Resenha: Romance em San Marino



- Duologia Romance em San Marino (livro I)

Autora: Lídia Rayanne
Editora: Amazon
Ano: 2017 
Páginas: 511

* E-book cedido pela autora para resenha referente a parceria de 2017.

    Ela havia nascido para ensinar. Ele, para governar. Só precisavam que o destino os unisse…

    Em meio às guerras napoleônicas, a pequena república de San Marino ainda permanece livre com as graças do Imperador Bonaparte. Mas a paz que reina no Monte Titano não se aplica a Ângela Olivério.
    Pressionada por seus pais para aceitar um casamento arranjado, a jovem se pergunta quem em pleno século XIX aceitaria se casar com uma professora cheia de sonhos idealistas.

    As inquietações também não abandonam Marco Casali. Comprometido com a bela Alessa Vicini e filho de um dos governantes mais importantes de sua geração, o galante rapaz se sentia preparado para substituir o lugar do pai no Conselho de San Marino. Isso até o dia em que foi envergonhado diante de seus mais importantes líderes. Como ele poderia se tornar o capitão-regente de um país cuja história e povo mal conhece?

    Depois de um inesperado encontro, Marco descobre em Ângela a mentora improvável de que precisa. Sob a promessa de que ele lhe conseguirá uma audiência com os próprios capitães-regentes, Ângela aceita a missão de instrui-lo nos preceitos da República sem saber que, terrível e irreversivelmente, seu coração seria arrebatado logo por ele — um rapaz destinado à outra garota.

    Mas o que ambos não imaginam é que, à medida que lutam contra o sentimento crescente entre eles, a chegada de dois estrangeiros ameaça a liberdade de San Marino. [SKOOB]

    Como o próprio nome já remete, aqui encontramos um delicioso romance de época. O enredo se passa em 1806 e traz como protagonistas: Marco Casali, filho de um rico e importante membro do Conselho Geral de San Marino e Ângela Olivério, uma jovem inteligente, a frente do seu tempo, vinda de família humilde. Que mesmo vivendo em universos distintos dentro da sociedade vêem seus caminhos se cruzarem em um relacionamento de amizade e aprendizado, com grandes indícios de evoluir para algo mais.

    De modo a evitar escândalos e possíveis corrupções envolvendo o nome de grandes comandantes, em San Marino a política funciona de modo singular, escolhendo dois capitães-regentes para o governo a cada seis meses. Tendo isso em vista e devido ao pouco conhecimento de Marco em relação à política local, o jovem morre de medo de envergonhar o nome da família e decide procurar um tutor para ampliar seu conhecimento em uma área que lhe é tão deficiente.
    E é assim que a engenhosa e decidida Ângela entra em sua vida, o jovem Casali a procura  para que a mesma o ensine tudo aquilo que ela sabe a respeito da política de San Marino. 

    Ângela é uma jovem com poucos predicados estéticos, ela não se importava muito com a aparência (e por isso Marco não acha ela atraente, ninguém chega aos pés da sua amada Alessa Vicini) e jamais concordava com os ideais masculinos da época, onde a mulher servia apenas para cuidar de sua casa e dos filhos. A garota tinha inúmeros argumentos sobre a importância da mulher na sociedade, assim como na política. Ela, com muito custo mantinha uma pequena escola, onde ensinava os pequenos a magia da leitura e contra a vontade dos pais, ela não tinha a mínima intenção de se casar tão cedo, ainda mais com um pretendente arranjado. Ela queria casar-se por amor, encontrar um companheiro que apoia-se seus sonhos e deixa-se a moça continuar dar suas amadas aula.

    No início essa relação parecia estar fadada ao fracasso, pois Marco se mostrava um tanto presunçoso e arrogante, preocupado apenas com seus interesses. Ângela não gostava nem um pouco das atitudes do rapaz, mesmo com boa aparência ele a irritava constantemente. Mas com o tempo, o jovem Casali foi mostrando que embora não entendesse nada de política, ele era uma amigo confiável e carinhoso para com sua professora e seu irmão mais novo, o pequeno Augusto.

    A relação entre os dois jovens vai evoluindo até que torna-se claro como água que esses sentem muito mais que uma amizade inocente, mas embora apaixonados torna-se muito complicado para ambos revelarem seus sentimentos. Será que com todas as diferenças sociais, o casal irá ter forças para levar esse relacionamento a outro nível? 


    Quem me conhece sabe que romances não são minhas leituras preferidas, mas confesso que quando gosto fica difícil desgrudas da obra. No início foi difícil me apegar, a leitura parecia não fluir...mas com o passar dos primeiros capítulos logo essa situação mudou completamente. 

    Nessa história temos um relacionamentos diferente da maioria dos romances (onde os personagens mal se conhecem e se apaixonam loucamente...tudo muito rápido e inexplicável), a relação entra Ângela e Marco vai sendo construída aos poucos, um dia de cada vez, através de diálogos e convivência. Acho que isso foi o ponto alto para que eu me envolvesse tanto com o enredo. 

    Outro aspecto interessante da obra é a inserção de fatos históricos que realmente aconteceram, como o período onde a Europa vivia inúmeras guerras ao comando do imperador Napoleão Bonaparte. 

    E mesmo se tratando de uma época onde a mulher era privada de muitas atividades e estava destinada a se casar com um homem o qual muitas vezes nem conhecia e a cuidar da família, cozinhar e lavar, nesse enredo conhecemos grandes mulheres...a própria Ângela se mostra uma jovem de pulso firme que luta pelos seus ideais, além de ser tutora de um homem (quem poderia querer os conselhos de uma mulher?) e Nelita, a prima maluca de Ângela, que mesmo sendo contrária às ideias da prima consegue conquistar o leitor.  

    Os personagens são bem construídos, com personalidades distintas e cativantes...mesmo os antagonistas conseguem de modo primoroso agradar o leitor, embora dificultem a felicidade do casal principal. 

    A obra apresenta muitos mistérios que deixam o leitor curioso e apreensivo...querendo algo mais, pois muitos serão revelados somente no próximo livro.


    A obra é narrada quase exclusivamente em terceira pessoa e apresenta termos da época em francês e italiano. O enredo é dinâmico e agradável, despertando a curiosidade do leitor.

    A diagramação é boa, dificilmente temos problemas nesse quesito quanto se trata de uma obra digital. A capa é linda e casa perfeitamente com o conteúdo.


    É impossível não se apaixonar e deixar-se envolver pelo relacionamento entre Marco e Ângela, o carinho entre o casal vai crescendo aos poucos e você vai torcendo para que eles consigam revelar seus sentimentos um pelo outro, embora enfrentem inúmeros problemas e conflitos.

    Essa é uma obra para aquecer o coração do leitor, arrancar suspiros e por mais incrível que pareça, mesmo se tratando de um romance, temos aquele amor terno e sem malícia...livre de interesses. 

    Para quem quer passar momentos agradáveis e conhecer um livro com algo mais no conteúdo...super recomendo essa leitura! Eu mal vejo a hora de ler o desfecho e acredito que quem se aventurar também vai ficar louco de curiosidade.


Classificação

Gênero
Aventura
Entretenimento
Romance

28 comentários:

  1. Oi, Raquel. Eu já tinha visto esse livro e algum lugar, mas ainda não havia me interessado por ele. Gostei da tura resenha e fiquei curiosa com a obra.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Adorei sua resenha e gostei muito de saber mais sobre o livro, apesar de que romance de época não é o meu gênero favorito (eu realmente não gosto, rs) e esse com mais de 500 páginas acredito que não seja o melhor para começar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e me parece ser um romance bem leve e envolvente, estou precisando de leituras assim ultimamente. Dica anotada, muito obrigada. E sua resenha está ótima.
    Bjos, Bia! 💋

    ResponderExcluir
  4. olaaaaaaa
    Já me apaixonei pela história somente oela sua resenha. Tenho tantos ebooks pra ler mas vou colocar esses dois na frente. Adorei a resenha, faz com que a gente queira ler na hora.Bjus

    JIs Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Que resenha mais maravilhosa! *o*
    Você captou toda a essência da história, fico feliz que ela tenha te surpreendido <3

    ResponderExcluir
  6. parece ser legal esse romance,. eu n sou mt chegada em romance mas adorei a resenha do seu, bjss acho q vou anotar na minha lista

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já fui leitora assídua de romances de época, faz tempo que não leio nada assim.
    E que bacana que vc que não é muito chegada a romances, encontrou nesse fatos interessantes.
    Gostaria de ler!
    Parabéns pela resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Romance de época não é meu forte, então vou indicar às amigas que curtem. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Parece uma história bem interessante, fiquei curiosa para conhecer mais esse casal. Acho que pode ser uma leitura que vou curtir bastante, ainda mais com as diferenças sociais entre os dois.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel!
    Que história gostosinha de ler.
    Sou fã de romances de época então certamente me agradaria a leitura. O fato de ser duologia também me chama atenção, pois séries muito longas tenho evitado.
    Obrigada pela dica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel,
    Ainda não li esse livro, mas, diferente de você, sou a louca dos romances. Fiquei bastante animada com a personalidade da Ângela, acho que precisamos de mais personagens com as ideias dela, sabe? Beleza não é tudo. E, apesar de imaginar por quais caminhos a história vai trilhar, acho que é uma leitura que vale à pena ser feita e, portanto, vou anotar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiii Raquel tudo bem?
    Essa realmente parece ser uma ótima pedida de leitura para quem curte o gênero, eu não sou muito chegada, mas sei de amigas que adorariam, então indicar para elas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Apesar de eu não curtir o gênero proposto pelo livro, achei muito interessante o modo que você conduziu a resenha. Com certeza deve dar bastante vontade de ler para quem gosta desta temática. Boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
  14. Oi Raquel tudo bem?
    Eu gosto bastante do gênero mas confesso que são poucos os que me conquistam. Não conheço a autora e nem o livro, mas irei dar uma oportunidade futuramente na leitura!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Desde que esse livro foi lançando foi uma explosão de divulgação, vejo essa capa em vários lugares, eu até gosto de romances de época, mas o feeling que me faz ler um livro ainda não foi despertado em relação a essa história. Entretanto, esse livro é uma boa dica para quem gosta do gênero, li comentários muito bom como o seu.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Até gosto de romances, mas os de época não chamam muito minha atenção. Por esse motivo, acho que não leria esse livro.
    Acho o enredo dos livros do gênero bem parecidos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Raquel! Adorei a trama e agora estou louca pra ler esse livro. Romance de época é comigo mesmo. rsrs
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas achei a capa bem bonita.
    Gosto bastante de romances de época, mas confesso que não fiquei muito animada a fazer essa leitura, pois a ambientação me tira da zona de conforto, então acabo não tendo muito interesse por hora.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Sempre vejo a divulgação deste livro no meu Ig e fico mega curiosa quando a trama. Sou apaixonada por romance de época e confesso que li bem menos do que gostaria, ainda mais se tratando de nacional. Espero em breve fazer a leitura e me apaixonar por Marco e Ângela.
    Adorei a resenha, apesar de conhecer o livro de vista não sabia do que se tratava.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Desde o lançamento desse livro que eu estou curiosa para leitura, mas ainda não consegui encontrar tempo para poder ler, mas a cada resenha que leio fico mais ainda ansiosa espero logo conseguir, amei sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oie
    que legal que gostou tanto apesar de naõ ser muito o seu gênero, não é o meu também pois não curto romances de época mas com certeza fiquei curiosa depois de ver tantos fatos sobre a história, parabéns pela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Raquel!
    Romance já não é um dos gêneros que mais gosto - leio, mas não é tudo que eu gosto. Romance de época então é um romance que não curto.
    Não conhecia a obra, mas, por esse aspecto, não me interessei por ela.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, já tinha visto outra resenha dessa obra e achei bem interessante, mesmo que não faça meu gênero de leitura. Gosto dessa coisa histórica, pois torna a história totalmente diferente. Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Raquel,
    Já vi que irei gostar muito da leitura, pois tem mistério, o que eu adoro e é um romance de época. Eu apenas estranhei ela ensinar política para ele, realmente não é comum para a época. Parabéns pela resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi! Não conhecia a obra, mas achei a premissa bastante interessante.
    É importante colocar a figura feminina como forte e determinada a partir dessas épocas, pois mesmo depois de séculos, há ainda muita desigualdade de gênero.
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia o livro, mas gosto muito de Romance de época, apesar de eles terem uma certa formula haha vou anotar o nome pra minha lista
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  27. Amo esse tipo de romance,já está naminha lista adorei. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Ahhh eu amo romances de época, e tô muito louca pra ler esse! Amo quando o romance entre o casal vai sendo construído aos poucos. Que bom que mesmo não sendo um gênero favorito seu, vc gostou!

    Um beijo, Pri

    ResponderExcluir