Resenha: Ano 2500 - Um Novo Mundo


Co-ordenação: Rô Mierling
Autores: Diversos
Editora: Illuminare
Ano: 2014
Páginas: 76

*Obra cedida pela editora, na forma de livro físico, para resenha referente à parceria de 2015.

SINOPSE
    Coletânea de contos de ficção científica.

    O amanhã. Como será? Voltaremos a um tempo onde a Terra era sem forma e vazia? Começaremos de novo do nada após uma guerra que irá dizimar tudo que hoje conhecemos como planeta Terra?A natureza cobrará um alto preço pela sua destruição ou nos deixará desprezados tornando a Terra um lugar cinza e sem vida? Teremos um planeta dos macacos ou um mundo novo e altamente tecnológico?

    As respostas para essas perguntas nunca vamos realmente ter porque com certeza não estaremos vivos em 100, 200 ou 500 anos. Mas podemos especular, podemos sonhar, podemos fantasiar e até mesmo pesquisar e formar cenários quase reais sobre um futuro distante.

    “Ano 2500: um novo mundo” é um livro interessante e interativo que surgiu com o propósito de nos fazer pensar mais sobre o futuro. Uma coletânea de contos que nos mostra, cada um no seu estilo literário, como poderá ser o mundo no ano de 2500. Veremos uma multiplicidade de cenários, personagens e enredos, mas acredite: tudo isso poderá se tornar real. [SKOOB]
www.ano2500.com.br 


    Os amantes do gênero Ficção Científica certamente irão amar essa antologia, uma coletânea de contos futurísticos, 15 contos que relatam como seria a vida no ano 2500, ou a partir dele. Textos originais escritos por diferentes autores, abordando aspectos destintos da temática.

    Imagine como seria a vida no futuro? Tecnologia de ponta, robôs que expressam sentimentos humanos, a incessante busca pela sobrevivência após a escassez de água, a existência de diversas formas de inteligência. Surreal não?



    Os textos são criativos e bem estruturados, mas confesso que não chamaram muito minha atenção, pois não curto a temática central proposta nessa antologia. Não quero ser injusta dizendo que desgostei do livro completamente, as histórias possuem qualidade, como a escrita e a narrativa de alguns autores. Eu apenas não gostei do tema, nunca me interessei por livros cujo conteúdo eram totalmente futurísticos.

   Ahhhhhh, mas você não gosta de distopias? Sim, eu até gosto. Lembrando que...as distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo e autoritarismo, por opressivo controle da sociedade, e na sua grande maioria são descritas em decorrência de uma época futura ou próxima. Mas acontece que nesses últimos anos esse gênero tem sido altamente difundido em livros e filmes, que estou ficando um pouco cansada, não sei, mas eu leio e tenho a impressão que elas fazem parte de um todo, tenho uma sensação de Déjà Vú (isso não quer dizer que eu não goste de nenhuma distopia certo!).
    Na verdade o que realmente não gosto nessa temática são os robôs, estranho né? E eu nem sei ao certo o porquê, mas nunca gostei dessa forma de "personificação".

    Contudo, cabe a mim falar um pouco mais sobre um 
conto o qual fiquei encantada, aquele que mais gostei dentre todos os apresentados nessa obra, denominado 'O Renascimento da Escrita'.
    Ele conta a história do pequeno Júlio, um garoto imerso em um universo de tecnologias que um dia se depara com a simples e antiga forma literária da escrita, em uma época onde a leitura tinha perdido o espaço e as pessoas apenas conheciam as histórias ouvindo-as.

    "As lombadas coloridas, os tamanhos e as espessuras diversas. Sua vida parecia ser inundada por um novo mundo. Um mundo colorido em meio a tanto alumínio e fibra de carbono que ele costumava ver."

- O Renascimento da Escrita [T. J. Nicodemus]

    Gostei muito desse conto, fiquei até emocionada com a descrição da forma a qual o menino ia descobrindo aos poucos a maravilhosa magia das palavras.
    

    Acho que a edição pecou um pouco quanto a diagramação da obra, isso quando comparada com as demais obras da editora as quais tive a oportunidade de ler. Como assim? Bom, o tamanho e a escolha da fonte estão ótimos, a coloração das páginas também, mas as margens são bem pequenas o que faz com que a página fique carregada de conteúdo, tornando a leitura um pouco cansativa.
    E confesso que gostei mais da imagem utilizada no verso do livro do que aquela que está na capa.


    Por se tratar de um livro curto, a leitura é rápida e propiciará bons momentos para os amantes do gênero.
    Sendo assim, recomendo a obra para pessoas que se identifiquem com a temática, estou certa que elas aproveitarão muito melhor que eu.

Classificação

Gênero
Ficção Científica
Contos


38 comentários:

  1. Oiii tudo bem?
    Tenho certeza que me daria bem para este livro, porém acho que não tenho coragem de resenhar kkkkkkkkkkkk tem livros que não consigo resenhar. Gostei muito dessa capa e quero ler quando puder.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel, tudo bem?

    Infelizmente não gosto deste tipo de narrativas de ficção científica. Recebi uma de editora parceira e estou aqui quebrando a cabeça em como resenharei ela hahahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que pena você não ter se identificado com a obra. Mas realmente o mercado literário está saturado de distopias e ficção científica e sempre fica aquela impressão de que "já li isso em algum lugar". Mas infelizmente faz parte essa massificação e investimento em temas mais contemporâneos embora eu sinta muita saudade do bom e velho romance. Um grande abraço!
    http:// www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Quel sou fã desse gênero e gostei bastante dessa coletânea, me lembrou o filme Eu, Robô que também tem uma série de livros (aliás, o filme é inspirado nos livros, eu acho). Depois vou querer ler esse livro pois eu fiquei curiosa com ele

    ResponderExcluir
  5. Oie, Ficção Científica não é meu forte. Mas encararia um livro de contos.
    E sou como você, eu até gosto de distopias, mas tá tão saturado, que tem resenha de alguns livros que leio chorando :'(
    O Renascimento da escrita me pareceu até uma critica a sociedade de hoje né? Mergulhada na internet.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Oiee!
    Eu gostei! Pena não ter fluido bem a leitura dele pra você.
    Mesmo assim, valeu demais a dica. Eu curti muito e quero adquirir logo.
    Não tinha conhecimento ainda.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei conhecer esse livro. Parece muito bom! =O
    Seguindo o blog!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  8. Que livro legal! Estou gamando nesse tipo de gênero... Já li "se não me engano" uns dois livros de Ficção Cientifica, cuja, gostei bastante. Bela resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  9. Eu li alguns contos do livro, e são maravilhosos, não tive a oportunidade de ler todo, mas eu desejo muito o livro. Esse ano também sou parceiro da editora, e espero ganhar um livro maravilhoso como esse que você ganhou.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Também não curto muito ficção científica então dificilmente leria o livro :/ O conto que você gostou "O Renascimento da Escrita" parece emocionante mesmo, no entanto.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. m, eu curto contos e sci-fi [e robôs tbm] então acredito que essa leitura vai me agradar... co relação a distopias, as que andam saindo ultimamente não estão me agradando, exceto uma ou outra perdida...
    enfim... espero curtir essa antologia ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Quel, eu gosto de ficção científica, mas confesso não li contos sobre o gênero ainda. Não conhecia o livro, e vou anotar o título, caso tenha oportunidade pego para ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Parece ser interessante e por ser um livro curto bom para conciliar com outros. Ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora mas tenho grande curiosidade.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de ler contos, e amo ficção científica, então esse livro é perfeito para mim. Fiquei curiosa para saber como o autor ambientou uma obra em um futuro tão distante. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Raquel, a antologia não me chamou atenção pelo simples motivo que não consigo gostar de nada que envolva ficção científica, já tentei várias vezes, mas não consigo me envolver.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    tudo bem Raquel? Então pelo o que li sobre a resenha fiquei interessado em ler a obra, gosto de ficção científica, de contos, sci-fi, robôs, então acho que vou gostar da obra. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie
    não sou fã desse gênero e não conhecia o livro mas sua resenha está ótima e o enredo bem interessante, parece ser uma ótima leitura para quem curte

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia a obra, mas gostei da resenha e confesso que ela me chamou atenção. Vou ler sem a menor dúvida.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Não curto também ficção cientifica, então não é um livro que eu leria. Mas, te entendo, às vezes também acontece comigo de eu ler um livro e simplesmente não curtir tanto assim a premissa.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Quel. Não curto muito a temática do livro, mas por ser um livro curtinho, nacional e de contos, talvez eu daria uma chance para ele.

    ResponderExcluir
  21. Oie Quel!
    Eu adoro contos, mas ficção cientifica não é lá um dos gêneros (como você) que eu topo logo de cara, tem que ser muito bom pra me prender e, pelo que você diz, os contos parecem bons e de boa qualidade, não custa dar uma olhada!
    Beijos


    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  22. Poxa, já eu amo amo amo ficção científica! Mais alegria ainda é saber que são diversos e que os autores são brasileiros! :D Quero ler já!
    Beijo, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
  23. Você não curte a temática central do livro? Não compreendi bem essa parte, acho que estou fazendo confusão. Esse livro é de parceria ou você comprou. Se não curte, pq comprou, se é de parceria pq pegou?
    Quanto a repetição das histórias em livros e filmes, concordo com você, outro motivo para eu não comprar ou pegar parcerias de algo que sei que não vou curti muito.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Não conhecia essa obra, mas já tive a oportunidade de ler um livro da Rô e achei fantástico!!!
    E como gosto desse tema, vou procurar mais informações sobre ele agora!
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  25. Pulando a parte da diagramação(que acho super importante) eu achei muito massa a ideia de uma antologia com contos de ficção científica.Pouco se vê por aí.Adorei.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ficção Científica é meu forte. Adoro cenários futuristas, os robôs... E conto é uma das formas narrativas que mais me encanta. Não conhecia a obra é fiquei curiosa. Espero ter a oportunidade de ler.
    Sobre as distopias, há sim uma certa saturação. Mas acho que mais por conta dos filmes baseados no livros. Mas hoje tudo que faz sucesso com livros acaba virando filme. São duas mídias que estão intimamente ligadas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Que pena que você não curtiu o livro! Eu costumo gostar de temáticas futurísticas e de distopias, então provavelmente gostaria dos contos!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Concordo com você, ultimamente só ouvimos falar de distopias, ok é um gênero muito bom, mas do mesmo jeito!
    Acho muito legal livros que reúnem contos sobre um determinado gênero, porque assim quem nunca ouviu falar pode ter uma ideia de como é o gênero com uma leitura rápida.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  29. Olá!!

    Infelizmente o estilo não me ganha muito :( acho legal o estilo e a oportunidade da coletânea.
    Gostei da sua sinceridade, mas passo a leitura.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Também não sou fã do gênero por não ter encontrado algo nele que me faça sentir vontade de ler, adorei a resenha e gostei do quote ao qual pertence ao seu conto preferido na obra!

    Abraços & até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bom?
    Bem, ficção científica não é lá meu tipo de leitura! Também não gosto de distopias nem de coisas futurísticas... então definitivamente esse não é meu tipo de leitura né? haha Gostei muito da sua resenha! Direta, sincera e destacando pontos positivos e negativos. Parabéns!

    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  32. Olá Quel...
    Vc sabia que sinceridade é tudo? Amei sua resenha por isso.
    Acredito que eu teria o mesmo "problema" que vc teve em relação a obra por tbm não curtir muito o gênero. Mas mesmo não desejando ler esse livro, achei o tema dele bem interessante.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho a impressão de já ter lido algo sobre o livro, talvez na seleção dos autores (?). Gostei muito da proposta, apesar de não fazer muito o meu estilo. Porém, eu me interesso muito por contos, por sua acessibilidade e talvez leia futuramente.

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Amei a proposta do livro, gosto de contos futuristas e distopias e não importo de serem meio parecidas, rsrs
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  35. Ei, tudo bem?
    Adoro o tema ficção científica, e ainda mais robôs. Mas não sou muito fã de distopias. Parece ser uma antologia bem interessante, quem sabe eu não pego para ler mais pra frente.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  36. Oi Raquel,

    Achei a proposta dos 15 contos bem interessantes para os amantes de ficção que com certeza vão curtir e poderão intercalar com outras obras mais volumosas.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oii!

    Adoro livros com esse gênero e amei a sinopse!
    Vou ler sim! Amei a sua resenha :)
    Obrigada pela dica!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  38. Olá,
    Curtinho esse livro hein!
    Não sou fã de distopia então assim como você acho que gostaria mais ou menos.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir