Últimas Resenhas

Resenha: Mochilas + Tutorial para Mochileiro

Autora: Delson Andrade (Broder)
Editora: Independente
Ano: 2007
Páginas: 217

O relato da aventura hippie nos anos 70. A saga de um mochileiro em terras distantes. Este viajante brasileiro, mineiro, maluco, que resolveu desbravar o mundo, lá pelos idos da distante década de setenta. SKOOB.



Olá corujinhas, como tem sido a semana? Voando muito longe? Falando em voar longe, essa semana eu terminei a leitura do livro “Mochilas” do escritor Delson Andrade, mais conhecido como Broder (Sim, é Broder com d). Eu e o Delson a algum tempo atrás nos conhecemos no Taberna, point em BH onde trocamos nossos livros — o dele, Mochilas; e o meu, Apenas 24 Horas.

Mochilas é uma biografia dos anos 70, onde retrata a vida do autor mochilando pela Europa, em uma época onde havia varias dificuldades em ir para fora do país, entre elas: conhecimento e dinheiro.

Delson e seu amigo Mauro, após venderem tudo, ate o seu carrinho velho porem amado, pegaram suas mochilas e conseguiram uma passagem para atravessar o oceano de navio. Ui. Ui que medo de afundar igual ao Titanic, mas relaxem deu tudo mais que certo nesse caminho.

Com pouco dinheiro (quase nada, pra ser sincera), eles atracaram em Portugal, e seguiram caminho rumo a uma conhecida de um amigo, que agora possuía o nome de Fernanda. Com muita sorte a viagem na terra Europeia, começa ai!


Mochilas é um livro que eu li com muito gosto, por ser um relato verídico, que mostra que quando queremos algo, basta regaçar as mangas e trabalhar que tudo dá certo! Delson se tornou um hippie daqueles que nasceram junto ao Woodstock: evento musical, onde se via a luta pelo movimento hippie, drogas, sexo, a moda do jeans e tudo que significa estar no mundo.

Quando você pega a mochila e joga no ombro e sai pelo mundo a fora, você vai em busca de você mesmo e a cada aventura você se encontra um pouco mais.

Bem, é assim que eu me senti quando também mochilei por um curto tempo no Brasil. Breve darei dicas, por que hoje na atualidade existe varias formas de se fazer uma viagem mais segura!

E é tão especial, porque na sua casa, em frente a TV você acha que todas as pessoas do mundo são ruins, e que bom mesmo e você e sua mãe e olha lá! Mas, não é o que acontece quando você começa a viajar, cada lugar que você chega, você encontra uma pessoa genuinamente boa que te estende a mão e te convida para se sentar na sua mesa para comer. É bem cristão se você observar! Haha se formos analisar Jesus era Hippie! Kkkkk.

Bem, assim como Jesus, que andou com todo o tipo de pessoas, lá foi o Broder, encarando o desconhecido, tropicou e levantou para aprender como o esquema funcionava. Foi para Marrocos, voltou quase imediatamente devido estar escrito na testa dele “Sou Turista”. Em qualquer lugar do mundo é a mesma coisa, deu molde dança se não souber navegar!

Voltou para Portugal, foi para França, teve que se virar nos trinta para aprender um pouco de cada língua por onde passava, em especial ficou fluente em franceses, terra onde passou a maior parte do tempo na história. Quando a grana apertava aprendia o que fosse preciso para se manter honesto e ficar na terra amada. Aprendeu a fazer brincos, cinto, trabalhou na fazenda de colheita de uvas para fazer vinho, de maças! Quando era recebido em uma casa ajudava limpando ou como fosse necessário, trabalhou muito o cara! Era tanto trabalho, que não dava metade do capitulo eu já estava suando de cansada só de imaginar!


Viajou para vários pontos da Itália, da França! E de Brasil a Europa, não teve um momento que uma “Rapariga” não caísse na sua lábia de conquistador, é Mineiro né, a gente come quietinho e da um jeitinho em tudo! Cada garota era uma história de paixão quente, de humor e mais emocionante que a outra! Em dado momento pensei, “poxa agora o bicho caiu no laço”, sorte, muita sorte, foram lindos amores!

Com a lábia mansa de Minas fez incontáveis amigos, mas quando era para ser bruto com quem era folgado lá estava o espirito do caboclo para meter o reio em que inventasse moda!
O rapaz que chegou tímido, um pé atrás do outro, se transformou em um homem determinado e livre, talvez seja a magia de Paris. Mas, o fato é que, eu aprendi muito com esse livro. Aprendi a não chorar e não deixar situações difíceis me abaterem, afinal, quem tem coragem de arregaçar as mangas pra trabalhar com força não a porta que se feche, basta estar o mais correto com o mundo e tudo que o universo poder lhe dar, ele vai!



“Quem te boca vai a Roma!” E corujinhas, Broder foi ate para a nossa casa em Atenas (referencia a coruja de Atenas). O livro tem muitas aventuras, mas entre elas, a que eu mais gostei está na página 69:

"— E agora o que eu faço? — deitei-me, olhando para o céu. 

— Nada. Simplesmente fique em silencio."

 Bicho, não deu dois minutos e veio o clarão. Um clarão e um estampido. Parecia que eu tinha levando um tiro de escopeta.  Coisa de segundos. Passou um trem 300 km por hora. Que sensação mais louca. Indescritível a emoção. Os cara se levantaram, Cherri foi até o trilho, pegou a moeda que havia se transformando em chapinha bem fina, pôs em minha mão,  dizendo:

— Para você se lembrar do Expresso Rapid 2001."

A capa do livro é simples, assim como a narrativa coloquial mineira. A leitura e divertida e fluida, você aprende muito e se encoraja bastante. É um guia de primeira viagem, aquele para mochileiro hard das antigas, esse tipo de mochileiro está preparado para qualquer infortúnio. Eu recomendo a leitura, para você ter uma visão bruta da soma de tudo que poderá ver em uma viagem, afinal, tem coisas que não mudam muito, e você tem que esta pronto para o pior sempre em uma viagem assim. Graças a Deus para o Delson deu super certo, apesar dos pepinos que pegou.

Para adquirir o livro do Delson, basta clicar aqui, e solicitar a ele no Facebook.


TUTURIAL MOCHILEIRO XXI MUNDO DOS APLICATIVOS

Hoje em dia, existe formas mais seguras e que mantem sua viagem barata. Estamos na era dos aplicativos! Então vamos a alguns super interessantes para você mochileiro do século XXI? Bem, esses são os que eu usei, que meus amigos mais confiáveis usam também! A maioria e usando no mundo todo.

HOSPEDAGEM:

Worldpackers: Hospedagem em troca de trabalho em hostels, hotéis e Ong’s. Tenho variedade trabalhos, eu mesma já fui para trabalhar na minha área como escritora. Paga uma taxa anual para usar o aplicativo em torno de noventa dolares, e ele é exclusivo para uma pessoa só. Basta ler a especificação do anfitrião e comentário de outros voluntários de como foi a experiencia, se tiver vaga e você tiver o perfil te chamam.

Cald Surfing:  Varias pessoas comuns se escrevem, algumas estão na viagem e procuram um lugar para ficar, outras estão disponibilizando seus lares para os viajantes, nada muito longo, tipo uns três dias a uma semana. Normalmente quem é gringo consegue mais tempo de estadia, porque ai o anfitrião aproveita para aprender a língua da pessoa. Eu já fiz uma viagem assim, quando precisei fazer um evento em outro estado. Eu li a referencia de outros viajantes que passaram pela casa da pessoa, foi super de boa. Pretendo assim que terminar as obras em casa, abrir espaço para viajantes também! O Clad Surfing, e quase grátis, ele tem um número máximo de convites que pode mandar por semana, para ter acesso ilimitado tem que pagar, é em torno de oitenta dólares, mas você pode usar com outra pessoa, tipo se forem casal de namorados ou amigos. Ou seja, muito mais barato!

Acampamento: Se no fim não resta nada, e você tiver em uma situação que precisa, compre sua carraca e acampe no local mais seguro que tiver conhecimento. Sempre conheça bem onde está indo!

Ambos aplicativos dão acesso a varias pares do mundo, não apenas Brasil!

TRANSPORTE

Ah esse é o mais complicado, existe formas seguras de aplicativos, e formas mais mochileiro das antigas que sempre cola:

Blablacar: Acredito que funciona em outros países também. Indo de um lugar distante para outro. Quando é dentro da cidade, use o UBER. Sempre, use aplicativos, evite caronas de estranhos, principalmente se você for mulher. O Blablacar, é uma viagem compartilhada paga, porem mais barata. Uma pessoa se inscreve coloca as referências, muito importante você verificar, de preferencia para quem já rodou antes e tem avaliações positivas. Meu amigo usa bastante!  

ID Jovem: Projeto do governo. Tem que ter entre 16 a máximo 29 anos e sua renda total não pode passar de dois salários, porem iram verificar seus gastos. Você vai no CRAS de sua cidade, faz um cadastro com as informações de todos de sua família é pede o código de cadastro. Pega esse código, instala o aplicativo ID Jovem no celular — tem no PC também, porem no celular é mais rápido — uso o código e cadastra, e pronto, você tem a carteirinha. Com essa carteirinha (virtual ou impressa) e RG, você vai na rodoviária informa que comprar uma passagem para X lugar com essa carteirinha. Eles iram te mostrar desconto de 50% de desconto para quase todos os dias, e dependendo se tiver vagar e do dia chega a 90% de desconto na passagem, porem você não tem muito controle das datas, então muita organização na hora. E esse aplicativo só vale no Brasil de uma viagem estadual para a outra. Ah e a carteirinha te desconto em vários lugares igual carteirinha de estudante! Já usei 3 vezes! É valido para trem também.

Carona: Tem a velha carona de estrada, erguendo a plaquinha ou seguindo os colegas que acabou conhecendo durante a mochilada. Enfim, eu não tenho coragem de jeito nenhum de pegar carona assim. Mas, muita gente arrisca, e isso parece muito mais normal em países como da Europa e América do Norte.
COMIDA:

Durante a viagem: eu faço lanche e levo.
Na cidade: Vai depender se você está hospedado na casa de um novo amigo, ou hostel. De qualquer forma entre em grupos de mochileiros e faça amizade para receber dicas de onde são os pontos mais baratos para fazer compras, e quem sabe ate comprar um almoço. Aqui em BH restaurantes  self services próximo a caetés é mega barato! Em outros lugares, nem tanto! Em Recife onde fiquei por três semanas, eu ia no supermercado atacadão sabe, e comprava muito e gastava pouco! Haha a alimentação muda muito! Sempre faça amigos, um pouquinho de cada vira a festa!

PASSEIOS:

Sempre pesquise as boates que tem dia com entrada free, ou a menor o possível. Procure eventos do governo que são baratos, museus, teatros e coisas afins.

SEGURANÇA:

Todo mundo é seu amigo, mas mantenha o olho aberto sempre! Evite ficar andando com celular na rua ou coisas de valor, use uma parte da grana com você e outra guardada no hostel e outra no banco. Tente usar mais cartão! Não fique viajando na maionese curtindo a cidade (cuidado) olhe sempre se você está sendo seguido ou se tem alguém suspeito perto de você. Use uma ponchete interna que fica dentro da roupa como um cinto para guardar coisas de valor quando estiver na rua. Estou sendo realista, tudo pode dar certo, como deu para mim, mas é melhor prevenir!Sempre saiba onde você está, e como sair dai, sempre tenha um plano B e C, principalmente se é garota!

Peça orientação sempre a outros mochileiros em grupos na net, em especial vá no instagram e procure @destinosqueconheci é um amigo meu que viajou a América do Sul toda e a Europa, se chama Cledeson Luiz, diz que a Fany ou (Charlotte)  indicou, e pergunta para ele o que precisa saber. Ele vai ter o maior prazer em ajudar com informações, e com dicas seguras! O cara é fera e muito gente boa! Haha no hostel tínhamos outro nome, ele era o Juba e eu a Charlotte, doidera essa viagem que fizemos nesse hostel!



VIAGEM DE AVIÃO, SERÁ QUE ROLA GRÁTIS?

Estamos voando alto com esse pensamento, mas tem um jeitinhos aí que nunca tentei.

Milhas acumuladas no cartão de credito, troque por passagem.

FAB: No Brasil, tem como pegar uma carona com a Força Aérea Brasileira, se coincidir deles estarem indo para o lugar que você quer, e tive uma vaga você vai com eles. Bem se você for o primeiro na lista. Kkkk

Ryanair: Companhia aérea na Europa de baixo custo, só que só pode usar uma bagagem pequena para caber dentro do avião. Ou seja, complicou porque levamos muitas coisas, a não ser que você arrume um lugar fixo para ficar e fica fazendo bate e volta para conhecer o pais.

Grupon site de promoções.

Enfim, é isso pessoal! Hoje a resenha veio acompanhada com um tutorial para viajar por ai, por mais que você não consiga usar todos os aplicativos que te apresentei de uma vez, se conseguir usar um e outro você já economiza muito!
Espero que tenham gostado diz ai o que achou, deixe seus comentários, terei um enorme prazer em responder e ajudar se puder!

Gênero
Literatura Brasileira
Biografia
Classificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário