Adaptação: A Esperança - O Final

Original: The Hunger Games: Mockingjay – Part 2
Direção: Francis Lawrence
Estúdio: Paris Filmes
Ano: 2015
Adaptado de: A Esperança (Suzanne Collins)
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Sam Clafin

Sinopse:  Ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compôr sua equipe.


    Nesta quarta-feira, 18 de novembro, mais uma vez antes do resto do mundo, chegou aos cinemas brasileiros a conclusão da saga Jogos Vorazes, A Esperança - O Final. Ansiedade era pouco para descrever como eu estava para assistir a esse filme. Desfechos são complicados, até mesmo para filmes baseados em livros, acho que até mais nesses casos, pois é preciso agradar sem perder a fidelidade e sem deixar "pontas soltas".

    Não negarei que estou bem empolgada, mas não tentarei me conter em não dar spoilers para quem ainda não leu. Sei que por ser uma adaptação eu teria de apontar os pontos do livro, mas como muitas pessoas não leram, vou deixar para o final isso. 


    Para começar, uma das coisas que mais gostei foi o ar misterioso que eles colocaram no filme. Assisti com pessoas que não leram e por isso pude perceber reações um pouco diferente das minhas, o que achei bem interessante. Eles conseguiram colocar nesse filme uma balança muito boa. Teoricamente, era pra ser um filme mais parado, com pouco ação e emoção, exceto mais para o final. Este não foi o caso. Conseguiram prender cada parte mais lenta em um conflito interno de Katniss que não conseguimos desgrudar os olhos e as partes mais intensas foram pontuadas com picos de mistério e aquele característico som de suspense. 

    Fiquei deliciada de ver a minha volta as pessoas ansiosas, temerosas e interagindo com o filme, mas sem fazer bagunça. Pessoas pulam das cadeiras assistindo em um momento de suspense ou outro, ficam ansiosas para saber o que vai acontecer a seguir e, nesses momentos, você mal recupera o fôlego e algo já está acontecendo novamente. Foi realmente muito bem articuladas as partes mais emocionantes e postas. Não faltou nenhuma, a meu ver.

    Também é bom advertir, a quem não leu, que é para preparar o coração. Collins ganhou o apelido carinhoso de sanguinária na internet e não foi atoa. Ela apenas perde para George R. R. Martin (é difícil alguém ganhar dele). Então o meu conselho para os que não leram é preparar o coração para tudo! E para quem leu, se prepare também. Nada é tão ruim que não possa piorar. 

    É ainda melhor ver como Josh conseguiu se superar. Foi realmente muito bom ver que ele conseguiu fazer o Peeta quebrado tanto quanto o Peeta maravilhoso, atencioso e inteiro dos primeiros filmes. E Jennifer não ficou para trás, você vê o que muitos já falaram dela, ela consegue ser a Katniss mais do que apenas interpretá-la. Ela se desliga, parecendo alguém sem sentimentos em momentos que a Katniss o é, de fato e isso me deixou maravilhada. 

    Novamente aos que leram, e cuidado, pois aqui vai um spoiler para quem não leu, se vocês, como eu, gostaram de um final "feliz" de Katniss e Peeta, ficarão também feliz com o final que eles colocaram. Nosso querido epílogo não faltou e, melhor ainda, ele ficou menos confuso do que nos livros. Quando eu li, achei que ficou estranho e injusto simplesmente exilarem ela, mas neste caso, assistindo, é como se todos a entendessem e a apoiassem. Não todos, mas ao menos os líderes e estivessem realmente fazendo aquilo para protegê-la. Foi algo que me cativou, de fato e espero que isso faça o mesmo aos que, como eu, ficaram um pouco "chateados" com o final do livro.

    Para finalizar, devo ressaltar que até o momento, a saga Jogos Vorazes, não apenas esse último, mas este também incluso, foram os filmes mais bem adaptados e fieis aos livros que já vi. E vale ressaltar, adaptados. Não é possível colocar tudo de um livro em um filme, ainda que o dividindo, mas eles fizeram o excelente trabalho de colocar as partes mais importantes e essenciais para a trama. Foi, de fato, um ótimo desfecho para uma ótima adaptação que deixará saudades.


4 comentários:

  1. Quel, tudo bem ? Que inveja branca poxa, hahha. Ainda não li os livros, mas já vi os filmes só falta esse, e adorei os filmes. Adorei seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernanda.
    Assisti aos dois primeiros filmes (os livros eu li todos) e acabei desanimando. Confesso que não gostei tanto assim das adaptações e meio que deixei de lado. Contudo, como tenho lido boas resenhas sobre Esperança - o final, talvez acabe assistindo aos dois livros.
    Há autores que matam bem mais que ela, mas do George realmente ninguém vence.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  3. Oiee Fernanda, desculpa meu sumiço. Estou de mudança e as coisas estão de pernas pro ar, mas já estou de volta ao meu mundinho rs
    Vamos lá...
    Eu curti muito os dois primeiros filmes, mas o terceiro filme me desanimou muitoooo. Fiquei chateada demais, foi um filme rápido e quase sem sentido. Mas aí vem o pior. AINDA NÃO LI OS LIVROS. Assisti o filme primeiro, aí agora quero terminar os filmes para poder ler os livros e comparar. Espero que não mude muito, depois que eu assisti eu volto aqui pra dar minha verdadeira opinião sobre o filme *--*

    Beijinhos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Saudades dessa saga, dos atores </3, mas resta reassistir várias vezes o filme e ler os livros.
    Eu gostei bastante do filme, só esperava um pouco mais de ação. Mas no geral, foi um ótimo filme e representou bem o livro.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir