Últimas Resenhas

Resenha: A Noiva do Barão


- Série Família Davon (livro 1)
Autora: Simone O. Marques
Editora: Ler Editorial
Gênero: Ficção; Literatura Brasileira; Romance
Ano: 2018
Páginas: 204
* E-book cedido pela editora para resenha, referente a parceria de 2019.

    Um romance medieval que vai encantar você!

    Robert precisava cumprir uma missão simples: escoltar a noiva do irmão, o Barão William Davon. Porém, ele não poderia imaginar que aquela mulher o faria questionar sua lealdade e colocaria em risco sua honra e sua vida.

    Lisbeth Phillips nunca teve o amor da família. No entanto, não esperava que o pai fosse capaz de dá-la em casamento a um Barão de fama terrível, apenas para se redimir da traição ao rei. O que ela não imaginava é que o homem encarregado de levá-la a seu funesto destino roubaria seu coração. [SKOOB]

    O romance em questão se passa na Inglaterra, no ano de 1304. De início conhecemos Robert Davon, um jovem de família de grande importância perante o reinado do Rei Eduardo. Com os pais já falecidos, Robert tem total devação ao irmão mais velho e braço direito do Rei, o Barão William Davon. Mesmo com a má fama do irmão ao tratamento das donzelas locais e sua astúcia diante dos grandes exércitos do Rei, Robert tem muito respeito por William, e o irmão confia plenamente que o caçula é melhor a melhor opção para escoltar sua noiva.
    A notícia pega Robert de surpresa, uma vez que o irmão jamais demonstrara interesse em matrimonio com qualquer jovem que se envolveu. Mas William revela que essa foi uma exigência do Rei Eduardo, com intuito de perdoar possíveis traidores acusados de conspiração contra seu reinado. Sendo assim, o Barão de Davon deve se casar com a filha mais velha do Barão D'Tanis, um de seus vassalos que conspiraram contra o rei.   

    Lisbeth Phillips perdera a mãe ao nascer, o que somado ao fato de ser uma menina, deixou seu pai bastante infeliz, o mesmo casou-se novamente e com a nova madrasta viera duas outras meninas, completamente diferentes de Lisbeth, que cresceu sendo desprezada pela família. Devido ter sangue escocês, vindo de sua mãe, a jovem sofreu durante toda a vida com ofensas da madrasta e de suas duas filhas gêmeas.
    Lisbeth nunca recebera amor da família e jamais almejaria um casamento repleto de sentimentos felizes com um pretendente rico, isso, devido aos falatórios maldosos os quais era submetida, e as previsões da velha Mirza em relação ao seu futuro que também não ajudavam a reverter seu possível destino malfadado. 

    "Um homem vai aparecer em sua vida, mas para que você viva, terá de morrer... Um homem poderá perder a cabeça por sua causa, e isso não significa que irá se apaixonar... Cuidado com aquele em quem confia."

    Lisbeth cresceu junto à criadagem e ficou muito próxima de Anton, um jovem camponês local que nutria por Lisie bem mais que uma inocente amizade. No dia em que Robert chega à propriedade D'Tanis, Anton se declara para Lisbeth, que para infelicidade do garoto não sente o mesmo e foge das investidas do amigo, que a beija a força. 
    A jovem corre pela chuva, ferida e enlameada, quando se depara com Robert que oferece ajuda. Lisie fica encantada com  a beleza e gentileza do desconhecido, e envergonhada de sua situação, não revela ao cavalheiro que é uma das filhas do barão. Mesmo assim, Robert logo descobre que a bela jovem de cabelos avermelhados que conhecera sob circunstâncias é a noiva do irmão, a quem veio buscar.

    Lisie não se sente feliz na casa onde vive, e mesmo não sendo o que mais almeja na vida (se casar com um completo desconhecido, de fama terrível), se anima com a ideia de partir para longe de uma família que não a ama.
    Robert fica completamente irritado com o modo como a madrasta, o pai e as irmãs tratam Lisie, e resolve partir com a moça o mais breve possível. Com a correria da partida, Lisie não consegue dar a devida atenção ao ferimento que adquiriu durante a fuga da tarde anterior e começa a ser tomada por uma terrível febre causada pela infecção. 
    A situação da jovem só piora e Robert resolve leva-la as pressas para Sunset, onde possui uma bela propriedade destinada à plantação de uvas. Lá a noiva do Barão recebe os devidos cuidados médicos e passa a conhecer um pouco mais sobre a família Davon, desde a triste perda da mãe de forma trágica até a verdade por trás dos boatos sobre o mais velhos dos dois irmãos Davon.
    A estadia em Sunset se estende e com o passar dos dias, Lisie se vê cada vez mais encantada por Robert, sentimento que é reciproco. Eles ficam cada dia mais próximos que até os empregados começam a perceber o modo carinhoso com que conversam. Todos comentam que seriam o casal perfeito, se não fosse pelo compromisso de William para com o Rei.  
    O Barão de Davon está prestes a chegar em Sunset, buscando informações do que teria acontecido com sua noiva. Tanto Rovert quanto Lisbeth sabem que a união da jovem com Willian é necessária e o descumprimento de uma ordem do Rei seria motivo de morte perante tal traição, mas ambos não conseguem mais lutar contra o sentimento que vem crescendo a cada novo dia.


    Eu que não sou fã de romances fiquei encantada com essa obra, Simone O. Marques presenteia os leitores com uma história envolvente, leve e de rápida fluidez. Impossível largar antes de saber o desfecho.
    A leitura me proporcionou sentimentos diversos e extremos...você se apaixona pelas atitudes de Robert (ele é mesmo um príncipe!) e morre de ódio da família mesquinha de Lisbeth. A leitura é uma verdadeira montanha russa de emoções, alguns capítulos, que por sinal foram escritos de forma clara e dinâmica, eu me angustiava com as situações apresentadas e tenho que confessar que chorei em diversos momentos.

    Tem gente que afirma que romance de época é muito clichê, sempre mais do mesmo...mas essa obra, mesmo tendo alguns elementos clichês, do gênero, consegue prender o leitor e dificilmente alguém acabará a leitura falando mal do que leu. A história é tão fofa, os personagens carismáticos e a descrição dos lugares e paisagens são de tirar o folego...quase impossível de não se apaixonar por essa obra. 



    Claro que o clímax da leitura fica em torno de saber qual a atitude que o Barão irá tomar ao descobrir que o irmão caçula se apaixonou por sua noiva (a qual ele nem conhece). É muito drama para o meu coração aguentar...você fica apreensivo a cada diálogo entre os personagens. Willian tem um temperamento muito mais forte que o irmão, ele é um guerreiro, comandante de exércitos, uma mente estrategista e mesmo com os boatos que o cercam, ele também sabe ser encantador.
    O leitor fica na expectativa pelas decisões de Willian e como Robert e Lisie irão dar rumo a suas vidas dali em diante, sabendo que a felicidade de ambos estão agora presas às mão do Barão.


    Quanto a edição, não posso falar muito sobre a obra física, pois li a versão digital, mas quanto a capa, ela é incrível, simples e cumpre com o propósito do gênero do livro, acho que combinou bastante. A diagramação é o ponto alto da editora, sempre comento isso...pois adoro o tamanho e a escolha das fontes. Acredito que isso torna a leitura mais fluida e confortável.
    Essa semana fui agraciada com a notícia do lançamento do segundo volume da série e já pude perceber que vai seguir o mesmo padrão de estilo de capa.


    Recomendo a leitura para você que é fã do gênero e até para aqueles que não são...
    ...saia da sua zona de conforto e descubra algo mais além, leve e encantador!


Avaliação


2 comentários:

  1. Olá que resenha maravilhosa, eu quero muito ler este livro, ainda não tive a oportunidade, adoro romances e acredito que seria uma ótima leitura com intrigas familiares e tudo mais.

    ResponderExcluir