Últimas Resenhas

Resenha: Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei


Autor: Paulo Coelho
Editora: Rocco
Páginas: 236
Ano: 1994

Numa história de amor estão os mistérios da vida. Pilar e seu companheiro conheceram-se na infância, afastaram-se na adolescência, e - onze anos depois - tornam a se encontrar. Ela, uma mulher que a vida ensinou a ser forte e a não demonstrar seus sentimentos. Ele, um homem capaz de fazer milagres, que busca na religião uma solução para os seus conflitos. Os dois estão unidos pela vontade de mudar, de seguir os próprios sonhos, de encontrar um caminho diferente. Para isto, é preciso vencer muitos obstáculos interiores: o medo da entrega, a culpa, os preconceitos. Pilar e seu companheiro resolvem viajar até uma pequena aldeia nas montanhas - e trilhar o difícil caminho de reencontro com a própria verdade.

     Este livro começou já sendo um desafio, pois eu realmente nunca me interessei pelos livros de Paulo Coelho, apesar de ele ser um autor muito consagrado. Quando Desafio 12 Meses Literários propôs que lêssemos nesse mês de julho um livro que foi lançado no ano que nascemos, eu relutei bastante, mas acabei embarcando nessa e escolhendo esse livro tão famoso do autor. Vamos ver o que achei?

     “Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei” conta a história de dois amigos que se corresponderam durante onze anos após a separação. Isso aconteceu ainda na adolescência, mas a amizade continuou forte e o sentimento carinhoso nunca morreu. Porém, em determinado momento da história, eles têm a chance de se reencontrar.

"É preciso correr riscos, dizia ele. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça."

     O amigo de Pilar — que não descobrimos o nome em momento algum do livro! — está no seminário, porém, diz que a ama e está em busca de respostas para esse sentimento e para esse futuro. Seria possível ele viver com sua fé inabalável, fazendo milagres, pregando ao mundo e, ainda assim, estar com ela? Pois ele sempre a amou e renegou esses sentimentos, até que notou que isso não era mais possível.

"O amor é sempre novo. Não importa que amemos uma, duas, dez vezes na vida - sempre estamos diante de uma situação que não conhecemos. O amor pode nos levar ao inferno ou ao paraíso, mas sempre nos leva a algum lugar. É preciso aceitá-lo, porque ele é o alimento de nossa existência. Se nos recusamos, morremos de fome vendo os galhos da árvore da vida carregados, sem coragem de estender a mão e colher os frutos. É preciso buscar o amor onde estiver, mesmo que isto signifique horas, dias, semanas de decepção e tristeza. Porque, no momento em que partimos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro. E nos salva."

     E durante muito tempo, por conta de experiências passadas, Pilar reluta contra os próprios sentimentos, mas embarca em uma viagem ao lado desse amigo, conhecendo mais do mundo que ele faz parte, das crenças dele e, mesmo sem perceber no início, reavivando sua própria fé. Mas ela precisará escolher entre sua vida regrada e fácil de controlar, ou uma vida ao lado do homem que sempre amou, mas impossível de saber o caminho.


     Eu tinha uma ideia sobre os livros de Paulo Coelho, sempre achei que eles eram mais “autoajuda” do que qualquer coisa, por suas sinopses mesmo e esse foi um que parecia ter um enredo. Bem, eu não descarto a ideia que o livro tente passar uma lição de autoconhecimento e reflexão, pois é claro a cada parágrafo da história isso.

     A personagem Pilar me irritou em diversos momentos, pois estava claro, desde o início, o que ela sentia, mas como a narrativa é feita sob o ponto de vista dela, acompanhamos seu processo de negação, descobrimento e entrega. Inclusive, sua descoberta para a relação com Deus e o amor, que é presente em todo o livro.

"Aquele que é sábio, só é sábio porque ama. E aquele que é tolo, só é tolo porque pensa que pode entender o amor."

     Achei também alguns trechos bem confusos, pois os personagens falavam de um assunto e, de repente, a cena mudava para algo completamente diferente. Tive a impressão que os personagens eram do tipo que se distraíam com facilidade, e depois, como se lembrassem do que falavam antes, voltassem pro assunto de forma igualmente repentina. No início, isso me deixou muito confusa.

     Porém, aos que gostam de livros reflexivos, tenho certeza que esse será um prato cheio. Aqui, nenhuma religião é realmente adorada, pois ele fala da descoberta do relacionamento com o ser superior (que eles associam a Deus por ser o que eles conheceram na infância), independente de cultura. E isso foi um ponto positivo para mim. Assim como as frases que compõem o livro. É difícil escolher um quote que seja o meu favorito, pois muitos foram os que me chamaram atenção.

"Deus é o mesmo, embora tenha mil nomes; mas você precisa escolher um nome para chamá-lo."

     Acredito que “Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei” é um livro para quem gosta de leituras reflexivas e com uma história por trás, pois ele tem todos os elementos para nos fazer pensar na vida ao final de sua leitura e, até mesmo, durante ela.



Classificação:

Gênero:
Literatura Nacional
Romance
Autobiografia



18 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu gosto bastante de livros reflexivos, que nos passam uma lição, mas não gosto muito quando esse lado "autoajuda" tira o foco da história em si. Não é um livro que eu tinha vontade de ler, porém depois de ler tua resenha penso que talvez eu dê uma chance à ele algum dia.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Tudo ótimo e com você?
      Confesso que eu não sou muito fã de reflexão acima da história, como eu comentei sobre esse livro, mas acredito que é algo que para quem gosta de reflexão, é um excelente livro. As mensagens nele são maravilhosas, isso não dá pra negar. Espero que, caso goste!
      Obrigada pela visita!

      Abraços,
      Fernanda

      Excluir
  2. Olá
    Eu tenho um pé atrás com os livros desse autor, mais esse parece interessante pois falar sobre amizade mais como eu sei que não vou ler nada dele passo a dica

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem ?
    Não li nada do autor e confesso que ele nunca me chamou atenção mais talvez eu vá gostar do livro quem sabe mais no momento irei passar
    Gostei de saber do seu ponto de vista e fiquei contente que você tenha trazido sua opinião .


    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro a muito tempo, nem lembro exatamente do que se trata, mas acho bacana que voce tenha dado uma oportunidade a ele porque vejo Paulo Coelho como um autor muito reconhecido lá fora mas pouco explorado no Brasil, o que é uma pena.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Já tentei ler algo do autor e realmente não é pra mim.
    Gostei da mensagem abranger um tudo acho importante isso.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor,mas não são livros que me interessam,por esse motivo passo a dica.
    Gostei da sua opinião pelo livro,e dos quotes que você trouxe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nada do autor, mas tenho uma enorme vontade. Eu não conhecia esse livro e adorei a sua dica, acho que pode ser uma ótima leitura e eu gosto bastante de obras assim reflexivas. Enfim, adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  8. Achei muito bonito o livro trazer essa reflexão sobre acreditar e conhecer algo superior sem defender religião, bem legal! Apesar de muitas pessoas criticarem o autor, dele quero muito ler "Verônica Decide Morrer", pois acho o título bem interessante. Infelizmente o enredo desse não me agradou tanto.
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Eu tentei ler dois livros dele, uns famosos, mas não funcionou comigo, por isso desisti de ler Paulo Coelho. Mas ele realmente alcançou uma fama muito grande, inclusive internacionalmente, então, para quem o curte pode ser uma dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nunca me interessei pelos livros do autor, e nem foi tanto pelas críticas que fazem, mas lendo sobre as histórias nenhuma realmente me chamou a atenção. Ainda quero dar uma chance e ler algo dele, mas ainda não sei por qual começar. rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Eu confesso que nem tento pois sem que não é minha praia mesmo. Sei do renome do cara, e acho que até tem um público que gosta mesmo do que ele faz, mas não é para mim mesmo. Também seria um grande desafio e um dos mais complicados. Por isso deixo a dica passar, mas ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adoro Paulo Coelho, adoro mesmo. Ainda não li esse livro mas tenho interesse em conhecer. Todos têm esse lado reflexivo, em maior ou menor grau, mas confesso que meus preferidos são os que têm o lado mago dele mais presente.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Minha mãe é fã do autor e tem todos os livros dele,mas eu não li nenhum até hoje, só assisti o Veronika decide morrer para não pegar o livro,acho que para quem não acompanha o autor , a leitura tem que ser na hora certa e também querer ler,senão fica arrastado. Mas que bom que mesmo relutante vc conseguiu terminar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre gostei dos livros do Paulo Coelho. Tinha uns 15 anos quando li o primeiro, o famoso alquimista. De lá para cá, foram vários outros, assim como releituras. Já tem um bom tempo que li este é justamente o que gosto são as reflexões e a não imposição de uma religião.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  15. não sou fã de paulo coelho hoje em dia mas confesso que ainda me vejo parando e refletindo quando ouço/leio algo dele.

    ResponderExcluir
  16. eu só li um livro dele ate hoje e confesso que gostaria muito de ler mais, porque elerealmente me surpreendeu
    ele é do ttipo que tudo que escreve nos toca

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Nunca li nada desse autor, até já tentei, mas a leitura não funcionou, não me sinto atraída a ler suas obras, não é o estilo de leitura que normalmente consumo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir