Últimas Resenhas

Resenha: Coração de Espinhos

Autora: Hadassa M. Vaz
Editora: Sekhmet
Gênero: Literatura Nacional, Ficção, Romance, Drama
Ano: 2019
Páginas: 61

Janaína Pascoal e Henrique Muniz eram apenas um jovem casal de namorados, quando eles se descobriram grávidos. Ela tinha apenas quinze anos, e ele apenas dezessete. Pensando no que era melhor para a criança, ambos decidiram entregar a criança para a adoção, mas o peso dessa escolha os fizeram se afastar e terminar.Cinco anos após, Janaína só tem um único desejo: recuperar seu filho. Ela só não esperava se reencontrar com Henrique.O passado os marcou, mas será que ainda existe amor suficiente para curar as cicatrizes que ficaram?

Quando se é jovem, estamos em constante descoberta e aprendizado. Não foi diferente com Jana e Henrique. Eles, ainda adolescentes, iniciam essa história com o nascimento de um bebê. Um bebê que, mesmo não ficando com eles, mudaria tudo. A criança foi para a adoção como uma ideia dos pais do casal e eles, sem ter como cuidar sozinhos de uma criança, concordaram.

Mas a perda do filho, o fato de não ter lutado para ficar com ele, mesmo acreditando em seu íntimo que ele viveria melhor com uma família que podia lhe dar o que ele precisava, passou a assombrar Janaina. Eventualmente, o namoro dela e de Henrique acabou, não importava o quanto se amassem, havia muita dor nas lembranças juntos. 

Anos depois, com uma vida mais estabilizada, Janaina continua em busca de seu filho. Ela não sabe se poderá ficar com ele, mas sente que precisa o conhecer. Só que para que as coisas possam correr melhores e mais rápidas, é necessária a presença do pai da criança. É nesse cenário que eles irão se reencontrar, que poderão falar tudo o que esconderam durante tanto tempo e, quem sabe, dar uma nova chance a uma história incompleta.



Coração de Espinhos mostra o crescimento das personagens de forma profunda, apesar de ser um conto. Toda a história acontece em poucas páginas, mas, ao mesmo tempo, mostra tanto das personagens, seus dilemas, seus medos e seu amadurecimento, que não fica faltando nada. A autora consegue mostrar a juventude nas ações de Jana e Henrique no momento certo e também o ponto exato em que a jovem começa a mudar, crescer e lidar com sua dor, que a acompanha durante anos.

Foi maravilhoso acompanhar como eles passaram a lidar com seus sentimentos conforme o tempo passava e, a melhor parte, como algumas coisas não mudavam, apesar da mudança de cada um, o que mostrou que o que é de verdade, só precisa do momento certo e do jeito certo de se iniciar

É uma leitura rápida, com uma diagramação que combina perfeitamente com a história tanto quanto com leitura. Encontrei poucos desvios gramaticais, mas nada que me incomodasse ou fizesse a leitura perder seu efeito sobre mim. Se gosta de um romance que aquece o coração e faz ter esperança, super indico Coração de Espinhos.


Minha Avaliação



Nenhum comentário:

Postar um comentário