Últimas Resenhas

Lançamento Editora Letramento - Abril 2018

         Oi, pessoal!

     Vamos conhecer os lançamentos da editora letramento para esse mês? Vários livros interessantes e do agrado de diversos públicos!



O Que é Empoderamento?

Autora: Joice Berth
Preço: 19,90


"Como mulheres de periferia do quarto de despejo da cidade, é importante falar o que entendemos como empoderamento a partir de nossas vivências. Não encontramos em nenhuma discussão produzida pelo movimento feminista branco uma possibilidade de construção de nossa identidade. Somos muitas, somos plurais.
Nossa discussão sobre empoderamento é no sentido da busca que fortalece o grupo na caminhada dentro de uma sociedade desigual, racista, machista, preconceituosa. Empoderar o coletivo leva a conscientização, união e a transformação das pessoas e da comunidade. Especificamente nós, mulheres periféricas, buscamos estratégias sempre criativas de superar a desigualdade, o machismo, a violência e a maneira como a sociedade nos vê e reage diante de nossas lutas.
Por causa de nossa história de opressão, silenciamento, marginalização, buscamos caminhos pra superação, daí o nosso entendimento do que seja empoderamento. Abrir a discussão sobre esse tema é vital pra nossa caminhada!
(Adenilde Petrina Bispo – Coletivo Vozes da Rua – Santa Cândida – Juiz de Fora-MG)"




Chicote

Autor: Nuno Rebelo
Preço: 39,90


CHICOTE é um livro instigante e provocador. Por seu conteúdo, pode ser classificado como suspense policial. Contudo, sua abordagem vai muito além de quaisquer rótulos. Traz uma linguagem inovadora, travando debates de cunho social e político, abordando a natureza humana, as relações sociais, as angústias pessoais, a violência urbana e doméstica.
Sua narrativa de fácil leitura e absorção convida o leitor a se surpreender a cada novo capítulo.
O leitor terá cenas de ação, de ódio, de paixão, de crítica social, de erotismo, de tragédias pessoais, de fanatismo religioso, de reflexão e, especialmente, de suspense.
CHICOTE é um livro impactante. Tem a força dos grandes romances de ficção, a pompa dos clássicos, a sutiliza das obras humanísticas, a robustez dos épicos sociais, a delicadeza dos contos sensuais e o impacto dos suspenses policiais.
CHICOTE é um livro surpreendente. Leia e sinta-se desafiado às reflexões que ele propõe.




Crocodilo Sonhador

Autora: Vanda Amorim
Preço: 39,90

A escalada da angústia de uma jovem e imatura mulher dominada pelas escolhas equivocadas. Eugênia abandona o homem que ama para assumir uma aventura desproposital. Em resposta às suas opções, fracassa em seu casamento e sofre as mais perversas agressões físicas e psicológicas daquele que escolheu para ser seu par. Em uma nova chance, sua filha Sofia, uma linda criança com paralisia cerebral, lhe mostrará um caminho que poderá ser a salvação de sua vida.



A Invenção do Monoteísmo - Deuses Feitos de Palavras 


Autora: Sacha Calmon
Preço: 42,00

Uma biografia ( não autorizada ) de Javé, o Deus eletivo dos Judeus : o Deus-pai de Jesus e de Maomé, que vem a ser o Pai-nosso da Trindade cristã. Ou, a História das metamorfoses de Javé : um Deus menor (Elohim) no panteão celestial de EL –– o Deus maior do Olimpo cananeu ––, quando foi escolhido pela realeza de Judá, ao tempo do rei Josias, para tirar os judeus do politeísmo, a partir de um movimento denominado 'Javé sozinho'. De Deus exclusivo dos hebreus, para fazê-los invencíveis contra os outros povos, Javé passa a ser Deus supremo, para tornar-se único. E a monolatria engendra o monoteísmo. A Invenção do Monoteísmo é leitura obrigatória para entender essas mutações : de Deus menor cananeu a Deus exclusivo, depois tornado único, até tripartir-se na Trindade cristã, e dominar o ocidente. As religiões de hoje tornam-se incompreensíveis sem o conhecimento dessas reverberações históricas.
A Bíblia é um dos best-sellers mais extensos da literatura mundial. Mas a imensa maioria de seus crentes conhece — se tanto – 2% do que ela encerra. Quanto à cronologia dos textos, os leitores não fazem a menor ideia, embora cada uma de suas partes refira-se a contextos históricos, econômicos e políticos distintos. Para a maioria, a Bíblia seria a palavra de Deus, ditada de uma só vez a Moisés, quando na verdade ela foi escrita a centenas de mãos, em épocas diversas, em diferentes idiomas (hebraico, aramaico, grego e latim), e depois vertida para as línguas modernas. A par disso, existem versões conflitantes : a Bíblia hebraica (Torá) distingue-se da Septuaginta (grega) e da Vulgata (latina), bem como das versões protestantes, católicas e ortodoxas. Some-se a isso as glosas, supressões, acréscimos e modificações de toda sorte operadas pelos escribas ao longo dos séculos. Mas a História não confirma suas proezas. Nem as façanhas dos patriarcas, nem a escravidão no Egito (um povo inteiro, por tanto tempo), nem o Êxodo, nem a campanha mágica de Josué — quando, supostamente, a terra de Canaã teria sido conquistada —, dentre outros feitos igualmente espetaculares. De fato, causa estranheza a ausência de registros extra bíblicos em outras línguas e em livros de História, embora sejam fartamente conhecidas as lutas e conquistas dos persas, caldeus, sumérios, assírios, babilônios, cartagineses, hititas, hindus, gregos, romanos, e das dinastias egípcias, desde 4.000 anos a.C. Aliás, antes da destruição de Israel e de Judá ( c . 700 e 550 a.C.) Javé era belicoso, prometedor, triunfante: anunciava maravilhas. Mas depois das derrotas ele se cala. Torna-se então um Deus ausente, esquivo e misterioso. E as venturas foram adiadas para uma outra vida... Seriam os Deuses feitos de palavras?







19 comentários:

  1. De todos esses me interessei por Crocodilo Sonhador, até a capa me chamou a atenção!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda!
    Muito legal os lançamentos, fiquei curiosa em conhecer um pouco mais sobre Crocodilo Sonhador.
    Espero ver resenha em breve por aqui.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, que lançamentos maravilhosos, me chamou mais atenção "Chicote", por ser suspense policial, gênero que adoro e "Crocodilo sonhador" pois me pareceu passar uma mensagem de amor e superação.
    Aguardo as resenhas.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Não conhecia a editora, na verdade é a primeira vez que escuto sobre ela, e os lançamentos parecem ser interessantes mas não para mim na verdade. Mas espero que quem ler tenha uma otima leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. passo as dicas, nada me atraiu, acho que não sou o perfil. sucesso para a editora, bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Não conhecia a editora, mas todas as obras despertaram meu interesse. São assuntos relevantes e acho importante conhecer vários pontos de vista.
    Adorei conhecer a editora e anotei as dicas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não li nenhum livro publicado pela editora. Do post o que mais me chamou atenção foi "Crocodilo Sonhador".
    No aguardo da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oiii Fernanda

    Não conhecia nenhum dos lançamentos. De momento não me interessaram, quem sabe mais adiante alguma resenha me anime.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. São ótimos lançamentos! Quero muito ler Chicote e O que é empoderamento?
    E a capa de Crocodilio sonhador me chama atenção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu só fiquei interessada no primeiro livro, porque estou querendo comprar essa coleção do qual ele faz parte. A capa de Crocodilo Sonhador me fez ter curiosidade, mas a sinopse nem tanto; não sou fã de temáticas familiares, apesar de essa história ter uma personagem com paralisia cerebral, algo bem inusitado na literatura. Acho ótimo para trazer mais informação aos leitores!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, me parece ser ótimos lançamentos infelizmente nenhum me chamou atenção no momento. Parabéns pela parceria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a editora, e dessa vez os lançamentos não chamaram a minha atenção. Mas vou aguardar mais novidades!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Lançamentos bem interessantes e promissores! Curti bastante! Vou aguardar resenhas para ver se me aventuro com alguns deles!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Oi, Fernanda! São tantos livros maravilhosos, e as sinopses me deixaram curiosa. Mas o que mais me chamou atenção foi "Chicote", ainda mais por ser um suspense policial. Obrigada pelas dicas, bjss!

    ResponderExcluir
  15. olá, Fernanda. Confesso que as sinopses desses lançamentos nao me atraíram... não sou o público-alvo dessas publicações...
    bjs...

    ResponderExcluir
  16. Chicote me pareceu interessante, e gostaria de ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  17. Não me interessei pelos lançamentos, mas acredito que para o público certo os livros são ótimas leituras.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem Fê?

    Eu achei bem legais as novidades da Letramento, em especial fiquei interessado pelo livro A Invenção do Monoteísmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Fernanda, como está?
    Um bando de lançamentos interessantes, com sinceridade. Mas os que mais me atraíram foram sobre empoderamento e deuses monoteístas. Não que tenha desgostado de "Chicote", mas no momento estou naquela vibe de aprender coisas porque estou escrevendo pelo menos cinco histórias diferentes.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir