Adaptação Literária: Para Sempre Minha Garota

Original: Forever My Girl
Direção: Bethany Ashton Wolf
Ano: 2018
Adaptado de: Forever My Girl (Heidi McLaughlin)
Elenco: Alex Roe; Jessica Rothe; Abby Ryder Fortson
Gêneros: Drama; Musical; Romance
Classificação: +14

Sinopse: 
Um homem (Alex Roe) foi um astro quarterback do futebol e estava pronto para se casar com sua namorada da escola (Jessica Rothe). Mas então ele a deixa no altar e decide seguir carreira na música country. Depois de se tornar um cantor famoso, ele volta para casa 10 anos mais tarde na esperança de se reunir com seu verdadeiro amor e também com a filha que ele nunca soube que tinha.

     Para começar, vamos esquecer essa sinopse bem ruim que encontrei do filme? Aqui, Liam, esse "homem" descrito na sinopse, é mostrado como um idiota por completo, porém, ele é só meio idiota. Vamos saber por quê? Venha, vou contar um pouco sobre "Para Sempre Minha Garota", um filme baseado no livro de mesmo nome, que tem tudo para aquecer nossos corações!


     Liam, jovem e talentoso, teve a sorte de ser "descoberto" por uma gravadora e, como em um sonho, começou a ser famoso. O problema é que ele iria casar e, aparentemente, aquela realidade não se encaixava na nova vida. Assim, ele foi embora no dia de seu casamento com Josie.

     A moça, igualmente jovem, mandou uma última mensagem, gravada na caixa postal do velho telefone e, mesmo depois de oito anos (não 10 como a sinopse diz), Liam a ouve todos os dias, ainda sem coragem e sem saber como respondê-la. Cada vez mais, ele sente que sua vida não está completa, que algo lhe falta e, quando seu melhor amigo do colegial morre em um acidente, ele volta para a cidade onde abandonou tudo o que tinha... Especialmente a sua garota.

     Qual é sua surpresa ao chegar lá e encontrar com Josie e... Uma filha! A menina, esperta e muito comunicativa, tem exatamente a mesma idade de tempo que ele foi embora e Josie não esconde, nem dele, nem da menina, o relacionamento existente entre os dois. E é assim que vemos a relação entre pai e filha ser construída e um rapaz, antes medroso e egoísta, se transformar em um homem, pronto para assumir seus sentimentos, assim como responsabilidades.

Um enredo clichê que aquece o coração...

     Uma das coisas que mais me encantou no filme (da mesma forma que tinha acontecido no livro), foi que não foi focado em "ele descobrir da filha", ou a mãe ficar escondendo e lutando contra isso por conta de uma mágoa do passado, mas, sim, de como um relacionamento assim poderia ser formado. A menina já faz as próprias escolhas quando conhece o pai e a mãe respeita muito isso, pois foi assim que construiu a relação das duas. 

     Liam, logo de cara, precisa mostrar que realmente quer conhecer a filha, que realmente está disposto a criar uma relação com ele e que aquilo não foi apenas empolgação pela descoberta. E essa é a parte que nos aquece o peito. Muito mais que um romance entre Liam e Josie, é sobre família.

     Vamos descobrir também o verdadeiro motivo pelo qual Liam se afastou e, é nesse momento que podemos conhecê-lo como uma pessoa tão simples e boa, quanto qualquer outra. Partimos então a torcer pra ele conseguir realizar o novo sonho.

Mas e o livro, é igual?

     Não, não é uma adaptação fiel do livro, na verdade, há MUITAS mudanças de uma obra para a outra, mas, pela primeira vez em muito tempo, consegui achar o filme mais fofo que o livro!

     A primeira mudança (que não é spoiler, pois está claro nas duas), é que no livro Liam tem um filho menino, enquanto no livro é uma doce menina. Acho que a intenção aqui foi usar o título da história como uma situação ambígua: Josie e Billy podem ser as "garotas" de Liam. Além do mais, a relação da filha com o pai deu um toque tão doce pra história, que ficou impossível não amar.

     A segunda mudança (e também não é spoiler, pois é logo de início), é que no livro eles não se casariam, o que tornou a história um pouco menos trágica e a gente sente um pouco menos de raiva de Liam. A mudança é apenas de contexto, não influencia tanto na postura das personagens, o que é muito bom.

     E agora, outra mudança que eu senti falta de não ter, é que no livro Liam se aproxima também da família do melhor amigo que morreu, mostrando que laços de amizade são tão significativos para mudanças quanto relacionamentos familiares.

Assista ao trailer:


     Para finalizar essa longa indicação de filme (e livro), gostaria de dizer que o trabalho em ambas as obras foram apaixonantes, cada uma com suas particularidades e, por isso mesmo, recomendo os dois, para que possam se apaixonar pela história dessa família. 

Confira a resenha do livro aqui no blog.


18 comentários:

  1. Oi, Fernanda
    Eu li o livro e não curti tanto assim, mas imagino que o filme tenha algumas mudanças, inclusive no trailer vi algumas já. Espero poder assistir e gostar!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê, eu não conhecia nem o livro, nem o filme, achei fofos, talvez eu assista, ler, por enquanto não estou com tempo, tenho uma fila enorme e infinita na frente. Gostei muito da tua crítica, me deixou com vontade de assistir.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda tudo bem? Estou doida para assistir o filme o enredo me encantou, e essas reviravoltas não foca em um relacionamento do casal e sim em de pai e filha é muito fofo, já tinha ouvido falar desse filme mas não tinha lido nenhuma resenha, parabéns pela resenha, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá eu quero muito ler o livro pois sei que vou me encantar com o livro sua resenha do filme só me deixou ainda mais curiosa e ansiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Nossa não conhecia a história, bem legal o filme ser mais encantador que o livro, é raro isso ocorrer também. Gostei de ser um romance leve, sempre bom acompanhar uma história assim.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu não estava muito animada para ler o livro, mas pelo seu post acho que vou gostar muito de assistir o filme, me parece que essas duas alterações que você citou inicialmente fizeram muito bem para a trama.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não assisti esse filme, mas gostei bastante do livro. Senti essas diferenças logo no trailer, mas achei bem legal o fato de ser uma menininha no filme. Acredito que a relação deles seja ainda mais bonitinha. Só achei uma pena saber que o filme não mostra a relação dele com a família do amigo, como foi no livro, porque essa foi uma das partes que mais gostei na leitura.
    De qualquer forma, adorei a dica e quero assistir esse filme em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti esse filme e achei lindo, na verdade apaixonante, mesmo que não seja meu tipo favorito de filme (musical) eu amei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Menina, odiei esse Liam, como pode abandonar a amada pela fama?! Então ele teria que agradar muito a MINHA filha para receber perdão, rsrs, sou rancorosa. Brincadeiras a parte, o filme parece realmente aquecer o peito, enredos familiares são sempre tocantes e nada mais normal que um filme não ser fiel a seu livro. saber que você achou o filme mais fofo me anima para querer ver o filme, então é dica super anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Não sabia sobre essa história e ela não me interessa em nada. Acho que tô bem cansada das histórias românticas clichês, porque já as li muito na adolescência e, hoje, tenho querido outros tipos de leituras. Histórias sobre filhos, família etc não me cativam, porque nunca foram e nunca serão coisas que busquei/buscarei na minha vida, então não tenho interesse, sabe? Acho tudo bem chato, então não perderia meu tempo lendo ou assistindo algo assim. Mas que bom que você gostou :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fernanda. Eu não conhecia nem o livro nem o filme, mas é claro que já fiquei muito curiosa com os dois. Os filmes são sempre bem diferentes dos livros, e na maioria das vezes eu não vejo muito problema nisso, só quando fica aquela coisa totalmente diferente, aí eu encrenco hahaha
    Gostei muito de saber que você achou o filme mais fofo que o livro, mesmo ele tendo muitas diferenças do livro. Eu quero ler e depois assistir ao filme também, porque se eu ver o filme primeiro é capaz de não conseguir ler (isso sempre acontece comigo quando vejo um filme antes de ler o livro).

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Eu já achei esse Liam um idiota completo desde o início da sua resenha, miga! Olha, sinceramente para um cara fazer tudo isso na vida real, deve ser mais do que idiota..rs! Acho que ele recebeu o perdão da filha muito fácil mas, acredito que irei assistir e chorar vendo todo o desenvolvimento do filme e crescimento do personagem...kkk

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  13. Olá, não conhecia o livro e nem o filme mas gostei bastante da indicação, parece realmente uma história bem amorzinho.. eu gostei do fato de terem colocado uma menina no filme pois com certeza deixou tudo mais fofo né! Amei as dicas e com certeza vou procurar ler e assisti! E a resenha ta incrível💕

    Beijos,

    ResponderExcluir
  14. Eu não li o livro e para falar a verdade, não conhecia sobre a adaptação. Vou anotar a dica.
    Bj Rose

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem Fê?

    Eu não conhecia esse filme e não sabia sobre a existência de um livro, achei a premissa bem interessante e legal, parece ser um filme envolvente. Eu não pretendo ler o livro, mas o filme dá para assistir.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Eu adorei o livro e realmente pelas imagens que você colocou aqui, o filme parece ser mais doce no relacionamento dele com a filha. E uma coisa que você citou que não tem no filme que é o relacionamento de amizade, foi uma das coisas que mais gostei no livro e que me emocionaram. Não vejo a hora de ver. Sua crítica ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Foi através do trailer desse filme que fiquei sabendo do livro, que inclusive ainda não li, mas quero muito. Já tinha ouvido falar que o filme é diferente do livro, porém só assistindo para saber o que irei achar né. Acho bacana que não tenha sentimentos ruins, apesar do histórico.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Esse é um dos casos em que eu assistiria ao filme antes de ler o livro para ter certeza que não morreria de raiva do Liam durante toda a leitura.
    O enredo parece ser bem gostosinho, principalmente se foca mais na construção da relação do Liam e da filha.
    Quero assistir.
    Beijos.

    ResponderExcluir