Literatura em Movimento - Tema de Agosto {4}

  Olá meus queridos, 

    Hoje temos mais um tema do projeto Literatura em Movimento, e nesse mês o qual comemoramos a Independência do Brasil, o tema não poderia ser mais patriota.
 

    Esse mês o projeto veio com uma novidade adorável, você que conhece o projeto, sabe que que todo o mês temos um tema e todos os blogs participantes postam algo referente ao mesmo, mas a partir de setembro teremos não apenas 1, mas 3 sugestões de temas e cada blogueiro poderá escolher aquele com o qual mais se identificar.

    Conheça as sugestões de temas desse mês:
        1. Top 5 livros nacionais que você precisa ler (*Sugestão elaborada por Nuccia De Cicco, do blog As 1001 Nuccias).
       2. Por que motivo eu amo o meu país? (*Sugestõo elaborada por Camila Villalba, do blog The Nerd Bubble).
        3. Que personagem da literatura você considera tipicamente brasileiro.


    E minha escolha foi...

Sugestão 2. Por que motivo eu amo o meu país? 

    Mesmo que não andemos de verde e amarelo e cantando o Hino Nacional Brasileiro por aí, sempre existe algum aspecto de nosso país que realmente nos orgulha, seja a literatura, a linguagem, a dança, a culinária, a paisagem, o cinema, o povo etc. Então, você deverá pensar quais são os aspectos que lhe fazem amar o nosso país e dizer para nós os motivos desse amor!

    Atualmente nosso país vem passando por sérios problemas econômicos e um grave descontentamento político. É triste, eu sei e também não estou feliz com a situação, mas o povo brasileiro tem o costume mesquinho de sempre jogar a culpa no outro para explicar todos os seus problemas, é uma atitude generalizada e cada vez mais presente nas grandes massas,.
    Com todas as coisas que enfrentamos diariamente eu poderia listar uma série de problemas existentes, denegrir a imagem de nossa pátria, mas não, apesar de tudo eu ainda amo meu país e é por isso que tais acontecimentos me entristecem tanto. Mesmo com seus defeitos escancarados aos nossos olhos, passam despercebidas algumas maravilhas que só encontramos aqui. Seja pela cultura, muito rica e diversificada, que se modifica a cada região ou estado, seja pelas lindas paisagens, prais e florestas, atrativos para milhares de turistas que desembarcam todos os anos em nossas terras para apreciar a beleza e exuberância que somente aqui são encontradas, ou até mesmo pela culinária que assim como a riqueza cultural, é muito diversificada e complexa, uma explosão de sabores que atraem as pessoas por suas características tão peculiares. 
    Eu poderia ficar horas falando das inúmeras qualidades do nosso país, tudo de melhor que ele pode oferecer, e que mesmo assim algumas pessoas se negam a enxergar, mas escolhi falar sobre algo que vem despertando minha atenção desde o momento que resolvi criar o LITERALEITURA, sim, você já deve imaginar...vou falar sobre LITERATURA.


    Tem gente que não acredita, ou simplesmente finge não acreditar no potencial literário nacional, você não acredita? Basta olhar a quantidade de autores que estão surgindo, mais pessoas estão pegando o gosto pela leitura e essa paixão vai crescendo a ponto de não caber apenas em um pequeno universo, isso tem que se expandir! Algumas pessoas não conseguem reprimir sua criatividade, é preciso divulgar seus pensamentos, suas ideias e nada mais maravilhoso que transcrever tudo isso nas páginas de um livro, e assim, fazer com que outras pessoas cultivem novas ideias e ampliem seus horizontes a partir de um pensamento inicial.
    É necessário que o povo brasileiro perceba que aqui também temos muita qualidade, grandes obras e autores extraordinários. Falo isso tendo como exemplo eu mesma, que não saia da minha zona de conforto e lia apenas meus gêneros e autores (internacionais) preferidos. Com o blog fiz algumas parcerias e pude perceber que o universo literário não era composto apenas por fantasia e suspense policial, claro que não deixei de gostar, mas hoje vou mais além, exploro novas temáticas e autores até então desconhecidos por mim e pelos milhões de leitores do Brasil a fora.

    Foi graças a alguns autores nacionais que aprendi a gostar de crônicas, contos e até mesmo biografia...eu lendo livro hot, imagina? Não sou apaixonada pelo gênero, mas algumas obras são realmente de uma narrativa fantástica e criatividade sem igual, chega a ser impossível não gostar.


    Se nossa cultura é tão diversificada, imagine quantas possibilidades distintas podemos encontrar na literatura. 
    Imagine-se diante de um tema, distribua-o para outras 10 pessoas e veja o que cada uma delas pode fazer, o que elas podem criar a partir de um conceito comum, certamente teremos textos completamente diferentes, diversas formas de contar uma mesma história, ou desenvolver um pensamento. Não, pera...a gente já faz isso aqui. É o que fazemos todos os meses no Literatura em Movimento.

    Vocês estão vendo que não precisamos ir muito longe para encontrarmos diferentes formas de tratar de um mesmo assunto? Que a criatividade e o potencial literário podem estar a um breve digitar das teclas do seu computador e varia de pessoa para pessoa. É justamente disso que estou falando, é possível encontrar qualidade nas obras e autores nacionais, seja nos grandes clássicos ou em obras contemporâneas, basta querer enxergar.


    Confiram os demais textos do projeto nos blogs:


         Beijokas da...

5 comentários:

  1. Raquel, que texto lindo!! Adorei cada palavra, cada frase... Sensacional.
    Sim, nosso país tem inúmeros defeitos, assim como qualquer país. Uma pena que nem todos enxerguem as qualidades que ainda nos permitem amar o Brasil. Fico feliz em saber que você consegue ver o lado bom de viver no país do Futebol. =D

    Ótimo texto mesmo!!
    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
  2. Raquel meu anjo como é linda sua visão. Quem dera se mais gente a tivesse também, o Brasil não seria este país opressor que em nada ajuda aos autores e que apenas se dedica a importar obras estrangeiras.
    Quem dera se os brasileiros começassem a trocar mesmo que apenas por algumas horas no dia a bola, o carnaval e a bunda por um livro nacional, seriamos um país mais culto, mais inteligente.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!!! Devemos mostrar e valorizar as obras nacionais, eles estão se destacando cada vez mais e aprecio e sinto muito orgulho em relação a isso!! Podemos mostrar que o Brasil é sim bem desenvolvido!! Parabens pelo post!!

    ResponderExcluir
  4. Quel!
    Que delícia de postagem! Você tem um jeito muito bacana de expor suas opiniões e de conquistar o leitor! Quero ler um conto seu! XD
    Parabéns pela postagem, pelo blog, pela escrita! Sucesso sempre!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  5. QUE TEXTO, QUE TEXTO!!! (palmas!rs!)

    Raquel, eu adorei o que tu escreveste. De verdade. Eu admiro muito a nossa literatura e, acho que vou um pouco na contramão pois creio que li mais livros nacionais que estrangeiros nessa vida. Acredito muito no nosso potencial literário e fico muito triste quando as pessoas possuem certo preconceito em relação a nossa cultura.
    Parabéns pelo texto e pelo incentivo à literatura nacional.
    Beijo.
    Karina
    http://daliteratura.com.br

    ResponderExcluir