Resenha: Azeitona


Autor: Bruno Miranda
Editora: Editora Planeta
Ano: 2016 
Páginas: 352

*Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2016.

Sinopse
    Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.

    Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. 

    Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.

    O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.

    O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares. [SKOOB]

    Ian é um típico garoto de 16 anos, ele divide seu tempo entre cursar o segundo grau, dar aulas de tênis para crianças e ajudar sua irmã com a empresa de festas que a mesma dirige. Iris é sua única parente viva a qual não deu no pé, ele mora com ela, que está grávida de aproximadamente 3 meses e foi acompanhando-a em uma de suas visitas rotineiras ao médico que Ian se meteu na grande enrascada de participar de um programa de tv, o qual acompanha a repentina mudança na vida de adolescentes ao descobrirem precocemente que serão pais.

    Tudo não passa de um terrível engano, pois Ian não tem namorada alguma, sendo assim como poderá ser pai? Mas ao saber da quantia irrecusável que o programa está disposto a pagar aos participantes o garoto começa a se interessar pelo assunto. 
    Ian tem diversos motivos para querer participar do tal reality, 1º. Sua irmã está grávida, ela dedicou-se durante toda vida cuidando de Ian, pois o pai deles os abandonou e a mãe morreu quando Ian era muito pequeno, Iris até adiou um sonho antigo de terminar a faculdade pensando no bem estar do irmão mais novo; 2º. Eles moravam de aluguel e pretendiam comprar uma casa, pois logo o bebê chegará e o namorado de Iris também irá morar com eles; 3º. Eles não tem muita grana, mesmo com as festas e as aulas particulares, no final do mês não sobrava muito para caprichos e regalias, o telhado precisava ser reformado assim como toda a casa que já era bem antiga.
   
    Assim, Ian resolve participar do programa e arrasta sua colega de classe, Emília, a qual ele não tinha nenhuma intimidade, para essa tremenda furada. A garota que não tinha um relacionamento muito bom com os pais, principalmente com a mãe, vê na proposta do colega um pretexto para conseguir dinheiro e poder cair fora de casa. Mas mal sabem eles na enrascada a qual estão se metendo, pois além de não estar grávida, Emília tem um namorado, o qual dará muito trabalho durante toda a trama. Eles ainda contam com uma produtora totalmente histérica, câmeras seguindo-os por toda a parte e consultas inesperadas ao médico...será que eles vão conseguir levar essa mentira até o final?


    Tenho que confessar que solicitei o livro com bastante receio, no mês não tinha muitos títulos que me interessavam, então, mesmo evitando a febre dos "livros de youtubers", resolvi arriscar e conferir esse tão falado 'Azeitona'.
    Primeiro é claro que fiquei bastante feliz por não se tratar de uma autobiografia...tipo "O povo acompanha o canal do sujeito (no geral galera, não se trata especificamente do Bruno Miranda, autor desse título em questão), ele vive falando dos seus gostos, seja por livros, músicas, marcas, maquiagens e companhia ilimitada, ai você corre comprar um livro pra saber da vida da pessoa? Eu particularmente não gosto desse tipo de leitura, então quando me deparei com um romance, algo fictício eu já me dei por satisfeita.

    Segundo, eu me surpreendi com a narrativa encontrada, adorei os diálogos, sem contar que a ideia central da obra é bem maluca e engraçada, onde já se viu uma pessoa entrar em um reality sobre gravidez nem estando gravida? E não só a ideia absurda de Ian, mas Emilia aceitar a proposta sem ao menos ser amiga do garoto...são ou não doidinhos da cabeça? Isso é o que deixa o enredo ainda mais divertido. Personagens embarcando em uma situação completamente desfavorável onde tudo é incerto, podendo quebrar a cara no final.
     Como eu disse, a narrativa é muito boa, o que faz com que o enredo tenha uma dinâmica adequada, ou seja, você não consegue desgrudar da leitura...quer saber logo o que vai acontecer com os personagens.

    Quanto aos personagens, gostei bastante de Ian e sua relação com a irmã mais velha, o carinho de um para com o outro era lindo e faz com qualquer um entenda o quanto Ian quer ajudar Iris e seus motivos para embarcar em um "Titanic", onde a única coisa certa era a iminência de uma catástrofe.
    Já em relação a Emília, no começo não conseguia sentir simpatia pela garota e quando a história caminhava para a reta final fui ficando cada vez mais apreensiva e pegando bronca das atitudes da garota.

    Durante a trama o leitor passa por sentimentos distintos, hora é engraçado, hora é dramático ao ponto de fazer você chorar de angústia...sim, eu chorei! (não tenho vergonha de falar o quando um livro me deixa sentimental, kkk). Isso é um ponto positivo para Bruno, que por se tratar de seu primeiro romance, já conseguiu me fazer passar por um turbilhão de sentimentos.



    Falando um pouco sobre a diagramação, tenho que ser franca e dizer que não curti muito a capa, sei lá...o título é sugestivo à temática, você irá entender isso quando ler a obra, assim como eu que fiquei encafifada tentando descobrir o porquê de 'Azeitona'. Já quanto aos detalhes, eu não consegui gostar tanto...eu já não curto tanto amarelo e aquela característica meio abstrata, com aqueles olhos enormes, sei lá não gostei tanto (lembrando que essa é a minha opinião, o livro é do Bruno e ele escolhe, junto com a editora, aquilo que lhe convém). Mas aquela lombada...eu me apaixonei pela cor, adoro tons de roxo e suas derivações <3
    O livro apresenta ótima fonte com espaçamentos adequados, assim como o tamanho das letras, tudo para proporcionar uma leitura mais agradável. A cor das páginas é a queridinha dos leitores, em um tom mais amarelado que não faz você forçar tanto a vista, adoro!



    O saldo dessa leitura foi bem positivo, ainda mais para um livro de autor iniciante o qual já apresenta um tema bastante original e divertido. Assim fica fácil recomendar essa leitura, algo rápido e descontraído...pude compreender o porquê de todo o burburinho envolvendo 'Azeitona'. Estou no aguardo para conferir as próximas publicações de Bruno Miranda e me surpreender ainda mais.

Classificação

Gênero
Jovem Adulto
Romance
Comédia
Drama


20 comentários:

  1. Oi Quel, tudo bem? Não conhecia o autor nem o livro. A sinopse me deixou curiosa e sua resenha me convenceu a embarcar nessa leitura. Obrigada pela dica. Anotadinha aqui. Bjs
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Por enquanto a única coisa que mais me intriga no livro é o título, acho curioso e gostaria de saber o porquê.
    Eu como você tenho receio e ainda não li nenhum dos livros de youturbes, a tal história de autobiografia que não curto muito. Mas, enfim, tenho visto críticas boas com esse então não descarto de uma vez, se tiver a oportunidade posso arriscar.
    Sua resenha ficou ótima.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de ler Azeitona justamente para poder falar que livro de youtuber pode ter sim, desde que traga algo de bom para o mundo com isso :D O livro do Eduardo Cilto também é bem falado e quero conferir.

    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    nunca tinha escutado nada esse livro, mas o título é, no mínimo, curioso.
    E a sua resenha me fez ter vontade de ler, haha.
    Ficou muito boa!
    Beijos.
    http://leituravorazblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Aparentemente, Bruno Miranda é um youtuber? Se você não tivesse dito, não saberia! Achei a temática desse livro bem interessante, não sei se faz o meu estilo, mas gostei dessa proposta do reality show sobre grávidas. Deve ser hilário!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Que legal! u já tinha visto a capa desse livro e pensado que história doiiida ahahah Mas nem sabia que era de youtuber (tbm corro) e me pareceu uma história bem diferente e engraçada. Ao contrario de você gostei da capa rs Mesmo não ligando muito para amarelo tbm. bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, achei a premissa desse livro diferente dos outros que já li e vi, e achei interessante e sua resenha instigou a minha curiosidade. Confesso que no começo fiquei com receio por ser de um youtuber, mas depois de ler sua resenha, percebi que esse livro é diferente dos outros youtubers, que tem conteudo, tem historia, por isso, vou dar uma oportunidade. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Tenho a mesma sensação que você quanto a livros de YT... Muitos deles já se sabe o que se precisa saber ao acompanhar os videos e tal. E eu também não curti muito essa capa...
    Mas, ao ler a resenha fiquei pensando que por ser ficção pode valer a pena dar uma chance. e parece que até vou encontrar coisas que me agradam.
    O livro está na lista, mas como divido os pedidos com minhas colunistas, vou deixar para solicitar no caso de nenhuma querer nenhum livro no mês...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel! Gostei da história do livro, não sabia que seria uma história tão legal assim. Fiquei curiosa para ler e nem sabia que o autor era youtuber. Amei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Quel, assumo que em um primeiro momento achei sua resenha enorme mas respirei fundo e decidi ler com atenção. Fui surpreendida por um texto gostoso de ler e cheio de opinião argumentadas. Parabéns pela leitura e por compartilhar suas impressões conosco.
    Concordo com você sobre a capa, ela não me convenceu nem despertou minha curiosidade. Assim como você também não entrei na febre dos Youtubers, mas achei o máximo você se aventurar por essa leitura e ser surpreendida positivamente.
    Gostei de saber um pouco mais sobre o enredo. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. Há um certo tempo eu assistia aos vídeos do Bruno, mas já faz muuuuito tempo que não entro no canal dele.
    Confesso que não fiquei tão tentada a conhecer a obra, apesar dos bons argumentos que você trouxe sobre os pontos positivos, ainda assim não parece ser uma história que me envolva da forma como espero.

    ResponderExcluir
  12. Oi Quel, que bom que você gostou. Eu confesso não me interessei muito pelo livro, apesar de já ter lido boas resenhas sobre ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, Quel! Que surpresa essa resenha! Não conheço o Bruno e nem conhecia o livro. Achei diferente ver um youtuber publicar um livro que não seja sobre sua vida e também achei divertido o tema do livro. Acho que iria gostar de ler Azeitona! ;)


    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  14. aahahah eu tbm choro muito quando uma leitura me toca, normal.te entendo :P
    já tinha ouvido falar do enredo de Azeitona mas não curto YA,raramente leio algum... mas confesso estar intrigada com o título 'azeitona' hehehe
    bj...

    ResponderExcluir
  15. Olá Quel, é a primeira resenha que leio desse livro, mas desde seu lançamento ele não me chamou atenção, mas não descarto a possibilidade de ler um dia por que gostei da sua resenha. Bjkas

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Gosto muito quando um youtuber demonstra que é muito mais daquilo que aparente e vem com um livro maravilhoso como esse para a gente. Eu estou morrendo de vontade de ler e acredito que ficaria um pouco de receio mesmo se eu não tivesse visto tantas opiniões positivas.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Raquel, eu também meio que fujo de livros de youtubers, mas confesso que achei a premissa desse bem legal e super leria.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Já tinha visto o livro nas redes sociais, mas como o título e a capa nunca me atraíram, não sabia do que se tratava. Lendo sua resenha que fiquei sabendo do que se trata e que o autor é um youtuber. E assim como vc me interessei por não ser biografia. Ele parece mesmo ser divertido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oii,

    Que ideia louca! Parece interessante. Também gostei de saber que os personagens não são riquinhos. Vai entrar pra minha listinha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, também nao gosto de autobiografias de youtubers, e quando vejo alguns fazendo a diferença e lançando livros de ficção eu acho mara, mesmo ainda não tendo lido nenhum.
    o livro realmente parece ser super divertido, mas realmente não entendo porque a emilia topou participar disso, q loucura

    ResponderExcluir