Literatura em Movimento - Tema de Maio {1}

    Olá pessoal, hoje trago nossa primeira postagem do projeto Literatura em Movimento em parceria com diversos blogs literários, clique Aqui para saber mais sobre esse projeto fantástico!


Tema 1
   " Todo leitor tem aquele livro que mais gosta por diversos motivos: ou porque o texto possui uma linguagem bonita, ou porque os personagens são instigantes, ou porque a história de amor é a dos sonhos, ou porque a capa do livro é belíssima... Afinal, todos já pensamos "Por que eu não tive essa ideia antes?"

    Se fosse você o autor de um livro, que livro seria esse? E por que gostaria de ser o autor(a) dele?"


    Confesso que para o primeiro tema esse foi super legal e ao mesmo tempo um pouco difícil para mim...pois tenho muitos livros que ocupam um lugar de destaque no meu coração.

    Eu poderia escolher um livro da minha série literária favorita (Percy Jackson e os Olimpianos), ou escolher algum do meu gênero literário favorito (suspense policial) e com isso indicar algum livro da magnífica rainha do crime (Agatha Christie), ou até meu livro mega master preferido de todos os tempos (As Vantagens de Ser Invisível). Mas eu pensei e pensei, e decidi optar por um livro o qual acho realmente surpreendente, de um autor visionário...

Psicose
de Robert Bloch

Ano: 2013
Páginas: 256
Editora: DarkSide® Books

SINOPSE
    "Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas.

    O livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964. São, portanto, quase 50 anos sem uma edição no país, sem que a maioria das novas gerações pudesse ler a obra original que Hitchcock adaptou para o cinema em 1960. A DarkSide orgulhosamente tem o prazer de reparar este lapso, em julho de 2013, com o lançamento de Psicose em versões brochura (classic edition) e capa dura, limited edition que incluirá um caderno especial com imagens do clássico de Hitchcock.

    Uma história curiosa envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra.

    Em Psicose, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, junto com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop."
[SKOOB]

    Sempre estou falando desse livro aqui no blog...se tem TAG falando de livro bom, certamente ele está na lista, Top 10 do gênero, ai está ele de novo...não tem como, esse livro é fantástico!


    Por que gosto tanto desse livro?

    Porque ele é simplesmente incrível...apresenta uma ótima narrativa, suspense e mistério que deixa o leitor com a pulga atrás da orelha. Sem contar o protagonista...

    Norman é enigmático e ao mesmo tempo cativa o leitor com seu carisma peculiar, é extremamente perturbado, mas não deixa que os viajantes que buscam descanso suspeitem de suas reais intensões...e o melhor de tudo, o que torna o livro uma obra prima é toda a lógica psicológica escondida por de trás dessa personalidade confusa e corrompida.

    Um homem com uma mente fragmentada devido aos traumas do passado, uma criação severa de uma mãe autoritária e controladora que fez com que o filho perdesse sua verdadeira identidade na busca por autocontrole e liberdade para viver sua vida como bem entendesse.


    O desfecho do livro é primoroso e o mistério envolvendo o "Bates Motel" e seus proprietários é de deixar qualquer fã de suspense de boca aberta.

    Gosto tanto da obra que nunca tive coragem de fazer uma resenha...nossa que covardia, kkkkkk. Mas isso acontece comigo as vezes, com obras as quais eu me encanto de verdade, acho que é um pouco de egoísmo da minha parte, de querer guardar uma coisa só para mim...um sentimento que só eu posso distinguir em relação às outras leituras, algo que realmente me fez mudar a forma como eu via certas coisas. É complicado e difícil de explicar, mas fazer o quê? Na vida as melhores coisas são complexas demais, muitas vezes proibidas ou engordam.



    Espero que vocês tenham gostado da minha escolha...fica aqui uma ótima dica de leitura e de brinde uma sessão pipoca de tirar o fôlego ;)

Beijokas da...


12 comentários:

  1. Oi Quel, não conhecia esse projeto, vou procurar =D
    Ah eu amo Psicose <3 não tenho nem palavras para expressar o meu amor, amei a sua escolha e o motivo por que você escolheu, concordo com tudo o que você disse. Eu gosto muito do Norman, li o livro, assisti o filme e recentemente a série! É muito amor rs
    Abraços e parabéns pela postagem.

    De Leitor para Leitor

    ResponderExcluir
  2. Oi Quel!
    Psicose é uma tremenda escolha! Gosto tanto que acompanho tudo relacionado...
    Obrigada por passar lá no blog!
    Até + ver!
    http://1001nuccias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quel, seus gostos são tão parecidos com os meus que até me assustei. Percy Jackson, Charlie e Hercule Poirot são meus três protagonistas favoritos de todos os tempos (cresci lendo Agatha e desvendando mistérios com Poirot. Charlie e Percy foram descobertas recentes mas que mudaram minha visão sobre a literatura).
    E não satisfeita tu ainda termina com Norman Bates, ai foi demais, tinha que ter um botão curtir por aqui, adorei a sua postagem.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel? Gostei muito da escolha, ainda não li, e por isso fiquei curiosa. Muito legal você ressaltar os pontos positivos que a levaram escolher esse livro. Engraçado que tbm tem um livro que gostei bastante, oJogos Vorazes, inclusive o que escolhi para o tema, nunca tive coragem de resenhar kkkkk. Parece que queremos guardar pra gente né? rs Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel!
    A-DO-REI a tua escolha! Apesar de não ter lido Psycho, (conheço a história por causa do filme) eu acho uma das histórias de suspense mais interessantes que já vi. Eu quero muito essa edição da Dark Side... é de chorar num cantinho de tão linda, né?
    Tu já assistiu à série Bates Motel, que é inspirada nesse livro? Eu já vi alguns episódios e achei bem bacana, mas não consegui levar a sério e acompanhar ainda (minha vida anda meio caótica!).
    E, pensei que fosse só eu, mas não consigo resenhar os livros de que mais gosto. Sou bem egoísta e guardo as impressões deles só pra mim! hahahaha...
    Beijo.
    Ana Karina

    ResponderExcluir
  6. Nossa!! Ótima escolha!! Adoro livros do gênero, e Psicose é um clássico!!
    Uma dica: assista a série Bates Motel. É uma espécie de prólogo de Psicose, que conta a história do Norman e de sua mãe antes dos acontecimentos do filme. Vale a pena!!

    Beijos!
    Café com Livro

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Não conheço o autor e não costumo gostar de terror muito forte, mas os livros da DarkSide são outro nível!
    Parabéns pela escolha.
    Beijos.

    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ei Raquel, tudo joia?
    Na hora de escolher meu livro eu tive o mesmo raciocínio que você, deixei minhas séries preferidas de lado, e também meu livro preferido de todos os tempos de lado. Que coincidentemente também é As Vantagens de Ser Invisível <3

    Adorei seu post, parabéns!
    Já sigo seu blog haha

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amo obras de terror e suspense que inspiraram filmes clássicos <3 Estou lendo O iluminado e amando. Psicose se encaixa na mesma categoria, hehe! Adorei a tua escolha e entendo completamente teu sentimento de não fazer resenha quando gosta demais de alguma coisa. Parece que faltarão argumentos para descrever o quão bom foi pra gente!

    Além do mais, essa edição da Darkside é linda, né?

    Beijos, Quel!

    http://www.chovendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Quel,
    Nunca ouvi falar deste livro! Mais já adorei, principalmente a capa.
    Adoro livros que me deixam com pulga atras da orelha *--*
    Adorei o post! Parabéns.
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das CincoCurta!

    ResponderExcluir
  11. Oi Quel!!
    Esse livro realmente deve ser muito bom, eu tenho muita vontade de conferir ele, mas ainda não tive a oportunidade.
    Eu preciso me preparar muito para ler um livro de terror rsrsrs, mas quando a história conquista a gente não consegue largar.
    Adorei o texto.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Oi!! Acabei de comprar esse livro, acredita? Adoro a ideia de "Psicose" e tudo que gira em torno livro, filme, série...) e amei a escolha!
    Parabéns pelo post!

    Bjs da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    ResponderExcluir