Últimas Resenhas

Resenha: Destinos Traçados


Autora:
Adriana Ripardo
Editora: Vargas
Ano: 2020
Páginas: 94
Gênero: Literatura Nacional, Romance, Ficção
Compre o livro


*Livro cedido pela editora, referente à parceria de 2020.

Um importante casal de empresários, mandara sua única filha para viver em Londres, orientada por uma preceptora, na intenção de protegê-la da violência no Brasil. Agora, sete anos depois, se vêem obrigados a trazer a filha de volta, em decorrência de uma fatalidade, que abalara a vida da menina. Pouco tempo depois de sua chegada ao Brasil, a jovem garota se apaixona por um rapaz dez anos mais velho e morador de favela. Juntos, eles protagonizam uma das mais belas e tristes histórias de amor, já conhecidas.


Quando iniciei a leitura de Destinos Traçado, pensei que seria uma história com quebras de paradigmas, onde a realidade seria mostrada, mas também detalhada. Confesso que algumas coisas me incomodaram desde o início, mas o relato da autora me surpreendeu. 

Luna vem de uma família rica, que por medo da violência no Brasil após eles sofrerem um assalto que quase os fez perder a menina, a manda para estudar em Londres. Após a preceptora da menina falecer, eles não veem outra alternativa a não ser levá-la para casa, já que ela se afoga em uma profunda depressão. 

Não é fácil para ela se adaptar, afinal, os pais não dão muita atenção à menina. É nesse contexto que ela conhece Alexandre, um rapaz mais velho que a faz sentir-se bem, amada e desejada. Ela não sabe inicialmente, mas ele é envolvido com atividades ilícitas, pois é a única vida que ele encontrou. Quando ela descobre, já estão envolvidos e é a atenção dele que faz ela arriscar nesse amor que tem tudo para dar errado.

Essa história retratou uma parte da vida de muitas pessoas. Há as pessoas bem abastadas, como Luna, que apesar de ter de tudo na vida, não recebem o que mais desejam, atenção e carinho; há os jovens que se afundam em drogas para fugir da realidade, e também os que vivem à margem da sociedade e em atividades ilícitas, pois é a vida que conheceram e tiveram a chance de ter. Nos dá a chance de refletir sobre as diferentes realidades das pessoas que nos cercam e sobre o que passam sem que imaginemos.

Mas na questão do romance, senti falta de um pouco mais de detalhes. Tudo acontece muito rápido, não consegui me ligar a eles, me afeiçoar a ligação deles. Senti falta de detalhes que me ajudasse a me identificar com eles. 

O final me surpreendeu um pouco, ligando-se novamente à mensagem sobre a realidade de algumas pessoas que a autora pretendeu passar. Foi um livro que me surpreendeu de diversas formas, mas que me deixou desejando mais, como se algo faltasse para completar a história. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário