Últimas Resenhas

Resenha: Volte Para Mim

Autora: Paola Aleksandra
Editora: Essência
Ano: 2018
Páginas: 304

* Livro cedido pela editora

Aos dezesseis anos, Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido.
Voltar será como relembrar o passado, a fuga, o medo e as escolhas que precisou fazer. E, enquanto luta para reconquistar seu lugar junto à família, Brianna precisará superar Desmond Hunter, melhor amigo e primeiro amor, que anos atrás ela escolheu deixar para trás.
Volte para mim é um romance arrebatador sobre recomeços, sentir-se inteira e, acima de tudo, confiar no amor.

     Meu amor por romances de época não é segredo para ninguém que me acompanha aqui no blog e, especialmente, me conhece fora daqui. Quando “Volte Para Mim” foi anunciado, especialmente sendo da Paola, uma blogueira que eu já admirava muito, fiquei ansiosa para ler. Infelizmente demorei um pouco para conseguir, mas o importante é que aconteceu e eu estava doida pra vir contar para vocês o que achei dele. Vamos lá?


     “Volte Para Mim” já começa com o retorno de Brianna para casa. Nas primeiras páginas acompanhamos seus sentimentos ao retornar, ao ver a residência que cresceu e que sempre amou. Podemos sentir seus medos, anseios e ficamos nos perguntando, desde já, “por que ela foi embora?”.

"Engraçado como às vezes precisamos abrir mão de tudo o que temos para descobrir o que é verdadeiramente essencial. Assim como a beleza de uma paisagem que só é compreendida quando vista de longe." 

     O clima na casa da família do Duque não é bom. Brianna fugiu de casa e foi para a casa da família de sua mãe, na Escócia, mas apesar das histórias que sempre ouvia quando criança do lugar, ao que tudo indica, a família não tinha tanto contato com a “outra parte”, então, quando a jovem foge, o contato com ela também é quebrado e isso é fortemente sentido quando ela retorna. Brianna precisará reconquistar a confiança de sua família e mostrar que voltou pra ficar.

     Só que o melhor amigo de infância da moça, Desmond, se mostrará como o maior desafio para essa volta de confiança. Ele se sente mal, pois imagina que Brianna não ficará muito tempo, já que anos antes ela escolheu a Escócia como seu lar.

"(...) tenho fé de que o amor suporta tudo, de que só esse sentimento é capaz de curar e perdoar sem esperar nada em troca. Mas também sei que, para isso, ele precisa ser cultivado, regado e lapidado. Se atitudes concretas de companheirismo e cuidado, nenhuma relação suporta mais de uma década de separação forçada." 

     Em meio a problemas em sua família que ela precisa arrumar, confiança e carinho que ela precisa reconquistar, o sentimento jovem que ela tinha por Desmond retorna, causando ainda mais confusão em sua vida já tão turbulenta, mas que se torna necessário para que Brianna perceba onde é seu verdadeiro lar.



     Uma das coisas que mais me encantou nesse livro, depois da narrativa cativante da Paola, foi justamente a história familiar. Brianna não esconde em momento algum o quanto sempre amou sua família e o quanto sentiu sua falta durante todo o tempo. O mistério então se encontra no motivo de, apesar de todo esse amor, ela ter fugido e o porquê de perder o contato com cada um deles.

     A história do passado nos é revelada pouco a pouco, conforme as cartas são mostradas e as lembranças se misturam com a situação que Brianna vive. E são bem verossímeis, apesar de eu achar que ela exagerou um pouco no passado, lembrei que ela era uma adolescente que sonhava e isso tudo auxiliou em sua “fuga”.

"Aprendi que o amor pode ser sentido mesmo com o mar nos separando. Então pode ir para onde quiser e passar quanto tempo desejar longe, Bri." 

     Desmond é um sonho! Ele tem seus momentos bem humano, que faz a gente se irritar com ele, mas que depois compreendemos e nos colocamos no lugar dele e conseguimos entender. E é nesse momento que ele mostra o quão cavalheiro e amigo de Brianna ele é.

     Outra personagem que roubou meu coração foi Malvina, a irmã mais nova de Brianna. Apesar de ela não aparecer tanto quanto eu gostaria (pois ela realmente me conquistou), todas as suas aparições foram de muita autenticidade e divertidas. Fiquei desejando um livro dela.

"Sempre acreditei no poder das palavras. Elas são capazes de curar, construir pontes entre a realidade e os nossos sonhos. Mas ainda assim vejo-me surpreendida pela força do golpe que me atinge quando falo em voz alta e me liberto do sentimento de culpa que por vezes tenta me sufocar." 


     Volte Para Mim é um combo de romance de época, narrativa envolvente, história de família e romance que no derrete; combo esse que dá certo e nos deixa querendo muito mais. Tenho certeza que todos que lerem vão terminar querendo já o próximo livro da Paola, seja ele do mesmo universo ou não.



Classificação:
Gênero:
Literatura Nacional
Romance de Época


13 comentários:

  1. Ah que resenha linda, já quero esse livro :D

    http://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Também amo romance de época e sua resenha me mostrou um pouco do que esperar desse livro que estou cheias de expectativas positivas estou bem intrigada com a Brianna e a sua fuga para Escócia

    ResponderExcluir
  3. Eu fico maravilhada em saber que Paola em seu livro de estreia já escreveu uma obra tao bonita e primorosa, vi o anuncio dela ontem que ja está terminando seu segundo livro, nem li o primeiro ainda! Hahaha

    ResponderExcluir
  4. Também amo um bom romance de época e já tem um tempo que quero ler esse livro e conhecer a escrita da Paola, então não vejo a hora de conhecer Brianna e a irmã que roubou seu coração.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Este livro está algum tempo na minha listinha e estou entre ler ou não ler pois há quem ame e quem odeie haha. Mas eu quero ler para tirar minhas próprias opiniões é claro, e fiquei feliz que tenha gostado, e me animou ainda mais para ler!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu tenho visto muita gente falar sobre esse livro, parece que a Paola esta fazendo sucesso! É um gênero que gosto muito e espero poder ler mais em 2019. Vou colocar ele na minha lista de desejados, espero conseguir ler ano que vem.

    Resenha maravilhosa <3

    bjs

    http://www.alimentopraalma.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Fe, tudo bem?
    Eu acho o trabalho da Paula incrível, mas ainda não tive oportunidade de ler a sua obra. Amei a sua resenha e espero conseguir fazer a leitura futuramente.

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernanda!
    Eu também sou apaixonada por romances de época e estou curiosa com esse. Quando vi a capa a primeira vez eu achei tão estranha, mas depois de ver um pouco mais sobre o livro eu até que gostei dela. A sua resenha está maravilhosa e se eu já estava curiosa com a leitura agora eu estou ainda mais.

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, mesmo não curtindo muito os romances de época, este eu quero ler, sei que a Paola ama este gênero então ela deve ter escrito muito bem. Tua resenha ficou ótima, pude sentir o quanto a leitura te envolveu.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu também adorei esse livro. Duas coisas me encantaram muito na leitura, o crescimento da Brianna (achei linda a jornada e o amadurecimento dela) e a relação dela com a família. Como você, eu também adorei a Malvina e confesso que estou torcendo para a Paola escrever um livro sobre ela.
    Adorei sua resenha e fico feliz por você também ter gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro mas ainda não li, amo romances de época e histórias que envolvam dramas familiares, então, pela sua resenha, tenho certeza que também vou curtir essa leitura.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Como fã de romance de época, acho que irei adorar essa leitura. Ainda não tive oportunidade de ler mas espero mudar em breve. Sempre acompanhei a Paola no booktuber, por isso fiquei bem feliz quando soube do lançamento dela. Adorei a resenha e as fotos <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir