Últimas Resenhas

Resenha: Uma Chance Para Ser Feliz



Autora: Dani Romeiro
Editora: Hope
Ano: 2018
Páginas: 615
Gênero: Literatura Nacional, Ficção, Romance

*E-book cedido pela autora, referente a parceria de 2020
Até que ponto alguém é capaz de perdoar uma traição?Meses depois de ir embora de sua cidade natal, Liz se sente destruída ao descobrir que Dylan, o homem que amava e que no qual teve um desentendimento antes de sua partida, se casou com sua irmã Carol. Decepcionada com ambos ela decide nunca mais retornar a Cunha, porém, dois anos depois, uma doença que ameaça a vida da irmã, a faz retornar e se reencontrar com sua antiga paixão, fazendo-a descobrir o real motivo que fizeram eles se separarem.Uma história de amor, mentiras e traição, onde o perdão, é o único caminho para recomeçar.

Você já passou por uma traição? Já perdoou? Você já imaginou em uma situação de traição? Acha que perdoaria? E se fosse entre a pessoa que você ama e sua irmã? Como reagiria? É esse o cenário que a autora nos convida a imaginar e viver junto com Liz. 


Eliza sempre foi uma menina muito centrada. Ela não tinha vontade de namorar com ninguém, afinal, seu objetivo era estudar, se formar em gastronomia e então voltar para sua cidade natal e abrir um restaurante. E ela estava no caminho certo pra isso quando o irmão de sua amiga volta para casa em busca de emprego

Quando Eliza e Dylan se conhecem, sentem uma atração inexplicável logo de cara. Eles são como imãs, que não conseguem se manter afastados por muito tempo, sem gerar um grande esforço. E, como Cunha é uma cidade pequena e as famílias são amigas, a relação dos dois avança rapidamente, sem resistência. Exceto de Carol, a irmã gêmea de Eliza. 

Carol afirma que Dylan não gosta de Liz como ela acredita e que a irmã está cometendo um erro ao se envolver tanto com ele. E isso afasta um pouco as duas irmãs. Mas não por muito tempo. Logo Carol aceita que Dylan pode ser tão perfeito quanto Liz diz e apenas evita falar sobre os dois. 

Porém, o momento da despedida é chegada. Liz precisa ir para a cidade de São Paulo para cursar a faculdade dos sonhos e, ao contar para Dylan os seus planos de manter um relacionamento à distância, o rapaz não aceita bem, dando um ultimato: ou ele, ou a faculdade. 

Liz vai embora com o coração partido, mas acreditando que o amor dos dois é mais forte do que a distância e que, em algum momento, Dylan também vai perceber isso. Mas não é o que acontece. Mesmo com a família tentando esconder, Liz descobre que sua irmã se casou com seu ex-namorado

É nesse cenário que surge Caio, dono e chefe de um restaurante que Liz passa a amar na cidade. O homem é carinhoso, atencioso e um grande amigo para Liz. Ele se coloca presente e solícito em cada momento que ela precisa, mas nunca deixa de mostrar que tem interesse em ser mais do que um amigo. Só que Liz não tem certeza, de imediato, se está pronta para isso. 

E, anos depois, ela vem a descobrir que Carol não está bem. Ela precisa deixar as diferenças de lado e até mesmo um pouco da sua nova vida para poder ver a irmã. E, junto a isso, rever seu antigo amor e enfrentar as cicatrizes deixadas por aquela relação. A verdade, porém, é dolorida e Liz precisa aprender a lidar com isso ou se afastar mais uma vez. 

"Uma Chance Para Ser Feliz" é um livro rico em detalhes referentes a emoções e passagens de tempo. Podemos acompanhar todo o desenvolver da história e compreender cada momento decisivo para a protagonista e reviver seus sentimentos intensos em cada momento. Liz é uma personagem que, apesar de nunca ter desejado se apaixonar, o fez tão rápido quanto cair no sono e vive esse sentimento de forma tão intensa quanto a sua dor ao ser deixada

Confesso que achei um pouco rápida demais a aproximação e envolvimento de Dylan e Liz, mas isso se deve ao fato de eu ser um pouco cética com "amores à primeira vista". Além do mais, quando Dylan deu o ultimato à ela, pra mim, ele morreu ali e se mostrou bem irritante. Adeus ao príncipe que ele era nesse momento. Então, sim, eu fiquei muito feliz quando Liz foi embora. 

Quanto à Carol, eu achei estranha a atitude aversiva dela desde o início. Ela não tinha motivos para dizer as coisas que dizia sobre Dylan. Então, pensei logo que era inveja da irmã. Afinal, quem sempre sonhou com um romance de contos de fadas era Carol, mas quem ganhou era Liz. Você também não desconfiaria? 

Falando de Caio, o outro lado do romance, o que luta pela Liz com tanto afinco que chega a dar pena. O rapaz é um verdadeiro príncipe e eu sofri com ele por tudo o que teve que passar para mostrar que ele não era um Dylan. Eu fiquei, a todo o momento, torcendo para a Liz passar a se enxergar como o Caio a via: uma mulher forte, independente e que era maravilhosa e precisava de alguém que a colocasse para cima e não que a prendesse. 

Uma coisa que eu senti muita falta na trama foi a relação das amigas. Liz mora com uma amiga em São Paulo, mas ela não parecia tão próxima da amiga, nem mesmo antes de se mudarem para morarem juntas. E a melhor amiga, a irmã do Dylan, Vanessa, simplesmente some. Como você não fala com sua melhor amiga, ou mesmo ela não o faz, mesmo com o acontecido? Isso pra mim ficou como o grande buraco da trama. 

O livro é, sem dúvidas, para os amantes do drama. A narrativa é bem dramática, e os acontecimentos seguem a mesma linha. Não houve muitas surpresas no decorrer da narrativa, mas o livro é capaz de prender justamente por conter momentos decisivos, que o leitor fica preso em saber se acertou ou não. As muitas páginas não pesam na leitura, fluindo perfeitamente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário