Resenha: Alien - Surgido das Sombras


Trilogia Alien  (livro 1)
Autor: Tim Lebbon 
Editora: LeYa
Páginas: 288
Ano: 2016

* Obra cedida pela editora para resenha, referente a parceria de 2017.

    Ripley fechou os olhos e uma onda de lembranças a invadiu — o planeta, Kane, o nascimento do alien, o seu rápido crescimento, então o terror e a perda da Nostromo antes de escapar na nave auxiliar.

    O confronto final com o demônio. As memórias a chocaram com sua violência, seu imediatismo. Era como se o passado fosse mais real do que o presente.

    — Eu estava em uma nave rebocadora — disse ela — A equipe morreu em um acidente, o núcleo da nave entrou em colapso, fui a única sobrevivente.
    — Nostromo — comentou Hoop.
    — Como você sabe?
    — Acessei o computador de bordo da sua nave. Lembro-me de ter lido sobre ela quando era criança. Ela foi parar no arquivo de "naves que desapareceram sem deixar rastros".

    Ripley virou-se.

    — Por quanto tempo eu fiquei lá fora?
    Ripley já sabia que a resposta seria difícil. Já havia notado isso na reação de Garcia, e viu novamente, agora em Hoop.
    — Trinta e sete anos. [SKOOB]

    Você amante de ficção científica, mais precisamente, fã de enredos contendo seres extraterrestres com uma pegada mais sombria e muito sangue jorrando, é claro que já ouviu falar de Alien, uma das séries mais famosas do gênero...

     ...Impossível não ter assistido o aclamado filme de 1979 'Alien - O oitavo passageiro', um grande sucesso estrelado por Sigourney Weaver no papel da subtenente Ridley Scott, e que tem como principal antagonista uma criatura alienígena altamente agressiva que causa terror e pânico entre tripulação de uma nave espacial e dá nome ao filme.

    Está sentindo a nostalgia? Então, você certamente irá adorar a nova trilogia que nos leva novamente a esse  universo.

    

    O primeiro volume, 'Surgido das Sombras', se passa 37 após o primeiro filme e 20 anos antes do segundo ('Alien, o oitavo passageiro' e 'Aliens, o resgate', respectivamente), e narra a triste desventura da tripulação da nave Marion que está em uma missão de extrair Trimonita (o metal mais resistente conhecido pelo homem) no planeta LV178.

    Nessa nova aventura, temos como protagonista o engenheiro-chefe da nave, Chris Hooper que viverá a situação mais desesperadora de toda sua vida. O terror se instala quando as dropships Samson e Delilah retornam de um dia de extração relando problemas, e através de imagens Hooper acompanha seus companheiros serem mortos um a um por criaturas impiedosas.

    Devido ao caos instalado e a falta de controle por parte da tripulação das dropships a colisão entre as naves é inevitável e mesmo com o acidente que destrói uma das baias de Marion, Samson consegue atracar, permanecendo isolada dos demais compartimentos, pois pouco se sabe sobre a espécie que dominou a dropship.

    Setenta e sete dias após o acidente os tripulantes da nave Marion observam a aproximação de Nascissus, acreditando ser a ajuda que tanto esperavam depois de seu pedido de resgate. Mas assim que a nave atraca na baia, eles se deparam com uma nova surpresa. No interior de Nascissus está Ellen Ripley, a única sobrevivente da nave Nostromo, em processo de hibernação durante 37 anos (é pessoal, ela está de volta!).

    Ripley acorda pensando que todo o terror que viveu a bordo da Nostromo não passou de um pesadelo, mal sabe que seus monstros estão bem acordados a poucos metros dali.

    Assim, temos uma nova batalha pela sobrevivência...será que Ripley juntamente com Hooper e o que sobrou da tripulação da Marion conseguirão derrotar esses seres desconhecidos e com sede de sangue?


    A primeira coisa que você deve saber sobre essa obra... "Você não terá descanso! É adrenalina do começo ao fim." O livro consegue transportar o leitor até o espaço fazendo com que o mesmo viva intensamente cada acontecimento. A narrativa minuciosa de Tim Lebbon, é arrematadora, impossível não ler cada linha e lembrar dos detalhes dos filmes.

    Riplay está fantástica, me simpatizo com ela cada vez mais. E nessa obra conseguimos descobrir um pouco mais sobre sua vida pessoal e seus fortes sentimentos em relação a filha Amanda, a qual ela deixou ainda muito pequena na terra, ao se juntar a tripulação da Nostromo, a 37 anos atrás.
    Outros personagens também conseguem conquistar o leitor (principalmente Hopper), você sofre com eles e torce para que consigam sobreviver aos ataques dos terríveis aliens.

    Tenho que confessar que ficção científica não é muito a minha praia, mas é só colocar um terrorzinho que o enredo me conquista de vez. 
    E se você está preocupado em ler a obra pois não conferiu a original de Alan Dean Foster, leia sem medo... Eu também não li e isso não prejudicou em nada meu entendimento (uma vez que já assisti todos os filmes inúmeras vezes). Super recomendo!

  

    Essa é uma das edições mais lindas que li nesse ano, a editora LeYa caprichou na capa e na diagramação da obra. A fonte é ótima, minha preferida (confesso!), faz com que a leitura seja confortável.

    Os capítulos estão muito bem divididos e a cada seção encontramos folhas de tons escuros, algumas contendo ilustrações das tão temidas criaturas...os Aliens!

    Realmente, a obra está incrível! Pois, além de prender a atenção do leitor, ela consegue encher os olhos e ser um lindo exemplar na estante.


    Esta obra é parte oficial do universo expandido da Série ALIEN™Surgido das Sombras inicia uma trilogia que promete trazer de volta o terror dos Xenomorfos que conquistaram uma geração.

Classificação

Gênero
 Ficção científica
Suspense
Literatura Estrangeira

11 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :)

    QUe bom que os personagens te cativaram assim como o toque de terror (mesmo que não aprecies muito ficção cientifica).

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto é tão denso quanto o filme. Só não tinha percebido que era série.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Quel,
    Adorei a resenha.
    Mas acho que no meio desse universo a Alien sou eu, pois nunca assisti ao menos um filme sobre o Alien.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uauuu que resenha. Estou super curiosa para ler esse livro e vendo sua resenha, mais ainda. Tendo oportunidade, estarei lendo em breve, bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu até gosto de ficção científica, porém, essa pegada mais sombria não me agrada não. Acredite ou não, eu nunca assisti nenhum dos filmes da série Alien e, sendo sincera, nem pretendo haha.
    Fico feliz que você tenha aproveitado a leitura e que não tenha tido problemas para acompanhar, mesmo sem ter lido a série original.
    Não vou aproveitar a dica, mas adorei sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Quel, nunca pensei em ler Alien, acredita? E vi os filmes e me lembro do quanto ele foi impactante na época, mas que ainda é até hoje e acho bacana que tenham lançado essa nova história. Adoraria conferir. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu amei o primeiro parágrafo de sua resenha, você tem um jeito fluido de escrever. O livro eu conheço e é bom. Dei de presente a um amigo que curte o estilo e aproveitei para ler, pois sou dessas 😄😄😄😄

    ResponderExcluir
  8. Oie
    eu não tenho muita vontade de ler o livro mas tenho um amigo que leu e adora. Muito legal saber mais pela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii Quel tudo bem?
    Com toda certeza eu adoraria ter a oportuunidade de ler essa belezinha menina, adoro tudo que envolva o mundo alien e me atreveria com unhas e dentes entrar nessa ficção e suspense, dica anotada e adorei a capa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti o último filme lançado de Allien e simplesmente amei! Li sua resenha e só lembrava do filme. Nunca li nada do gênero, mas quero muito depois da sua opinião! Eu gosto de ficção científica terror suspense! Quero muito os livros! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  11. Raquel, eu não curto ficção científica, então só por isso já não me animo em ler esse livro.
    Sem contar que aliens também não me chamam atenção, mas que bom que a narrativa é tão emocionante.

    ResponderExcluir