Últimas Resenhas

Resenha: Visões Noturnas

Autora: Day Fernandes
Editora: Independente
Ano: 2017
Páginas: 27

* E-book cedido pela autora, referente a parceria de 2018.

"Quando se é marcado pelo Mal, você deixa de temer a morte. Estar vivo é mais aterrorizante."Basta que o sol se ponha para que Melissa Garcia sinta seus ossos tremerem. A garota de apenas dezessete anos acabou de enterrar os pais e sair de uma temporada em um hospital psiquiátrico, mas não importa onde ela vá, Ele sempre a encontra. Noite após noite.
Contudo, após Melissa encontrar a carta de um desconhecido e descobrir uma forma de enfrentar o demônio que a persegue desde a infância, dá-se início a um jogo perigoso. As apostas são altas, as chances são poucas. O Pesadelo não desistirá de possuir sua alma.
Mais feroz. Mais perigoso. Mais demoníaco.
Não há como escapar.
Ele virá.

            Estou para ler esse livro desde o momento que o tive em minha biblioteca, e até mesmo tentei começar em um determinado momento: à noite. Porém, qual foi minha surpresa em notar que eu não conseguiria. Gosto de um terror, mas sou muito medrosa, então não fui capaz de me arriscar em ler no ambiente em que se passava a história.


            Melissa é uma jovem que desde a infância é aterrorizada por visões noturnas de um ser sombrio, que além de apavorá-la, também parece querer consumir sua alma, pouco a pouco, até ter a força de tomá-la para si de vez. Quando os pais da jovem vêm a falecer, ela decide ir para um hospital psiquiátrico e tratar o que acha serem alucinações.

"Pesadelo é como eu o chamo. O Mal que habita a noite. O sugador de almas. A besta das trevas." 

            Mas não é isso que acontece. Melissa é aterrorizada até mesmo lá e, com um diagnóstico que não a classifica perigosa, ela logo é liberada do local. Não antes, porém, de encontrar um manual de instruções de como sobreviver a esse mal.

            O manual, porém, parece deixar o Pesadelo, como ela chama esse ser, cada vez mais enraivecido. Melissa precisará encontrar uma forma de sobreviver e se livrar de um terror antigo, que agora, com raiva, parece ter encontrado a força que faltava para lhe tomar para sempre.


            Comecei esse conto achando que ele seria algo próximo do suspense e nem me preocupei na hora. Sou uma pessoa medrosa e sempre, sempre mesmo, tive receio do escuro, apesar de só conseguir dormir quando está tudo um breu (vai entender!). Quando comecei a ler Visões Noturnas eram quase duas da manhã e sabemos que a essa hora, qualquer barulho mínimo vira algo enorme. Agora pense nisso quando a história está descrevendo essas situações como algo sobrenatural?

            Acho que o maior trunfo da autora foi justamente pegar essas situações que todo mundo já passou e colocar na história. Mexer com nosso psicológico é a melhor forma de nos fazer aprofundar na trama e nos colocarmos no lugar da personagem. Posso dizer que eu fiquei exatamente nesse lugar.

"Só é preciso fechar os olhos... O Pesadelo toma nossa consciência e a comanda com seus jogos torturantes. Você sabe quando Ele está lá. O terror é gritante. Seus pelos se arrepiam, mas seus olhos não são capazes de se abrir. Ele está no controle." 

            O final é de arrepiar. Tudo o que tinha sido psicológico se tonar real e podemos ver quem é esse Pesadelo de Melissa, de modo que o imaginamos tão bem, que até mesmo sua aura opressiva eu pude sentir enquanto li.


            Um conto de leitura rápida e ágil, muito bem narrada e capaz de prender o leitor do início ao fim, até mesmo arrancando alguns arrepios e olhadelas para o lado da cama pelo canto dos olhos, para aqueles que, como eu, tem um pouco de medo “a mais”.



Classificação:

Gênero:
Literatura Nacional
Conto
Terror



19 comentários:

  1. Uaaaau, essa resenha ficou incrível! Me abraçaaaa, lindonaaa! E olha eu tbm não sou fã de escuro não, suei litros pra conseguir escrever esse conto kkkkkkkkkk. Mas depois de ler uma resenha tão positiva quanto essa, sei que valeu a pena! Obrigada pelo carinho, minha parceira linda!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê, fiquei super intrigada em ler esse conto, gostei muito de sua resenha e sem dúvida também ficaria morrendo de medo de ler. O problema dos e-books é que não tenho kindle e por enquanto ler no computador ou celular é uma tortora. Vou esperar ganhar o meu de presente, para poder ler. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê, eu li este conto. Eu costumo ler a noite e levei umas 4 noites para ler, de tanto medo que eu senti, e olha que gosto de terror. Na primeira noite, alguma coisa caiu no chão do quarto enquanto eu lia, parei na hora e fui dormir, tive pesadelos horríveis. Na segunda noite, nada caiu, mas li só um pouco e tive pesadelos de novo, o restante da leitura foi mais tranquilo. Eu não entendi muito bem, então após terminar, li todo ele de novo, mas aí, de uma vez só. Eu gostei muito, gosto de histórias que me causam sensações. Adorei a escrita da autora, li "Sob a minha pele" que me identifiquei muito e agora, vou conhecer a escritora na Bienal, estou morrendo de ansiedade.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe, tudo bem?
    UAU que história. Quando li a Sinopse pensei que abordaria de fato sobre algum transtorno psicológico (e isso me interessa bastante), mas agora fiquei com vontade de ler para saber como ela lidou com isso..

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Eu sou exatamente como você, medrosa pra caramba! Se eu realizasse essa leitura iria passar dias sem dormir, é muito fácil mexer com o meu psicológico e me deixar amedrontada, sendo assim, vou reservar essa leitura para quando estiver mais ok com a minha mente.

    ResponderExcluir
  6. Olá Fe!
    Hahaha
    Adorei suas considerações sobre o momento que realizou a leitura. Sou muito de ler de madrugada, mas confesso que certos assuntos realmente mexem com nosso imaginário.
    A capa desse ebook está linda e fiquei com vontade de apostar justamente por ter esse final eletrizante.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o conto, e mesmo que fosse mais terror, não teria problema, visto que não sou medrosa como você. pelo menos não em relação a leitura...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse conto, mas fiquei muito contente por você ter feito essa resenha, pois adoro livros com suspense e fiquei muito contente por saber que o final desse conto te agradou.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fernanda. Eu não sou muito de ler terror, mas tenho tido cada vez mais vontade e, felizmente, os livros que tenho lido foram ótimos e isso me anima cada vez mais para ler o gênero. Esse eu não conhecia e fiquei bem curiosa para realizar a leitura também. Parece ser uma obra que me agradaria e também me parece ser uma leitura bem rápida.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia esse conto mas agora já fiquei curiosa para ler ele e descobrir se a personagem conseguirá ou não se livrar do que lhe atormenta.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fernanda! O legal de ser um conto é que mesmo uma história relativamente curta pode ser assustadora! Adorei conhecer a trama!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Fe, Deus me livre de ler esse livro, se você que gosta de terror não conseguiu lê-lo a noite, imagine eu. Bom, é certo que não lerei em momento algum. Motivo? Medrosa assumida e de carteirinha. Hahaha

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  13. ' Gosto de um terror, mas sou muito medrosa' eu também. 'e sabemos que a essa hora, qualquer barulho mínimo vira algo enorme. ' sim, verdade. sinto você me descrevendo hahahahahaha Amo ler contos e acho que esse é uma ótima para mim.
    Geralmente leio contos antes de dormir.

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu não gosto de terror, mais gosto muito de suspense e fiquei levemente curiosa com esse conto dica anotada

    ResponderExcluir
  15. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Como você sou muito medrosa e nunca leria um livro de terror no horário que você escolheu, risos...Agora eu gosto muito de tramas psicológicas, acho fascinante, por isso fiquei tão interessada. Eu não tenho o costume de ler contos, mas vou anotar a dica. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Li poucos contos de terror curtinhos e geralmente eles são bem assustadores mesmo. Este parece seguir a linha destes que temos medo até de olhar pra trás.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Não conhecia o conto, mas assim como você sou medrosa com tudo HAHAHAHAHAHAH Não sei se seria algo que arriscaria no momento, apesar de ser pequeno e ser ótimo para iniciar no gênero, pois realmente não é o momento. Que bom que ele te agradou e é de arrepiar no bom sentido. Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, realmente parece aterrorizante este conto.. gostei muito da premissa e fiquei feliz que o final foi surpreendente ♡ acho isso muito importante principalmente em livros com temática de terror!
    Gostei muito da sua resenha e com certeza vou procurar para ler este conto!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  19. Oi Fernanda!
    Você se define medrosa, e ainda assim conseguiu ler esse livro?
    Já sei que o meu medo vai muito mais além, porque só ao ler a resenha, já tenho certeza que não conseguiria realizar a leitura. haha
    Dessa vez deixarei passar a dica.
    Beijo
    Mercia
    Amante dos Livros

    ResponderExcluir