Dia das Crianças

    Olá pessoal, quem ai não sente falta da época de criança, doce infância onde tudo era menos complicado e você não tinha com o que se preocupar. 


    Como hoje é um dia especial para a pimpolhada e até mesmo para aqueles que são eternas crianças, resolvi fazer uma postagem direcionada a esse período tão maravilhoso e nostálgico, uma lista com alguns dos livros voltados para a garotada, mas que muitas vezes caem no gosto de muitos 'Crianções' pelo mundo a fora.

    Confiram a lista de livros e séries que se você não leu quando era pequeno, corre que ainda dá tempo ;)


1. A Turma da Mônica

   Para começar não poderia ser outra se não a turminha que foi responsável por ensinar muitas criancinhas as primeiras palavras. Eu me lembro de ir toda a semana com a minha mãe na banca só para comprar ou até mesmo trocar exemplares de gibis da Mônica e sua turma.





    Pode parecer engraçado, mas esses simples gibis além de iniciarem a vida literária de muitos, assim como a minha, também foram responsáveis pelos primeiros ensinamentos de ética e cidadania dentre as crianças. Suas historinhas inocentes traziam e ainda trazem consigo grandes ensinamentos, explicando para as crianças a diferença entre o certo e o errado, mostrando que devemos respeitar o próximo seja lá qual for suas características e diferenças.


2. O Menino Maluquinho

    E quem não se lembra das traquinagens de um menino muito maluquinho que aprontava muita confusão. Ele era a alegria da casa e o orgulho dos pais, o líder da garotada, um verdadeiro amigo pra todas as horas, nunca deixava ninguém na mão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Era muito sábio e bom aluno, tirava dez em todas as matérias mas era zero em comportamento.




    Ziraldo tem toda razão. Infância verdadeira é isso que ele conta em figura e verso gostosos que nem torta de chocolate. Quem viveu assim, sabe. E quem não viveu... que pena!


3. O Sítio do Pica pau Amarelo

    A série composta por vinte e três livros de fantasia, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato entre 1920 e 1947 marcou a infância de muita gente. É impossível você nunca ter ouvido falar do sítio, quando eu era pequena todos sonhavam em poder viajar para este lugar incrível.



    As histórias do sítio marcaram minha infância, aprendi muito nas aulas de português com os personagens e suas incríveis aventuras, sem contar as adaptações para a tv que eu não perdia um capítulo. Adorava as trapalhadas da boneca Emília, as aventuras fantásticas de Pedrinho e Narizinho, as histórias da Dona Benta...e morria de vontade de comer os quitutes da Tia Nastácia.


4. O Pequeno Príncipe 

    Esse é um verdadeiro clássico, a obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943 nos Estados Unidos. 



    Numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico. É o livro em língua francesa que mais foi vendido no mundo, com cerca de 143 milhões de exemplares, entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 idiomas e dialetos.


5. Como Treinar o seu Dragão

    Essa é uma série literária direciona ao público infantil das mais fofas que eu já vi, principalmente por apresentar ilustrações super engraçadinhas, as quais parecem ter sido feitas por uma criança. 



    Muitos tiveram o conhecimento das aventuras de Soluço e seu dragão teimoso Banguela através da adaptação de animação lançada pela Dream Works (eu mesma conheci assim).
    A série de livros foi criados pela escritora Cressida Cowell e lançada pela editora Holden Children's Books em 27 de Junho de 2003 no Reino Unido. A série é dividida atualmente em 12 livros, com 11 lançados, e 2 extras. No Brasil, a série foi lançada pela Editora Intrínseca.


6. Diário de um Banana

    Como o próprio nome diz, esta série de livros escrita na forma de diário e baseiam-se na rotina de Greg Heffley, que no seu dia-a-dia tem que lidar com os seus irmãos Rodrick e Manny, os seus pais Frank e Susan, e a escola. Para além disso tem o desejo de se tornar famoso e popular.



    A série atualmente composta por 8 livros e dois extras, foi escrita e ilustrada por Jeff Kinney, um norte-americano criador e designer de jogos online. O primeiro livro foi lançado dia 1 de Abril de 2007.

    
7. Desventuras em Série

    Essa série incrível já foi tema de postagens e resenhas aqui no blog alguns meses atrás, até fizemos um especial Desventuras, é uma das minha preferidas, o xodó da minha estante por assim dizer. 



    As terríveis e maravilhosas desventuras dos órfãos Baudelaire e sua jornada para fugir das garras do inescrupuloso e ardiloso conde Olaf e sua trupe, embarque nessa deliciosa história de Lemony Snicket >> Ler mais


8. As Aventuras do Caça-Feitiço

    Essa é série de livros infanto-juvenis de aventura, suspense e fantasia escrita pelo britânico Joseph Delaney e publicada no Brasil pela editora Bertrand Brasil. Na verdade nunca li, mas está na minha lista de desejados e pretendo adquirir em breve.



    A série é sobre Thomas J. Ward, o sétimo filho de um sétimo filho, que pode ver criaturas das trevas e outras coisas que os outros não podem. Ele está sendo ensinado para ser um "Caça-feitiço", e aprenderá a lidar com as trevas. Treze livros da série foram escritos até o momento: O Aprendiz, A Maldição, O Segredo, A Batalha, O Erro, O Sacrifício, O Pesadelo, O Destino, Eu Sou Grimalkin , O Sangue, O Conto de Seres Rastejantes, Alice e Vingança, sendo que no Brasil apenas os oito primeiros foram lançados.


9. Percy Jacskon e os Olimpianos 
   
    Essa é com certeza a minha série literária favorita, apesar de ser direcionada ao público infantil consegui lê-la só depois de grandinha...kkkk, pra falar a verdade ano passado (2013). Recomendo para qualquer idade, pois as aventuras do filho de Poseidon e seus amigos são maravilhosas e você vai adorar independente da idade a qual tem.



    A série literária é composta por cinco livros de aventura e fantasia, escritos pelo estadunidense Rick Riordan, retratando a mitologia grega no século XXI. A série tem atingido um sucesso estrondoso ganhando novos admiradores a cada dia, assim neste ano foi lançada uma nova edição com capas incríveis (essas da imagem acima)


10. Harry Potter
    
    Pra finalizar, um sucesso internacional...que também fui ler tempos depois da minha infância, quando estava na faculdade.
    Como não se encantar por essa aventura mágica? O universo de Harry e seus amigos é encantador e faz com que qualquer um deseje estar vivendo também.


    Essa série literária de aventuras fantásticas escrita pela britânica J. K. Rowling é constituída por sete livros e, desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, ganhou grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo e deu origem a filmes, videojogos, entre outros itens. Seu sucesso é tremendo que a série ganha novas capas com grande frequência, levando os amantes e colecionadores a loucura.


    Espero que você tenha gostado dessa postagem nostálgica com gostinho de infância. Beijokas da...



Um comentário:

  1. Oláá...Parabéns pra nós hehehhe
    Desenhos animados adorava Turma da Mônica e Menino Maluquinho, mas você assistia Três Espiãs Demais e Winx?! Gente amava demaais!
    E livros bom, minha obsessão não começou tão cedo apenas a 4 anos atras e Harry Potter e Percy Jackson eu li esse ano, mas ainda me considero uma criança kkkk então está valendo!!
    Adorei Post!
    Beijãão da Lari <33

    Brilliant Diamond | Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir