiana defende o seu direito de ter uma vida normal, deixando claro a todos que a rodeiam que um deficiente não é um incapaz, independentemente de suas limitações. 


Fabiana reaprende, aos poucos, a superar suas limitações físicas, com muita luta, com muita garra, mas também derramando muitas lágrimas... Tal qual é na vida real!


Classificação

Gênero
Policial





Por Juliete Vasconcelos,
autora da trilogia policial O Ceifador de Anjos


2 comentários: