Especial Literário: Fanfics

    O que é uma Fanfic? Fanfic é uma estória criada por fãns. Já pensou naquele livro em que você termina e depois pensa: "O que aconteceu com as personagens?" Ou então teve um final que não foi de seu agrado e você começou a pensar em um que seria melhor para você. Poder ressuscitar alguns personagens mortos e dar um final mais a seu gosto para eles. Aposto que todos já pensaram em algo assim. É disso que as fanfics são feitas.

    Fãns que amam as estórias que leem,  que não conseguem calar suas mentes e acabam criando outras versões daquelas estórias. Pessoas que se dedicam e que praticam o hábito de ler e escrever, apenas para entretenimento próprio e daqueles que se disponibilizam a ler tais estórias.

    O mundo das Fanfics é realmente extenso, indo de HQs e mangas até as novelas, passando aí por filmes, livros, séries... 

    Nesta primeira apresentação do mundo das Fanfics eu selecionei um tema que muitos conhecem, amam e cresceram conhecendo. Harry Potter.

    Exitem muitas fanfics nesse meio, afinal, todo Potterhead adoraria um pouco mais desse universo disponível. As Fanfics que selecionei foram algumas que eu adorei ler, cada uma em uma categoria diferente. 


Sinopse: Destemido. Teimoso. Fundador do Mapa do Maroto, dono de uma personalidade invejável, o melhor apanhador da Grifinória, a mente brilhante por trás das impagáveis azarações, o garoto prodígio que, com uma ajudinha de seus amigos, aproveitou os anos de Hogwarts com estilo e se tornou uma lenda. Quem melhor para falar sobre James Potter, mais conhecido e adorado como Prongs, do que, bem, o próprio James Potter?

    Esta é uma long-fic. Classificada assim justamente por ser uma fanfic com número de capítulos acima de 15. 

    Uma das melhores fanfics que já li até hoje. O objetivo dela é preencher as lacunas da melhor forma e mais verossímil possível. Confesso que isso foi alcançado com sucesso. Podemos ver os fatos que J.K. Rowling nos deixou nos livros em perfeita sincronia com a estória criada pela autora da fanfic. Impossível não se apaixonar por James Potter, pelo marotos, pela relação com Lily e por toda a narrativa. 


Sinopse: "Ele implorava pelo menor resquício de lembrança que eu tivesse sobre a noite de 31 de outubro em Godric's Hollow, a quase dezesseis anos atrás. Eu vi tanto amor e tanto ódio na minha profissão, mas nada comparado aquilo, era algo tão puro! Seria bom viajar com aquela alma."

    Uma One-shot. Fanfic com apenas um capítulo e por isso recebe esta nomeclatura.
    Quem nunca quis saber o que se passa com Snape quando ele está a beira da morte. Esta senhora é tratada em "Os Contos de Beddle o Bardo" como uma personagem animada e não apenas um fato que sucede a vida. Nesta fanfic, inspirada também em "A Menina Que Roubava Livros" (motivo da capa ser a mesma), a narradora é a morte.


Sinopse: Apenas um dia normal contado por Lily Evans.Espera, normal? É, normal até o momento que ela recebeu a notícia que os pais de James, atualmente seu amigo, morreram. A garota conta como foram dois dias de sua vida tentando cuidar de James.

   Apesar de essa também ser uma One-shot, temos uma outra classificação também para essa fanfic. Ela é o que chamamos de Song-fic, por ser escrita em cima de uma música. Pode ter vários capítulos, mas esta teve apenas um.

É uma fanfic triste e bem intensa. Para quem gosta de imaginar como seria o casal Jily (James e Lily), é sempre uma boa "pedida" ler fanfics deles e isso é bem comum. Aqui eles são amigos e a dor da perda é algo que os aproxima desta forma. A música - muito conhecida - torna a narração ainda mais intensa.


Sinopse: Depois de sofrer um acidente, Lily Evans, uma nova iorquina com alguns parafusos à menos e sarcasmo demais, recebe uma proposta: tornar-se um anjo por um mês a fim de ter sua vida salva. O que ela não imaginava era que teria de proteger James Potter, filho de um famoso ator inglês extremamente problemático e idiota. No meio de tanto ódio compartilhado, revelações e vidas salvas, eles aprendem a conviver e se aceitar apesar de todos os defeitos. Duas pessoas problemáticas que não se suportam. Um amor impossível. Amigos nerds, loucos, fascinados por americanas e até mesmo uma médium. No meio de tanta confusão, eles vão ter de achar uma forma de conseguir ficar juntos.Mas será que isso é possível?

    Fanfic Universo Alternativo. Essas são bem comuns, por se tratarem de fanfics onde os fãs solta a imaginação para usar e abusar das personagens já criadas, junto com suas estórias originais ou até mesmo inspiradas em algumas outras.

    Esta fanfic é bem divertida, algo que classifica essa autora já bem conhecida no meio de fanfics Jily. Suas fanfics são sempre bem divertidas. Além do mais, ela sempre trás o seu toque para as estórias, fazendo serem únicas, mesmo quando baseadas em alguma outra. 


    Existem muitos sites de hospedagem em fanfics, porém os meus preferidos são o Nyah! Fanfiction e o Social Spirit. Nyah! é bem mais "organizado" ao meu ver, por isso todas as fanfics que disponibilizei aqui são dele.

    Espero que tenham gostado. Em breve espero trazer mais sobre esse universo e sobre outros universos.

5 comentários:

  1. Oi!
    Nunca parei pra ler uma fnfic mas é alo que quer fazer, conheço gente que escreve e acho isso super legal.
    Das que voce citou quero ler Bad Angel, pois pelo jeito é baseada em Easy A, um dos filmes favoritos <3.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro fanfics!!! Principalmente sobre os livros de J. K. Rowling. Elas completam aquilo que não está nos livros e adoramos, completam ela <3
    Acompanho várias. Vou citar algumas aqui, talvez você goste: Não Esqueça Nosso Amor; Nove Anos; Harry Potter e o Retorno das Trevas; Harry Potter e o Último Horcrux e a minha preferida, até parece a própria J. K. Rowling: Como Tem Que Ser (mas a única que não que não está terminada).
    Espero que goste!
    Beijos

    ww.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de fanfics e por meio delas acabei decidinso postar meu livro no Wattpad hahah
    http://www.wattpad.com/story/31894271-wandon
    blog : http://sobreserieselivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. FANFICS SÃO VIDA <3 Eu escrevo fanfics há seis anos, me iniciei justamente no fandom de Harry Potter, mas, depois de deixar muitas histórias pela metade, decidi sair do Floreios e Borrões. Agora, escrevo sobre o fandom de Glee. Já li muuuitas histórias sobre a Lily e o James, mas meu OTP sempre será Sirius/Marlene <333 Interessei-me bastante por Prongs, vou começar a lê-la assim que possível, pois, desde que saí do FEB, parei de ler histórias de HP. Obrigada pelas dicas de leitura! ;)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oii! Passando aqui para agradecer imensamente por ter resenhado e indicado minha fanfic (Bad Angel)!
    Fico muitíssimo feliz em saber que gostou de ler e que, principalmente, se divertiu ao fazê-lo!
    Obrigada, obrigada e obrigada!
    Beijos <3

    ResponderExcluir