Resenha: Luxúria

- Série: Herança de Sombras (livro 1)

Autora: Juliana Bizatto
Ano: 2016
Páginas: 400

* E-book cedido pela autora para resenha referente a parceria de 2016.
    Samantha cresceu nos luxos e tradições de sua família e, desde cedo, aprendeu a não fazer perguntas. Ela não precisa saber o que aconteceu ao seu pai, ou por que a Vozinha não permite que as garotas saiam em noite de lua cheia, ou ainda entender a razão pela qual nenhuma Hoffer jamais morou fora da ilha, quanto menos saiu da cidade de Tormento. Ela não precisa saber, apenas obedecer.
    Porém a obediência se põe a prova quando Benjamin aparece em sua vida. Benjamin, com sua insistência, com seu charme e com sua tendência a aparecer sempre no momento em que ela mais precisa. De repente o certo parece errado, e o errado... irresistível!
    Samantha e Tormento não sabem, mas as suas vidas jamais serão as mesmas. [SKOOB]

    Em 'Luxúria' damos início a série 'Herança das Sombras' e conhecemos uma família bastante peculiar e intrigante. A família Hoffer é a principal responsável pelo giro de capital de toda Tormento, o que faz seus integrantes, ou melhor, suas integrantes bastante conhecidas e ricas, isso porque a família atualmente é composta somente por mulheres.

    A história é narrada em primeira pessoa por uma das adolescentes da família, Samantha, uma garota de 16 anos que vive com sua mãe e irmã, juntamente com duas tias, quatro primas e uma avó, todas isoladas em uma ilha a qual leva o nome da família.
    Logo no início da obra conhecemos cada uma das jovens Hoffers e suas principais características. Ao começar com as gêmeas, Regi e Sy, as mais velhas com 18 anos, que fazem os meninos suspirarem por onde passam. As irmãs Luci e Mônica, a primeira é uma garota muito animada, mas que vive em pé de guerra com seu namorado Rodolfo; a segunda não é só a melhor amiga de San, mas também uma jovem bem estilosa que foge dos padrões estereotipados pela sociedade, a jovem vive se lamentando por não encontrar seu príncipe encantado e é a mais antenada com as fofocas locais. Barbara é a irmã mais nova de San, romântica incorrigível e também a caçula da família.
    Samantha é bastante singular quando comparada às suas parentes, todas altas, loiras e lindas, ela se sente diferente, seja pelo seu estilo mais comportado ou sua paixão pelo
 surf, mas é difícil não enquadra-lá no grupo, pois ela é uma Hoffer e isso não é pra qualquer um. Muitas garotas de Tormento matariam para fazer parte do grupo, mas como ela mesma diz, é quase impossível, as Hoffers são as "patricinhas" do colégio, por onde passam são notadas e admiradas, seja por sua beleza ou pela quantidade de dinheiro que possuem, elas sempre são a grande atração da festa.

    Sam tem um namoro de longa data com Martin, o filho único e mimado do prefeito de Tormento. Eles estão juntos desde sempre. No início Martin era um menino doce e carinhoso, mas Sam foi notando algumas mudanças no namorado com o passar dos anos. Vindo de uma família de políticos e vivendo cercado de "amigos" interesseiros, Martin foi mudando seus modos, principalmente a maneira de lidar com os sentimentos de Samantha. A garota era seu objeto, tendo que atender todas as suas vontades, mas com o tempo Sam ia percebendo que não era somente o namorado que estava mudando, como ela também, seus amigos não eram mais os mesmos e ela passava os dias fugindo do namorado no colégio para não ter que aguentar suas conversas e assuntos desinteressantes, na verdade ela não sabia se ainda o amava ou se estava com ele por puro comodismo. 
   
    Por morarem fora do continente, as jovens precisam diariamente se deslocar por transporte marítimo para poderem frequentar a escola, irem a restaurantes, lojas e festas. E é justamente em uma dessas pequenas "viagens" que a vida de Sam começa a tomas novos rumos.
    Ao voltarem das férias escolares, quando o barco das meninas está atracando no pier, Samantha percebe estar sendo observada por um jovem de olhos verdes próximo a uma Dodge Ran preta, e sua surpresa é ainda maior quando ao chegar no colégio descobre que o garoto é o novo aluno do 3º ano do qual todos estão falando. O recém chegado acaba de se mudar de São Paulo junto com sua irmã mais nova Tamisa e seu pai Marcos (que por coincidência irá trabalhar na empresa da família Hoffer).

    As primas mais velhas de Samantha logo travam uma guerra disputando quem irá ficar com o novo "boy magia" da escola e se surpreendem com o desinteresse do garoto por elas (o que nunca aconteceu antes...pois todos queriam tê-las). Ben, como era conhecido entre os amigos, na verdade estava interessado em Samantha e começa a investir sem dó na nossa protagonista. No começo, San se irrita com o garoto, achando-o metido e insuportável, e ele consegue mesmo mexer com a cabeça dela, sempre deixando-a irritada por zombar de sua coordenação e falta de equilíbrio (pois San está sempre caindo) e até apelida a menina de marrentinha, o que a deixa ainda mais furiosa.
    Mas mesmo com todas as intrigas envolvendo os dois (claro que tanta implicância iria darem alguma coisa), Samantha não consegue negar que Ben mexe com seus sentimentos, mas até que ponto ela estaria disposta a arriscar seu namoro estável com Martin para embarcar em um novo relacionamento incerto?

    Com o decorrer do enredo vamos ficando a par de alguns mistérios envolvendo muitos dos personagens da história. Benjamin, com seus sumiços repentinos e desculpas esfarrapadas; Tui, um surfista fofo e melhor amigo de Sam (competindo fortemente com Mô) que nutre um amor secreto por uma das primas dela; e os segredos envolvendo toda a família Hoffer que estão relacionados com a duas principais regras impostas pela matriarca da família (regras que não devem ser descumpridas de maneira alguma): As meninas devem sempre permanecerem juntas e sempre voltar para casa, não importando o estado no qual se encontrem. 
    Entre seus segredos, a Hoffers também tinham uma misteriosa tradição de não deixarem a ilha aos domingos, mas como em toda família, sempre existe uma "ovelha negra" e nesse caso, essa era Sam, que descumprira por duas vezes as regras e as consequências vieram da forma mais lamentável possível...se a expressão "castigo vem a cavalo" é mesmo real, a prova viva era Samantha.


    Dentre as muitas coisas que me fizeram gostar tanto da obra posso destacar o enredo...o modo como tudo é ambientado e como San descreve desde a características de Tormento, como a rotina das primas, é bem envolvente. Confesso que tive muita dificuldade de me desapegar dessa leitura, li a obra em menos de 36 horas (isso intercalando com outros afazeres), queria saber o que iria acontecer no final...e chorar para que a autora lance a continuação o mais rápido possível. 
    Gostei muito de conhecer a personagem central mais a fundo, pois a forma como ela mesma descreve-se, não só fisicamente mas sobre seus sentimentos, é difícil não gostar dela. Ela nutre uma paixão inexplicável pelo mar e pelo surfe, sente muita falta do pai, vive em pé de guerra com sua mãe (que não conseguiu superar a morte do marido) e é extremamente fiel à família...amor incondicional mesmo. Sua amizade com Tui é uma mas mais fofas que já vi na literatura, eles são mais que confidentes, não julgam um ao outro e respeitam suas decisões (por mais eradas que possam parecer), mas sempre tentam fazer com que o outro encontre o melhor caminho para lidar com as adversidades que surgem em seus caminhos.

    Eu favoritei a obra sem pensar duas vezes, mas não consegui dar 5 estrelinhas (isso dói no meu coração). Isso porque, embora tenha adorado a união das meninas, achei a maioria delas fúteis demais, elas não tem ambição profissional, não ligam para os estudos, isso porque sempre foram ricas e belas. Eu não sei vocês, mas se eu fosse "podre de rica" eu iria passar a minha vida fazendo todos os cursos que tenho vontade...conhecimento nunca é demais (e como eu sempre falo...ninguém pode tirar de você!).
    Acho que elas poderiam aproveitar melhor o dinheiro da família e não só sair por ai gastando com roupas, carros e baladas. Elas só pensam em serem jovens e lindas, arrebatarem o maior número de garotos que conseguirem (isso vale para as gêmeas), nenhuma sonha em ser algo mais que uma Hoffer

 

    A obra traz muitos momentos de descontração, mas também, alguns para abalar o coração dos leitores (é eu chorei! Pra variar...). Os mistérios fundamentais da obra eu só descobri no epílogo, e estou chocada até agora. O ritmo do livro frenético, daquele que consegue tirar o sono e matar o leitor de curiosidade, no começo eu achei que não iria conseguir me acostumas com a quantidade de personagens...muitos nomes e personalidades distintas, mas foi só no início da obra mesmo, depois fui me envolvendo com a obra e queria que a mesma tivesse mais 400 páginas.
    Com uma escrita fluida e bem elaborada, gostei muito da diagramação, mesmo tendo lido aversão digital (quero minha versão impressa!), achei que a fonte colaborou bastante com a dinâmica de leitura. A capa é simples e bonita, como eu gosto...nada de informações excessivas e desnecessárias para confundir o leitor.

    Se você está procurando um livro diferente, com personagens marcantes, intrigas, romance e muito mistério...super recomendo essa obra! Deixe-se envolver por Luxúria, venha conhecer um pouco mais da família Hoffer e assim como eu, ficar ansioso pelo próximo volume.

Classificação

Gênero
Romance
Fantasia

25 comentários:

  1. Gosto tanto quando um livro nos desperta emoções, e parece que com esse é garantido. Ainda não conhecia, por isso vou anotar a indicação e vou pesquisar mais. Espero ter a oportunidade de ler, bjooooo

    ResponderExcluir
  2. Que emocionante essa resenha! Quantos detalhes!!!! Poxa, me senti honrada com tanto cuidado ao descreve-los e com o carinho que vc citou meu livro! Fiquei emocionada mesmo!! 😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  3. Oi, Quel..

    Achei até interessante a premissa, mas ainda ficou um pouco de dúvida sobre fazer a leitura dele ou não.
    Quantos livros são nessa série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee, serão 9 livros (�� eu sei kkkk), mas juro que não é enrolação, cada livro tem uma história a se contar, nem sempre Sam e Ben serão o maior atrativo da trama. Qualquer dúvida estou aqui ����

      Excluir
  4. Olá tudo bem?
    Eu amei esse livro, a forma como a Ju abordou o tema de modo natural, conduzindo as situações e a vida de Samantha e as primas foi genial! O segredo no final do livro também é maravilhoso! Me deixou com água na boca para o próximo. Fico feliz que também tenha gostado.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Já li uma outra resenha da obra e também era bem positiva.
    Confesso que ainda não conheço a escrita da autora, mas estou muito tentada a fazer a leitura assim que possível.
    Sam parece ser uma personagem cativante e fiquei curiosa para saber o que irá acontecer entre ela e Ben e porque ele se sente tão atraído por ela ao invés de demonstrar interesse em relação às primas. Dica super anotada.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  6. Poxa Quel, eu tenho bastante curiosidade em realizar a leitura desse livrinho e fico feliz que tenha trazido a resenha para nós, no qual despertou muito meu interesse, achei o enredo trabalhado fascinante!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oie amore,
    Que capa mais interessante né... Ao ler sua resenha confesso que me atrai pelo livro e anotei a dica aqui. O que mais me chamou a atenção é o fato que você mencionou que tem momentos que meche com o coração do leitor. Adorei sua resenha!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Amei sua resenha e quero ler o livro logo!
    Tantas perguntas, pq não pode sair da ilha aos domingos? E o fato da superficialidade de alguns personagem que vc cita, talvez seja justamente uma mensagem ou a autora colocou propositalmente para que se encaixasse em todo o contexto, sei lá posso tá fando bobagem , vou ler pra falar com propriedade! srsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi Quel, ao mesmo tempo que é ótimo quando pegamos uma leitura que não queremos largar, ao mesmo tempo é terrível, pois não conseguimos tirá-la da cabeça para fazer mais nada. Não li ainda, mas estou anotando esta dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas me parece um livro muito bom de ler. Adoro romance, mas fantasia não faz muito a minha praia. Vou anotar a sua dica para uma leitura futura. Amei a resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Olá!


    No inicio achei que este liro se tratava de uma distopia. Por se relatar ilha, regras, mistérios. Mas creio que não é o caso. Gostei da resenha, será uma dica que vou anotar.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já tinha visto esse livro por ai mas não fazia ideia de qual era atrama e gostei bastante do que você descreveu, mesmo com a questão da futilidade das personagens. Na verdade essa característica aguçou minha curiosidade em relação ao livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie, Amei o seu blog, eu já tinha anotado essa indicação hahaha e amei a sua resenha, me deu mais vontade ainda!!! beijosss

    ResponderExcluir
  14. Oi Quel, tudo bem?
    Não conhecia a obra e parece ser muito boa. pelo menos foi isso que sua resenha passou! Não pretendo ler no momento, mas a dica está anotada, para leituras futuras! Parabéns pela resenha e por incentivar a literatura nacional!

    ResponderExcluir
  15. Oi Quel,
    Já conhecia o livro de vista, acho essa capa muito bonita, mas não sinto vontade de fazer a leitura. Ao que posso notar pela sua resenha e por outras que li, a autora se valeu de vários elementos da receita de sucesso de yas fantasticos, tipo a mocinha que vive caindo e com baixa auto-estima, entre outras coisas. Ja curti muito livros assim, mas hoje em dia não me atraem mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia o livro ainda, mas adorei saber suas impressões sobre ele, ainda mais por se tratar de uma obra envolvente e cheia de mistérios. Pena que você achou as personagens fúteis e não conseguiu classificá-lo com 5 estrelas...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Nossa a premissa parece ser bem instigante. Essas histórias que tratam sobre famílias, sempre são as melhores, e por isso gostei demais do que é mostrado. Talvez o que me deixe um pouco com pé atrás é idade dos personagens, mas posso relevar se a leitura for ótima. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro e nem a série! Parece ser interessante, quem sabe futuramente não dou uma chance para essa história?

    ResponderExcluir
  19. Gostei da temática, mas concordo com vc: uma história na qual as personagens não possuem ambições e ficam só querendo festas e luxo é meio desanimador. Eu também aproveitaria muito ara conhecer pessoas e lugares diferentes, aprender culturas distintas e agregar mais conhecimento em minha vida.

    Gostei do seu resumo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Já li uma outra resenha desse livro e fiquei muito curiosa com a história.
    A sua só me instigou mais.
    Todo esse ar de mistério me deixou louca! uahuhuahua
    Dica mais que anotada!!

    beijinho!

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. IHEIUHEUIH algumas pessoas devem achar estranho, mas também já favoritei livro que não teve 5 estrelas. Assim como já dei 5 estrelas pra livro que não foi favoritado. Vá entender :P
    Bom, o livro definitivamente não faz meu tipo e saber que as meninas são assim tão fúteis só fez com que eu tivesse certeza disso. Meu deus se eu fosse rica eu teria uma biblioteca gigaaaaaaaaaaaante e não sairia de casa tipo nunca kkkk

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Abril você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Nossa, o mistério iria me deixar louca hahaha! Achei legal que apesar disso te momentos de descontração!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. O nome e a sinopse são intrigantes...
    E a cor da capa é linda!
    Vou me lembrar dessa dica.

    Bjs

    Pipoca com Café

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu não conhecia o livro e fiquei muito curiosa com a história Sam deve ser uma menina bem alegre e aventureira já que gosta de surf. E esse novo menino! Deve ter algum mistério envolvendo ele. Gostei dessa trama de suspense e se tiver oportunidade vou ler o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir