Últimas Resenhas

Leitura Coletiva (Semana 2: Primeiras Impressões): Dramalhama - Larissa Rumiantzeff



Quando Julia decide fazer intercâmbio nos Estados Unidos, ela espera encontrar várias coisas: O onibus amarelo da escola, as líderes de torcida, jogadores de futebol americano e muita Junk Food. Mas ao chegar em Mount Hood, estado do Oregon, ela se depara com uma familia anfitriã em um rancho cheio de animais, inclusive quatro lhamas.Pra piorar, ela fica em um quarto com outras três meninas, e tudo indica que foram escolhidas apenas para fazer trabalhos domésticos de graça. Agora, Júlia terá que passar por cima de suas noções romantizadas de intercambio e de seus preconceitos para se unir às outras intercambistas e sobreviver a esse ano que será tudo, menos monótono.



Júlia é uma menina decidida, articulada e muito centrada. Exceto que quando os "menos favorecidos" estão sendo prejudicados, ela acaba discutindo com um professor e indo parar na diretoria. E justamente no dia do seu aniversário. E é ali que os primeiros passos para a mudança de sua vida são dados, pois é a diretora que sugere à jovem um intercâmbio, com o intuito de ajudá-la a amadurecer. 

Júlia, que sempre foi apaixonada por espanhol, finalmente cede ao inglês, passando à sua mãe a ideia da diretora e, após se programarem e conseguirem um programa que ajudasse Júlia nos Estados Unidos, além de muitas aulas de última hora de inglês, ela parte para "as Américas". 

Só que, assim como a maioria dos brasileiros que conhecem o país apenas pelos filmes adolescentes, Júlia chega lá esperando por muitas festas, líderes de torcida que cometem bullying, assim como os jogadores de futebol americano e, é claro, as divisões de "nichos". Mas não é o que ela encontra. A família que ela fica, por si só, já é diferente. 

O sonho americano parece ameaçado quando Júlia, além das outras duas intercambistas, fazem a maior e mais pesadas das tarefas domésticas, especialmente no que se trata de cuidar dos animais do local. Além do mais, elas precisam dividir quarto com uma das filhas do casal, que parece estar sempre pronta para dizer o que elas conversam e fazem aos pais. Um clima um tanto opressivo, que impede a protagonista e suas companheiras de saírem e até participarem das atividades da escola com mais afinco. 

Em alguns momentos eu fiquei um pouco confusa do tempo que se passa a hist´ória (e ainda estou), porque as meninas não parecem ter celulares, usam discman e veem de forma bem ruim o McDonalds, que, aparentemente, começaram a ganhar espaço no mercado. Mas eu também gostei muito de como tudo acontece de forma devagar, sem atropelar o tempo, a gente consegue se conectar com elas e com seus dilemas. 

Estou ansiosa para saber como Júlia vai lidar com esse intercâmbio, pois ela já está começando a se desesperar e desconfiar que há algo errado com a sua fam´´ília acolhedora. E, sinceramente, eu também! 


Editora: Sinna
Ano: 2019
Gênero: Ficção
Compre em: Amazon | Editora Sinna




10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Que amor essa capa! Esse livro parece ser mesmo muito divertido, só de ler tuas primeiras impressões já fiquei louca para ler. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Eu vi várias pessoas por aí falando desse livro! Eu fiquei apaixonada na capa e no nome e o livro parece ser super fofo e levinho!
    Adorei as suas impressões, me deu Ainda mais vontade de ler, vou até procurar o livro aqui no Kindle, seu post tá lindo!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Fernanda

    Eu gosto dessa abordagem de intercâmbio, é um assunto que sempre gosto de ler pois abre possibilidades pra acontecer qualquer coisa na trama, vou aguardar tua resenha pra saber como foi a leitura.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, a capa e o título desse livro já chamaram a minha atenção. Achei a premissa bem interessante pelo seu post, fiquei curiosa para ler e ver o que mais vai acontecer com a Julia nesse intercâmbio.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro. Parece interessante. A capa é muito bonita tenho que admitir mas a história em si não me chamou muito a atenção mas mesmo assim muito obrigada pela opinião sincera.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa. Gosto dessa questão dele ser um pouco fora de "época" trazendo discmans entre outras coisas. Parece ser bem fofinho viu?! Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fernanda! Veja em que ano o livro foi lançado, tem essa informação lá no comecinho. Parece um livro dos anos 90, já que tem a expressão discman. rsrs
    Achei interessante ter duas lhamas na história, será que terão alguma influência mais pra frente?
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, tudo bem? Achei a proposta da obra bastante interessante, dá uma quebrada nessa linha de romances que estamos tão acostumados, acho que o fato de ser fora de época acaba sendo um diferencial positivo.

    ResponderExcluir
  9. Estou curiosa com esse livro, a premissa dele é diferente e me deixou interessada. Depois conta quando descobrir em qual época o livro se passa porque também quero saber.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Que gracinha de livro, ainda não o tinha visto. Com certeza o leria com facilidade, eu amo histórias adolescentes e sonho em viajar em intercâmbio, com certeza é um livro pra mim <3 Adorei as suas primeiras impressões, me deixou curiosa! Obrigada pela dica.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir