Resenha: Para Sempre Minha Garota

Autora: Heidi Maclaughlin
Editora: Charme
Ano: 2017
Páginas: 272

*Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2017.

    Não era para eu ser um rock star. Minha vida já tinha sido toda planejada para mim. Jogar futebol americano na faculdade. Entrar para a NFL. Me casar com minha namorada do colégio e viver feliz para sempre com ela.

    Parti o coração de nós dois quando falei que estava indo embora. Eu era jovem. Tomei a decisão certa para mim, mas a decisão errada para nós. Coloquei toda a minha alma na minha música, mas nunca a esqueci. Seu cheiro, seu sorriso.
    E agora eu vou voltar.
    Depois de dez anos.
    Espero que possa explicar tudo isso, depois de tanto tempo.
    Ainda quero que ela seja para sempre minha garota.

“Para Sempre Minha Garota” é um livro que logo pela sinopse a gente sabe que vai ser fofo. E posso adiantar que ele não decepciona nisso. Meu primeiro contato com ele foi através do trailer do filme que estreia nos Estados Unidos no ano que vem (ainda sem data no Brasil). Mas não precisa ficar com medo, pois pelo trailer já pude notar que a história conta com algumas mudanças lá.

O livro é narrado por Liam e Josie, nossos personagens principais. Ele, um cantor famoso, que construiu a sua carreira através de seu egoísmo, deixando todos que fizeram parte de sua vida para trás. Liam se arrepende todos os dias pelo caminho que traçou, mas não da sua escolha principal: ele ama a música e ela é o que não mudaria.

Mas Liam sabe, agora, que mudaria como chegou a fazer o que ama. Ele sabe que se pudesse, mudaria o fato de ter deixado para trás a sua garota, a pessoa que ele mais amou, que mais o amou e que mais o entendia. Por isso, vemos hoje como ele se tornou uma pessoa um tanto triste, mesmo fazendo o que ama. Liam não tem nenhuma pessoa com quem divida a vida ou mesmo a amizade. Desde que deixou Josie, ele se tornou uma pessoa fechada e triste, pelo menos em relação a seus sentimentos. Mas, ao mesmo tempo, acreditava que ela já estava bem sem ele, que ela sempre ficaria melhor sem ele e, por isso, nunca voltou. Pelo menos não até aquele ano.

“Abandonei a única coisa importante que eu tinha na vida porque fui egoísta o suficiente para pensar que não precisava dela e que ela ficaria melhor sem mim.” (pág. 73)

O melhor amigo de Liam na época do colégio sofre um acidente e seu falecimento é o que faz o astro do rock voltar para sua pequena cidade. Ele se sente em divida com o amigo, que tentou manter contato consigo, mas ele não permitiu por causa dela. Ele se sente em dívida com a família que o amigo deixou e por nunca ter dito o quanto aquela amizade lhe era importante. E assim, mesmo com receio de encontra-la, Liam vai para o funeral do seu melhor amigo.

Enquanto isso, vemos Josie tentando ser forte para uma amiga que perdeu o marido. Ali apenas houve perdas, inclusive para ela, já que em seu pior momento foram Mason e Kethelyn que ajudaram a mulher a se manter firme. Apesar disso, Josie não está sozinha. Ela tem o seu atual noivo, Nick, e seu filho para apoiá-la nesse momento.

Mas o que era tristeza apenas por um motivo se torna uma confusão. Quando Liam chega na cidade, ele não só e o assunto do momento, como também a tempestade que faz tudo o que era estável se balançar. O relacionamento de Josie, as amizades e até a relação dela com o filho. Tudo muda com a chegada de Liam. Os segredos cultivados durante os dez anos que se passaram voltam a tona lentamente, revelando que nem um dos lados é completamente errado nessa história e os sentimentos, há muito adormecidos (ou não), ressurgem com força total.

“Nunca pensei que veria o garoto que roubou meu coração e depois não o devolveu. E não sei se quero que ele o devolva.” (pág. 60)


Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi como a autora conseguiu retratar a situação familiar. Seja a Josie com o filho e o noivo, seja as gêmeas que perderam o pai, tudo é mostrado com tanta realidade na história que é impossível não se encantar com como a história é contada.

Porém, não nego que cheguei a ter raiva de Liam em alguns momentos por conta de seu egoísmo. O próprio personagem sabe que é egoísta, mas em determinadas situações ele se sente no direito de cobrar determinadas coisas que são apenas consequências das escolhas dele. Isso me deixou bem desconfortável... Pelo menos até eu entender o que realmente tinha acontecido para ele e para Josie na história.

“Nunca deixei de amá-la e a ausência me fez amá-la ainda mais. Sou apaixonado por Josephine Preston desde que me lembro e agora estou atrasado demais.” (pág. 108)

É difícil imaginar um homem amando a mesma mulher, mesmo em sua ausência, durante dez anos... Ainda mais depois de abandoná-la para seguir o próprio sonho. Mas Liam é assim e mesmo sendo difícil imaginar, é com isso que ele acaba se mostrando um personagem amável e bem mais profundo do que o esperado.

O relacionamento dos dois tinha tudo para ser estilo gato e rato, como dá a entender que vai ser no início, mas Josie nos surpreende se mostrando uma mulher madura e que foi capaz de seguir em frente e perdoá-lo muito antes de assumir o que sentia (ainda) por ele. Gostei muito disso porque não foi um romance desenvolvido no meio da raiva, foi  no meio da construção da confiança e, por que não dizer, da amizade.

Confesso que por conta dos comentários que li, passei uma parte do livro esperando por um clímax arrebatador, porém ele foi um singelo, como toda a história. Fofo e encantador. Não é um livro que me tirou do chão de empolgação, mas é recomendadíssimo se você está naquela fase de ressaca literária, buscando algo para te ajudar a sair dela.


A diagramação da Charme está lindíssima e também não encontrei erros. A leitura é rápida e fluida, além do mais, para quem ama um bom romance, desses capazes de fazer a gente sorrir e torcer para o casal, é certeza que “Para Sempre Minha Garota” pode se tornar um xodozinho.

“Nunca pensei que veria o garoto que roubou meu coração e depois não o devolveu. E não sei se quero que ele o devolva.” (pág. 60)


Classificação

Gênero
Literatura Internacional
Romance
Ficção
Drama


16 comentários:

  1. Não conhecia o livro <3
    E muito menos que viraria filme. Porém pela sua resenha, imagino que deve ser uma leitura prazerosa. Gosto quando o autor/autora aborda problemas familiares =D

    Anotei a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia este livro, mas parece ser uma estória muito fofa... Lembra-me um livro que li onde os personagens também ficaram afastados por um tempo e depois se reencontraram.. Ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda!
    Confesso que passei algumas partes da sua resenha para não pegar spoilers pois estou lendo nesse momento esse livro e estou na metade.
    A história tem se apresentado envolvente e bem fluida. Liam é uma força da natureza e as crianças estão dando um tom bem bacana na leitura.
    Espero que o final seja lindinho e me ganhe.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oiie
    Em geral, adoro romances assim como você descreveu, que nos fazem sorrir e torcer pelo casal, então acredito que posso gostar bastante desse livro. Fora que adorei a capa e amo estórias com rock stars, turnês, músicas, etc kk Amei sua resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante quando a ficção é tão bem elaborada que fica pertinho da realidade, isso relamente encanta e faz a leitura ser leve, fluida e envolvente. Dica anotada.

    Feliz Natal.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nao conhecia a estória, mas pareceu ser bem envolvente. Gosta quando autores conseguem descrever as situações de forma que a gente se sinta envolvido no enredo. Confesso que personagens egoístas me da um pouco de raanço. Sou super seguidora de leituras rápidas, esse romance seria um dos que leria com certeza.

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  7. Adoro enredos que o amor é construido em meio a amizade. Suas bases acabam sendo mais fortes e verdadeiras...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não conhecia, mas não é o tipo de livro que me chama a atenção, já enjoei de livros doces. Mas, ainda assim, é uma ótima dica pra quem procura algo leve...

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Sou apaixonada por romances, então com certeza gostaria de conhecer esse casal, e quando o casal fica bastante tempo sem se ver, fico mais ansiosa ainda para saber como tudo vai acabar entre eles! Vou colocar esse livro na minha listinha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu não me interessei pela leitura desse livro, estou cansada de certos clichês do gênero e esse negócio de minha garota pra cá, minha garota pra lá, me dá nos nervos de tanto que autores do gênero usam. Mas gostei da sua resenha e acho que para quem ainda não enjoou a leitura parece ser muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  11. 'É difícil imaginar um homem amando a mesma mulher, mesmo em sua ausência, durante dez anos' concordo com você, queria saber como isso acontece, guardar um amor por tantos anos.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece cheio daqueles pequenos clichês que gostamos e às vezes saturam. Se ele for bem trabalhado, dá pra ler de boa. Não sei ainda se lerei o livro, mas chamou minha atenção. Por enquanto fica como dica.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Olá, como vai?
    Não conhecia o livro e muito menos sabia do filme. Mas essa capa é muito linda. <3 Parece ser um livro bem fofo, para descontração. Ás vezes tudo de que precisamos é uma história assim. Dica anotada. Um beijo e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Que bacana que vai ter adaptação! Não sabia dessa obra até ver sua resenha e gostei! Parece ser bem escrita e envolvente. Vou atras do trailer tbm!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  15. Awnn parece ser um romance muito fofo mesmo! Estou curiosa para saber como será o reencontro desse casal e como eles irão lidar com os sentimentos há muito tempo guardados. A sua resenha está ótima. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda sua linda, tudo bem?
    Acho a capa do livro lindíssima e estou muito animada para que o filme chegue logo aqui. Estou curiosa para saber minha reação, será que irei gostar dele? Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir