Últimas Resenhas

Entrevista com Clara Cassini, autora de Os segredos do Conde de Plimont

Dando continuidade a uma sequência de entrevistas com os autores do Editorial Eco Literário, a segunda entrevista é a jovem escritora Clara Cassini, autora do livro Os Segredos do Conde de Plimont, volume um da duologia Cartas de amor e saudade, um dos lançamentos da editora para 2021. Em sua obra, os protagonistas são reféns de um contrato de casamento que eles se negam a realizar.

"Cavalheiros, escolham suas armas. Damas, coloquem seus melhores vestidos. A temporada começou... E na fuga do altar e na guerra, vale tudo."  Até onde eles estão dispostos a chegar para arruinarem esse casamento? 
Confere aqui um pouquinho sobre a autora, sobre seu processo de escrita e as dicas que ela nos deu!

Literaleitura: Como surgiu a ideia para o livro Os Segredos do Conde de Plimont?
Clara: Eu sempre quis ser escritora. Passei um ano inteiro pensando no que escrever, tentando desenvolver algo e não saia nada.
Em dado momento eu tive contato com romances de época e depois de ter lido mais de 20 livros quase consecutivos do gênero eu sentia que haviam mais coisas assim que precisavam ser escritas, coisas com as quais ninguém tinha trabalhado ainda e de um jeito que ninguém nunca tinha trabalhado. Eu pensei: “quem poderia fazer algo assim?” e acabei descobrindo que eu poderia. A história se montou como um mosaico confuso e brilhante na minha cabeça e eu só precisei transformar em uma narrativa.
 
Literaleitura: Quais temas costuma abordar em seus livros? Por quê?
Clara: Histórias de amores com dores e cursos o mais reais possíveis. Acho que isso era o que faltava em romances de época e eu quis trazer pros meus. Meus personagens são humanos, com várias esferas. É isso que eu tento abordar sempre. Uma ficção com enredos, problemáticas e personagens que poderiam muito bem serem reais.
 
Literaleitura: Qual a parte mais difícil em seu processo de escrita?
Clara: Ter inspiração e, dentro disso, estabelecer uma rotina de escrita.
 
Literaleitura: O que te motiva a escrever?
Clara: Porque eu não consigo me imaginar fazendo outra coisa. Minha cabeça borbulha e eu preciso fazer minha imaginação ganhar vida. É quase como respirar.
 
Literaleitura: Algum personagem é baseado na sua vida ou em alguém que conheceu?
Clara: No livro “A chantagem” as três personagens principais levam os nomes de amigas muito queridas por mim. Em “Um amor para Sebastian” eu usei o nome das minhas duas irmãs. “Sebastian” é uma versão inglesa de “Sebastião”, meu falecido e muito amado avô. “Isabel” é o nome de uma mulher a quem eu amei muito. Esses personagens não obrigatoriamente se parecem com seus homônimos, mas alguns possuem certas semelhanças. É mais uma maneira de homenagear pessoas que foram e são muito importantes pra mim.
 
Literaleitura: Quais seus projetos para 2021 enquanto escritor?
Clara: Pretendo retomar o projeto do livro “A bela do marquês”. Terminar “O florescer dos lírios” e montar um livro de poesias do cotidiano.
 
Literaleitura: Quando descobriu que queria ser escritor?
Clara: Eu quis ser escritora desde sempre.
 
Literaleitura: Sente-se apoiado para escrever e posteriormente publicar seus livros? Se sim, por quem?
Clara: Sim, muito. Pela minha família, meus amigos. Pelas minhas leitoras. Pela editora com a qual eu tenho contrato.
 
Literaleitura: Quais as maiores dificuldades que você enfrentou ao longo dessa caminhada?
Clara: A ansiedade de não saber o que viria no futuro, de não saber se conseguiria publicar um livro algum dia. É desesperador achar que talvez você possa estar “desperdiçando” seu tempo em algo que não vai te trazer retorno. Quando o retorno veio em forma propostas de publicação, a maior dificuldade foi (e tem sido) ter inspiração pra escrever no meio de tanta cobrança. Cobrança essa que, diga-se de passagem, vem majoritariamente de mim mesma. Isso tem minado minha inspiração e tem sido horrível não conseguir escreve. Ao mesmo tempo (correndo o risco de soar contraditória), eu aceito e respeito meus processos e minhas pausas. Acho que mesmo sendo o que você ama, em alguns momentos é necessário respirar.
 
Literaleitura: Qual conselho quer deixar para essa galera jovem que tem interesse ou que já está escrevendo uma história?
Clara: Persista! Continue escrevendo. Escrita é um processo. Ela amadurece e melhora com o tempo. Pra isso, você precisa escrever. Você sempre pode editar o começo de uma obra depois e melhorá-la.
 

Os Segredos do Conde de Plimont já está disponível em formato de e-book na Amazon e em formato físico em pré-venda na livraria online do Editorial Eco Literário.


Sinopse: 
O destino de Lady Francesca foi traçado desde o seu nascimento. Filha do conde de Amendale, sua vida, que deveria ser uma sequência de bailes suntuosos e cortejos de lordes encantadores, é levada a um diferente - e desesperador - caminho: um casamento arranjado com o galanteador filho do Duque de Crengford.
Raff Callegari, sexto Conde de Plimont e herdeiro do ducado de Crengford, está acostumado a fazer e ter o que deseja. Sendo um dos homens mais ricos e influentes da Inglaterra, tudo que não quer é se ver amarrado a uma lady mimada e ambiciosa. Estar aprisionado a um acordo que o força justamente a isso é só mais uma das razões para detestar sua futura esposa.
Dois destinos interligados. Duas almas ansiosas pela liberdade. Um único objetivo: impedir o próprio casamento.


Biografia

Clara Cassini é nordestina, capricorniana e apaixonada por literatura desde muito nova. Nasceu em 4 de janeiro de 2001 em Teresina, capital do Piauí. 

Acadêmica de Direito, ela cursou simultaneamente um semestre de Letras antes de decidir dedicar o resto do seu tempo livre apenas a escrita. Seus livros tiveram quase 300 mil leituras no Wattpad, onde ela começou a carreira de escritora. 

Sempre foi amante da literatura clássica, desde Jane Austen até Gustav Flaubert, sendo a primeira sua escritora favorita e inspiração para a época em que se passa seus livros. Decidiu escrever romances de época depois de ter se familiarizado com a escrita dos novos escritores do gênero e agora publicará seu primeiro livro com o Editorial Eco Literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário