Últimas Resenhas

Resenha: A Poção Secreta


- Diário de uma Garota Alquimista (livro 1)
Autora: Amy Alward
Editora: Jangada
Ano: 2017
Páginas: 368

* Obra cedida pela editora, no formato de livro físico, para resenha referente a parceria de 2018.

    A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa? [SKOOB]

    A vida não é fácil para ninguém... nem mesmo a princesa Evelyn, do Reino de Nova, está  a salvo de ter uma vida tranquila, e sendo pressionada a escolher um marido, com quem dividirá seu reinado, toma uma atitude desesperada, a qual colocará todo o reino em perigo.

    Com a princesa totalmente fora de si, a merce de seus poderes, o rei convoca seus melhores alquimistas e coletores para uma Caçada Selvagem, na qual todos devem buscar os ingredientes corretos para o preparo de uma poção que cure a princesa dos efeitos e encantamentos causado pela ingestão de uma poção do amor, preparada por ela mesma.


    E é em meio a esse turbilhão que vamos conhecendo um pouco mais sobre Samantha Kemi, uma garota sem nenhum talento mágico, pertencente a uma família tradicional de alquimistas, a qual possui uma habilidade fora do comum para o preparo de poções.
     Mesmo com a fama de sua família no ramo da alquimia, a situação de Sam não é das melhores, pois com o surgimento dos sintéticos e novas fórmulas, muitas pessoas deixaram de procurar os serviços dos Kemi, até mesmo a família real, a qual eles serviram durante anos, já não dão tanta importância para o preparo clássico de poções a base de ervas e ingredientes naturais, dificultando assim sua permanência no ramo.

    Sam vê uma oportunidade de reerguer o nome da família com a confusão causada pela princesa, após a mesma beber uma poção do amor e se apaixonar pelo seu reflexo no espelho.
    E é ai que embarcamos junto com Samanta, seus amigos, concorrentes e malfeitores, em uma busca frenética por ingredientes misteriosos, repleta de aventuras em meio a unicórnios, sereias e abomináveis, florestas com plantas exóticas e montanhas contendo muitos perigos.

    Será que nossa jovem aspirante a alquimista conseguirá todos os ingredientes para o preparo adequado de uma das poções mais raras e proibidas do reino? Embarque nessa aventura você também e vem comigo conhecer um pouco mais sobre a obra!

Uma pitada de magia, duas pitadas de perigo...E o que mais será preciso para encontrar o antídoto do amor?


    Já fazia tempo que eu não lia um livro tão amorzinho...sabe aquela leitura leve e despretensiosa, que você pega para se livrar de qualquer crise ou ressaca literária, mas que te prende de tal forma que você mal consegue explicar e quando vê, já foi..."volta aqui que eu quero mais!"
    Bom, dessa tristeza eu não vou sofrer, pois temos mais 2 livros da série já lançados, os quais eu estou doida para conferir...Sério, porque eu sou dessas loucas, que fica na angustia só de pensar em começar uma obra e se deparar com uma trilogia ou série, sem saber quando os próximos serão lançados. 

    Mas me diga, como não se apaixonar por essa obra? Dos elementos que me encantam e despertam meu interesse, só faltou o terror (kkkkk). O livro é muito bem construído, a narrativa da autora é fluida e envolvente, os personagens são cativantes, até mesmo os antagonistas, sejam eles do núcleo "chato" ou mal caráter, instigam o leitor a se envolver na aventura, você é sugado para dentro do livro de qualquer maneira.

    E o que mais me encantou nessa aventura fantástica, foi a forma da autora criar um universo mágico, com seres misticos, míticos e enigmáticos, personagens com poderes especiais ou sem talento algum, vilões interessantes e você não se lembrar, em momento nenhum, da leitura do clássico bruxinho de J.K. Rowling. Sim, muita gente, ao observar o enredo e suas características, logo pensaria em Harry Potter e como que tudo envolvendo fantasia se remete a ele nos dias atuais, mas não...as aventuras de Sam são únicas e a forma como são contadas se difere de qualquer outra que já tive a oportunidade de ler.

    Samantha é uma personagem incrível, o modo como ela lida com as situações, sua mente sempre trabalhando, buscando informações e conhecimentos que anos de estudos no preparo de poções com seu avô e mestre alquimista lhe forneceram, mostra como ela pode crescer durante essa série...a menina é uma enciclopédia ambulante, guarda na memória (e em seu diário) as muitas funções que determinado ingrediente pode ter ao ser adicionado em uma mistura mágica...ela é incrível (me identifiquei muito com ela, minha atual personagem preferida).


    A diagramação dessa obra é muito amor envolvido...a capa é super fofa, sério! Eu estou enfeitiçada até agora. Não que seja algo de outro mundo fugindo de todos os padrões, não, pelo contrário, ela mostra a essência da obra e é bem óbvia, o que me encantou foi a escolha das cores que a compõe...seu fosse para comprar, certamente esse seria um daqueles livros que eu compraria sem ao menos ler a sinopse, somente pela capa...mas é claro que o enredo, que muito me agrada, faria com que a aquisição fosse realizada com sucesso!

    O tamanho e escolha da fonte também fazem toda a diferença, pois torna a leitura muito confortável e rápida (além da narrativa incrível de 
Alward, é claro). Difícil falar mal, pois se tem uma coisa que amo na editora é justamente essa constância nas fontes utilizadas, dificilmente a leitura torna-se cansativa...ponto pra eles

    A única coisa a se considerar foram alguns erros presentes na edição, repetição de palavras em sequência (como, por exemplo, "a garota correu de de encontro...") e outras descontextualizadas, mas nada alarmante, seria mais uma questão de pente fino na revisão.


    Eu poderia passar o dia aqui escrevendo sobre essa obra, e o mais engraçado é que geralmente quando gosto muito de um livro, eu não consigo expressar meus reais sentimentos...pois, ma maioria das vezes, não encontro palavras que revelem o que senti ao ler a obra. Eu tenho esse bloqueio com algo que me agrada muito, mas nesse caso, foi justamente ao contrário...gostei muito da obra e poderia ficar falando sobre ela durante horas...

    ...mas fiquem tranquilos, não vou prolongar mais essa resenha (que já ficou bem extensa), pois não quero correr o risco de soltar algum spoiler. 
    Só peço a você, seja lá qual for a sua idade (isso pouco importa, olha eu aqui...amanhã comemorando mais um "inverno", 31 aninhos e ainda lendo obras juvenis), que leia e posteriormente indique esse livro para um amigo...o que é bom deve ser compartilhado!


Classificação

Gênero
Fantasia
Ficção
Jovem adulto
Literatura Estrangeira
Romance

5 comentários:

  1. Oi, Raquel!
    Eu li esse livro o mês passado e amei também! Estava mesmo precisando de um livro assim pra me fazer feliz e até porque a Caçada Selvagem deixou o enredo bem dinâmico! Gostei demais!
    Sua resenha está maravilhosa!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Olá, ja vi esse livro nas livrarias mas não tinha lido nada a respeito, fiquei bem grata por conhecer atraves da sua resenha pois ja me fez querer ler o mais rapido possivel hahaha.. obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  3. Adorei a premissa dessa história!! Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre, mas já adorei, principalmente, por a protagonista ser alquimista e ótima no preparo de poções, acho isso incrível!! =D
    Dica anotada!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que bom que você gostou da história apesar dos erros e parece mesmo ser uma história bem gostosa de acompanhar esperemos que nos próximos não tenha erros!
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie
    essa capa é uma graça e adorei a sinopse, que legal que gostou tanto pois parece ser um livro delicioso de ler, bela dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir