Últimas Resenhas

Resenha: Encontro de Sentidos


Autora: Aline Sant'Ana
Editora: Charme
Ano: 2016
Páginas: 110
Gênero: Literatura Nacional; Ficção; Romance; Erótico

Eu tenho uma particularidade. Sou feito de todos os sentidos. Eles se misturam e, quando menos espero, se tornam um só. Por isso, passei um tempo me privando de viver o amor e toda essa baboseira que, na real, nem sei se existe.Mas eu era bem capaz de queimar a língua...Quando ela entrou no meu restaurante, tudo o que me privei ao longo dos anos veio à tona. Como uma tempestade que não pode ser contida, como uma nuvem de cores e sabores que nunca experimentei.Atração física.Daquelas fodas, que você quer ter a pessoa custe o que custar.O problema é que Pauline McCoy fez todas as minhas certezas virarem dúvidas. E, apesar de eu querê-la, não sei se serei capaz de tê-la um dia.A vida é meio sacana, né? Nem tudo que a gente quer, somos capazes de conquistar.*Um romance sobre sinestesia, mistura de sentidos e um chef gostoso.​

Os livros da Aline Sant'Ana têm o dom de parecerem uma coisa e se mostrarem muito mais do que isso quando lemos. Não foi nada diferente com esse, que a gente pensa que vai começar como um romance tórrido e cheio de cenas quentes, mas que na verdade é tão profundo que nós fazemos parte da trama sem nem notarmos. 


O restaurante Feito de Sentidos é um sucesso por conta de seus pratos únicos que parecem misturar os sentidos da pessoa que o está comendo e a leva para uma sensação completa, assim como os nomes, que carregam os nomes das emoções como alegria, gratidão, e até mesmo inveja. Quem come lá, acaba voltando sempre. 

Mas o dono do local sente que precisa de mais e, por isso, contrata uma empresa para ajudá-lo na consultoria e harmonizar o seu local com o marketing. E é assim que Romeo acaba conhecendo Pauline. Ela, que sempre se sentiu atraída ao restaurante, mesmo sem entender porque, já que nunca foi nele. E a atração é instantânea para Romeo também.

O problema é que ele teme se aproximar demais, pois o que faz o Feito de Sentidos ser tão especial é justamente o dono. Romeo é um sinesteta. Para ele as cores tem sabor, o cheiro tem cores e tudo acontece de forma simultânea e intensa. Não é qualquer um que entende e ele teme. Mas, cada diz que passa ao lado de Pauline, tem certeza que não vai conseguir resistir mais ao Azul que ela tem tornado o seu mundo. 


"Feito de Sentidos", o nome do restaurante de Romeo, não poderia ter um nome que descrevesse mais o dono do que esse. Romeo é um sinesteta, uma pessoa que tem todos os sentidos "misturados" e, dessa forma, enxerga o mundo de uma forma única e intensa. Ele passa isso aos pratos que cria e torna o seu restaurante em único. 

Romeo já passou por uma situação triste em relacionamento por conta do que é e, por isso, tem receio de contar às pessoas a sua condição. Mas, conforme ele conhece Pauline, a sua consultora, ele percebe que pode e precisa se arriscar se quiser ter um futuro ao lado da mulher que tanto o atrai. 

O romance entre Romeo e Pauline acontece de forma tão única. Eles se sentem atraídos, mas não ache que é só isso. Eles se conhecem, desenvolvem aqueles sentimentos, até chegar a um ponto em que todos, eles e nós que estamos lendo, não aguentamos mais. E é nesse momento que tudo se torna tão intenso, porque a narração da autora nos faz viver a história. 

"Encontro de Sentidos" foi um livro que me prendeu e me impactou, fez com que eu me apaixonasse e começasse a ver algumas situações diferentes, buscando viver um pouco a experiência que Pauline teve ao lado de Romeo. Um livro para a gente ler rápido, mas se apaixonar para sempre!


Minha Avaliação


4 comentários:

  1. Oi Fernanda, eu admiro autores que trazem temas diferentes para suas histórias, imagino que tenha acontecido uma pesquisa a respeito deste dom, ser sinesteta, que até então, nunca tinha ouvido falar, se é que é verdade, pode ser criação da autora também, né!? Mas enfim, fiquei curiosa para entender mais do assunto. Ótima resenha.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Enquanto lia a sua resenha fiquei imaginando como esses pratos eram feito para causar tanto impacto a clientela. Gostei do pano de fundo! Não sou muito fã de erótico, mas deu pra sentir que tem muito mais nessa história. <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Pela sinopse tinha achado tudo bem vago mas com sua resenha deu pra entender melhor sobre o que é o livro. Gostei de envolver um restaurante, fica tudo mais divertido.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda! A sua resenha me surpreendeu, não esperava muito desse livro, analisando a capa (sou dessas rs). Que bom que curtiu a leitura, parece um romance diferente do que já vi, ao mesmo tempo que é daqueles que a gente não larga até terminar!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir