Resenha: Semideuses e Monstros


Autores: Rick Riordan, Sophie Masson, Ellen Steiber, Elizabeth E. Wein, Rosemary Clement-Moore...
Editora: Instrínseca
Ano: 2014
Páginas: 272
Tradutor: Rafael Spigel, Janaína Senna



SINOPSE
"Quando fui convidado para editar esta antologia, não soube bem o que pensar. Por que tantos escritores talentosos iriam querer escrever sobre meus livros i infantojuvenis? E mesmo assim, quando li seus textos, fiquei impressionado. Cada um tinha uma perspectiva diferente sobre Percy Jackson todas fascinantes e intelectualmente instigantes. - Rick Riordan, na introdução de Semideuses e monstros. A série Percy Jackson e os olimpianos conquistou milhões de fãs mundo afora. E engana-se quem pensa que só crianças e adolescentes foram inspirados pelos livros de Rick Riordan. Muitos adultos também se encantaram pelas aventuras, conflitos e angústias de Percy e seus amigos. Prova disso é Semideuses e monstros, uma coleção de ensaios que explora o universo da série com humor, leveza e boas doses de mitologia e história. Com prefácio do próprio Riordan, que também participou da edição e organização dos textos originais, em Semideuses e monstros o leitor descobrirá como reconhecer monstros que espreitam ao nosso redor, quais são as dores e as delícias de ser uma caçadora de Ártemis, qual deus do Olimpo melhor se sairia no papel de pai e, mais importante: verá que os deuses gregos, assim como nós, são repletos de falhas e imperfeições o que os torna ainda mais irresistíveis."



   Quem me conhece e acompanha a página Literaleitura pelo facebook sabe o quanto eu adoro mitologia, o universo fantástico dos deuses e mitos, suas histórias fabulosas e principalmente a cultura de um povo antigo que buscava na interação do homem com a natureza a explicação para os diversos fenômenos que ocorriam a sua volta. 



    Na atual literatura infanto-juvenil creio que ninguém retratou melhor a mitologia em seu amplo aspecto quanto Rick Riordan, ele é de longe um dos meus autores favoritos, adoro a forma como ele narra os acontecimentos, nos envolve em uma atmosfera de fantasia e consegue inserir os mitos e deuses no cotidiano atual. 

    A aventuras de Percy Jackson, um pré-adolescente com défice de atenção e hiperatividade que descobre ser um semideus, filho de um dos deuses do Olimpo (Poseidon), e acaba entrando em diversas confusões em sua jornada heroica pela salvação da humanidade. Suas histórias encantam gerações de crianças, jovens e até mesmo adultos (que esqueceram de crescer, assim como eu! Não é atoa que Percy é meu personagem favorito de séries literárias), o sucesso foi tão grande que a primeira série de "Tio Rick" ganhou continuidade e também diversas obras associadas à série.

   É até engraçado que minha primeira resenha de um livro com a temática mitológica das histórias de Rick Riordan, não seja diretamente uma de suas narrativas e sim uma antologia escrita por diversos autores retratando o universo da série 'Percy Jackson e os Olimpianos'. 

   O livro é composto na sua essência por uma espécie de coletânea, mas não exatamente relacionada a contos, os autores contam suas versões sobre alguns deuses, mitos e monstros presentes nos cinco volumes de da série. É possível perceber em alguns pontos de diferentes capítulos que os textos foram escritos após o encerramento do último livro, 'O Último Olimpiano', pois muitos autores comentam que adorariam novas histórias do personagem central Percy e seus amigos, principalmente Nico (), dando a entender que Riordan não havia iniciado seus trabalhos com a nova série 'Os Heróis do Olimpo'.

   Os autores, na maioria mulheres, apresentam diferentes pontos de vista, abordando temáticas referentes a alguns dos trechos das histórias da série, as vezes envolvem Percy e alguns de seus amigos, outras vezes não. Explicam, ao seu modo, as características dos deuses gregos, a forma como os mesmos interagem na história e o porquê da escolha de cada monstro em determinado momento, seus significados e alusões ao mundo moderno.

   A principio gostaria que o enforque fosse dado a novas histórias, como nos demais livros associados que já foram lançados ('Guia definitivo' e 'Os arquivos do semideus'), mas conforme ia adentrando nos capítulos mais surpreendida eu ficava a respeito da riqueza dos mitos. Riordan selecionou primorosamente os autores para essa coletânea, eles mostraram um conhecimento muito específico, arquivos de anos de estudos mitológicos. A percepção dos mitos, deuses e monstros por esses autores é mesmo de surpreender até o próprio autor da série, que não esperava que um livro originário de noites em claro contando histórias para seu filho, de forma a amenizar suas dificuldades na escola (sim, o filho do autor tinha os mesmos problemas escolares que Percy), iria repercutir de tal modo a fazer com que outros autores refletissem e escrevessem sobre isso. Inacreditável!

    Alguns dos capítulos que mais me agradaram foram: 'Que tal ser uma das caçadoras de Ártemis?' [Carolyn MacCullough], 'Os deuses entre nós' [Elizabeth M. Rees], 'Percy, eu sou seu pai' [Sarah Beth Durst], 'Mais maus, impossível - Hades, Nico e o Mundo inferior' [Hilary Wagner] e 'Olhos congelados' [Kathi Appelt], não irei comentar a introdução feita por Rick Riordan, pois sou muito suspeita e é claro que não teria como falar mal.
   Para os leigos em mitologia o último capítulo trás um glossário muito bom, com informações sobres os Deuses, monstros, alguns dos heróis mais importantes da cultura grega e as diversas localidades que ambientam os mitos.

   Achei interessante essa experiência, um modo novo de conhecer outros autores e também de enxergar através de diferentes aspectos uma das séries literária que tento amo 





Nenhum comentário:

Postar um comentário