Últimas Resenhas

Resenha: Um Ano Sabático


Autora: Renata R. Corrêa
Editora: Amazon (Independente)
Ano: 2017
Páginas: 264

* E-book cedido pela autora, referente a parceria de 2018

Quando os sonhos de Rafaela, uma jovem fisioterapeuta, se transformam em pesadelos, ela é diagnosticada com Síndrome de Burnout. De repente, nada mais em sua vida parece fazer sentido, e na busca de si mesma e da felicidade perdida ela precisará ter coragem para recomeçar do zero.
No seu ano sabático, um tempo de descanso, aprendizado e recomeços, ela se redescobrirá, encontrando coisas que se perderam com o tempo e tentará resgatar a simplicidade dos valores importantes da vida. No meio dessa encruzilhada, que definirá o rumo do seu destino, ela conhecerá o amor verdadeiro. Tudo isso serão pilares fundamentais para sua recuperação e, quem sabe, para encontrar a verdadeira felicidade.

     Quando comece a ler “Um Ano Sabático” eu já sabia que a autora tinha passado pelo mesmo que a sua personagem, que tinha tido a Síndrome de Burnout, então, logo pensei que ela ia passar algumas mensagens sobre isso. Só não imaginei que a história fosse ter tantas coisas parecidas com a da autora e eu ia me sentir tão próxima de Rafaela, a protagonista. Não consegui largar o livro até terminar, vamos descobrir por quê?


     Rafaela tem uma ótima vida. Ela trabalha como fisioterapeuta, sua formação, em uma clínica, ganha muito bem e também tem um namorado, com quem mora, que está pronto para dar os próximos passos. Mas ela não está. Ela não está pronta para casar e ter filhos. Na verdade, Rafaela está trabalhando muito e vive estressada. O relacionamento vive em cobrança e ela não sente mais a mesma paixão que tinha pelo namorado.

"Eu sempre tive um defeito terrível que era não saber dizer não, principalmente quando o assunto era trabalho. Eu acabava cedendo. Outro traço marcante de minha personalidade era o perfeccionismo. Eu dava tudo de mim para meu trabalho, mas, com o tempo, aquelas horas excessivas sem descanso foram me deixando esgotada. Começou a ficar difícil conciliar minha vida pessoal e profissional."

     Então, seu corpo pede ajuda. Ela desmaia no trabalho e, quando levada ao médico, ele diz que ela está com a Síndrome de Burnout, uma síndrome causada pelo esgotamento físico e mental. As pessoas que vivem para trabalhar, que acabam colocando a si mesmas em último plano por isso, podem ter essa síndrome. E como se curar? Descansando, fazendo o que lhe dá prazer, vivendo por si, acima de qualquer coisa.

"Como fazemos escolhas tão erradas em nossas vidas? Como nos permitimos trabalhar tão excessivamente a ponto de adoecer?"

     Com sintomas de depressão e ansiedade, Rafaela começa a fazer acompanhamento psiquiátrico e terapêutico e, assim, começam as mudanças em sua vida. Ela termina o relacionamento, sai do trabalho e começa a cuidar de si, enquanto tira um ano sabático, ou seja, um ano longe de atividades “empregatícias”.  Muitas coisas podem acontecer (e acontecem) nesse ano. Rafaela irá se redescobrir, irá definir novos caminhos para a sua vida e, por que não?, conhecer uma nova paixão.


     Como eu comentei antes, esse livro me prendeu rapidamente, especialmente por ter um tema tão pouco tratado que é esse esgotamento que causa da Síndrome de Burnout. Eu não tinha nem ideia que ele causava reações como a da depressão e ansiedade, não tinha nem ideia que a pessoa ficava tão mal e precisaria mudar bastante o seu estilo de vida e isso foi uma grande lição que a autora nos dá ao decorrer da história.

"O sofrimento dura enquanto o estamos vivenciando, depois o que sobra são vagas lembranças do que passamos, e penso que isso tudo é incrível, essa capacidade humana de esquecer a dor e de seguir em frente é o que nos faz ter forças para enfrentar tudo de novo, se preciso for."

     E, como falei no início da resenha, ela tem propriedade para o fazer, já que passou por isso em sua vida. Observei algumas outras coisas em comum com a autora na história e isso só me fez ficar mais apaixonada pela trama, já que consegui ver tanta realidade nos acontecimentos.

     Agora podem me perguntar se existe romance no livro, já que falei de uma nova paixão. Sim, existe, mas ele não é o foco principal aqui. O foco é a superação de Rafaela, a forma como ela teve coragem para mudar sua vida e colocar a si mesma em primeiro lugar. E foi justamente isso que me cativou tanto na história.

"Não é fácil reconhecer que a ida que está levando não é a que imaginava; e muito mais difícil é ter coragem para mudar isso. Porém, muitas vezes, é a única opção para não se perder de si mesmo."

     Recomendo à todas as pessoas que gostam de um romance gostoso de ler e uma história cheia de superação e ensinamentos. Um livro sobre o poder de uma pessoa, a força de vontade, o amor próprio e a busca por realização pessoal com saúde e felicidade.


Classificação:
Gênero:
Literatura Nacional
Romance
Ficção




6 comentários:

  1. obrigada pelo carinho, querida! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Olá! É muito bom quando um livro consegue nos aproximar do personagem. Quando acompanhamos um autor e gostamos e uma obra dele faz sentir mais íntimo dele também é muito bom. Bacana que você sentiu isso com esse livro. Acredito que o que Rafaela passou acontece muito, principalmente dizendo que essas doenças mentais como depressão está sendo o mal do século. Não sabia que essa síndrome tinha esse nome - Burnout - mas sabia tinha essas causas. Gostei de saber que tem romance no livro mas que não é o foco, gosto de quando uma obra reflete sobre isso de explorar mais a si e o mundo. Que bom que você gostou do livro. Anotei a dica! Beijos'

    ResponderExcluir
  3. Oii Fernanda

    Eu gostei do tema, confesso que nunca tinha ouvido falar dessa síndrome e só por isso ja leria o livro. Não conhecia e gostei bastante da dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa para ler. Nunca tinha ouvido falar dessa síndrome, mas parece ser um assunto sério, ainda mais que as pessoas estão cada dia mais sendo consumidas por uma rotina extremamente pesada e desgastante. Além disso, pelo fato da própria autora ter passado por isso, acredito que as situações sejam retratadas de uma maneira muito real e tocante.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda!
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa.
    Amo ler livros nacionais e fico orgulhosa em ver o quanto temos escritores talentosos, pena não serem tão valorizados quanto merecem.
    Com certeza anotarei a dica, e fiquei muito curiosa em saber mais sobre a síndrome.
    Parabéns pela resenha e sucesso para a autora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas me empolguei a história.
    Para ser sincera eu nunca nem sequer ouvir falar sobre essa síndrome e logo fiquei curiosa para saber mais a respeito. <3
    Amei a sugestão

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir