Últimas Resenhas

Resenha: O Concerto


Autora: Juju Figueiredo
Editora: Independente (Amazon)
Ano: 2020
Páginas: 242
Gênero: Literatura Nacional, Ficção, Romance


* E-book cedido pela autora, para resenha, referente a parceria de 2020

Tudo começou em Veneza.Dois jovens se apaixonaram perdidamente, jurando que ficariam juntos para sempre. Mas as coisas não saíram como o planejado e eles se viram no meio de uma trágica separação.Antonella De Angelis é focada naquilo que mais ama fazer, que é tocar, pianista de sucesso, tem se dedicado inteiramente a sua carreira, mas isso não significa que esqueceu o único homem que habitou em seu coração.Giovanni Mancini leva consigo marcas de um amor que nunca foi capaz de esquecer. Hoje, trabalha constantemente naquilo que mais ama, a música.Porém, 14 anos não foram capazes de apagar o que sentiam um pelo outro e agora eles precisam voltar aonde tudo começou e encarar o passado.Um convite inesperado.Um reencontro com o passado que pode fazer feridas se abrirem.Um concerto que pode mudar suas vidas.Afinal, o que acontece quando duas almas que vivem da música são colocadas para tocarem juntas mais uma vez?

Antonella se tornou uma pianista famosa; Giovanni um belo e renomado violinista. O passado os afastou um do outro e de sua cidade natal, Veneza, mas o presente tem outros planos. O primeiro passo foi voltar. O segundo, foi se verem. Mas o maior dos caminhos é enfrentar o passado e tudo o que eles sempre sentiram, e suas mágoas. 


Antonella e Giovanni cresceram juntos em Veneza, a cidade do amor. Eles estudaram juntos na escola de música dos pais de Giovanni e onde o avó de Antonella trabalhava. Poucos anos de diferença um do outro, e que não impediram um amor de surgir desde a adolescência

Porém, esse amor foi sufocado e desiludido muito rapidamente, quando Antonella saiu de Veneza jurando nunca mais amar daquela forma, desiludida com Giovanni e ele, após ter o coração partido, jurar que ia esquecê-la e nunca mais a ver. Mas, é claro, em algum momento o destino os faria se verem e quando o momento chegou, não só a mágoa estava presente, como também o sentimento sufocado nos últimos 14 anos.

Eles precisariam se confrontar, mas muito mais do que isso, confrontar o passado e tudo o que simplesmente enterraram nos últimos anos. Palavras não ditas, explicações não dadas e um amor, que ainda ardia em seus íntimos. Haveria, depois de tudo isso, uma chance para amar?


"O Concerto" é aquela história que nos conquista por conta da narração, da trama e da música. A autora conseguiu misturar tudo de forma tão maravilhosa, que eu estava presa em suas palavras assim que iniciei a leitura, e por esse mesmo motivo que não consegui parar até finalizar o livro.

Antonella e Giovanni são duas pessoas magoadas, e pessoas magoadas costumam não ser muito racionais. Desde o início eu percebia que faltava uma conversa para resolver o passado deles, mas a verdade é que mesmo na vida real, essas conversas não costumam acontecer. Eles foram, pra mim, extremamente reais nesse problema do passado. 

Eu não fiquei surpresa com o que aconteceu com eles, mas eu fiquei com o motivo do que aconteceu. Acho que de tudo que eu poderia esperar, o que houve era a última das coisas. A autora conseguiu me enganar direitinho jogando o foco para o acontecimento e não para o motivo. 

Além do mais, dá para perceber que a pesquisa feita sobre os instrumentos que os personagens tocam foi fundamental para compor as cenas dos dois. Eles não tocam apenas para ficar como profissão esquecida. A música está presente nas cenas e até mesmo no envolvimento deles. É simplesmente encantador! (Juju, cadê a playlist?)

A diagramação do livro também está linda e, apesar de eu ter encontrado alguns desvios gramaticais e erros de digitação, não foi nada que tirou a beleza e o envolvimento da narração da autora e sua emocionante história. 



12 comentários:

  1. Olá!

    Mesmo já imaginando o desfecho da obra, fiquei curiosa para saber o que levou o casal a se separar. Adoro romances e fiquei feliz por você ter gostado desse ^^

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O livro não tem um final imprevisível, mas ele é muito emocionante. Impossível não se apaixonar pela história deles. Espero que consiga ler em breve.
      Obrigada pelo comentário!

      Abraços

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Ahhh, que história linda! Não conhecia o livro ainda, mas fiquei louca para ler, mesmo já sabendo que tem um final um tanto previsível. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda.

    Através da sua opinião, o livro parece ser bem cativante e deve reservar grandes emoções. Eu fiquei bem curiosa para lê -lo. Vou adicionar na lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Não li ainda este livro, nem conheço a autora. Eu adoro tramas que trazem a música, então acho que leria facilmente. Vou procurar para ler, com certeza. Apesar de ser um romance hétero, coisa que não tenho mais lido com tanta voracidade, fiquei interessada. Obrigada pela dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É muito gostoso quando a gente encontra uma obra em que a autora realmente se aprofundou na pesquisa para poder dar mais embasamento para a obra, né? Nao conhecia a obra mas só de saber que ela segue exatamente a linha que eu amo, já me deixou super animada.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Gosto quando apesar do clichê temos algumas surpresas boas. Enredos do estilo geralmente já sabemos que vai acontecer, porém a meiuca é que tem que trazer algo inovador né?! Não conhecia a obra, porém fiquei super curiosa, até porque achei a capa super linda! Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Ah achei interessante o final ser diferente do esperado, creio que torna as coisas melhores. Gosto bastante de romance então com certeza gostei da dica.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fer! Eu não conhecia o livro e gostei da sua resenha, a premissa da obra me deixou bem interessada e acho que eu poderia gostar bastante da leitura também. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e nem a autora, mas duas coisas despertaram o meu interesse. A primeira é o fato da música ser tão presente na trama e não apenas a profissão dos personagens como algo secundário. Além disso, eu amo romances em que os personagens têm um passado e se reencontram anos depois. Acho que romances assim costumam ser mais intensos. Pela sua resenha, acredito que vou amar, ainda mais pelo fato de serem personagens tão reais.
    Amei a dica e vou adicionar na minha meta de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. 14 anos!!! Esse tempo todo e o sentimento ainda persistiu? Gostei. Nunca li nada da autora, não é uma premissa que me atrai, mas ultimamente sinto vontade de sair da minha zona de conforto. Eu imagino como a história vai seguir hahaha, mas fiquei com vontade de conhecê-los melhor.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bem?

    Anotei a dica porque parece ser mesmo um tipo de leitura que gosto de ler, amo histórias de amores antigos que são vividos no futuro.

    ResponderExcluir