Últimas Resenhas

Resenha: O Jogo do Enganador

Autor: Danilo Queiroz
Editora: Sinna
Gênero: Literatura Nacional, Ficção, Policial
Ano: 2017
Páginas: 292

Para o jornalista Daniel Meirelles, uma investigação era encerrada com a prisão dos acusados e com a sentença sendo emitida. Mas, isso era apenas o que ele pensava.Buscando o fim da corrupção que assola a cidade de Ribeirão Freire por anos, Daniel acaba descobrindo um esquema muito maior, secreto e que possui relação com um assassinato ocorrido na região há 20 anos.Tudo sai de controle, e Daniel precisará ser rápido o suficiente para descobrir quem está eliminando todas as peças essenciais para a solução do crime. Quem é o enganador que se esconde por trás de uma combinação das letras IB?Neste jogo, o seu oponente não tem rosto...

"O Jogo do Enganador" estava na minha biblioteca do kindle há algum tempo, mas não tinha conseguido separar um tempo para ler ainda, até surgir a leitura coletiva da Editora Sinna. Leituras coletivas sempre me atraem, porque fica mais fácil cumprir os prazos, por ser um incentivo maior. Então, vem conferir o que achei! 


Daniel Meirelles é um jornalista que não larga nenhum caso até ter chegado ao final. Não importa se acabe sendo ameaçado por conta disso, afinal, ele acabou se tornando consultor especial da polícia por conta de suas investigações de casos complicados, ajudando muitos policiais com o seu dom para a investigação. O último, que quase custou sua vida, foi do prefeito da cidade de Ribeirão Freire, envolvido em lavagem de dinheiro.

Mas, logo após testemunhar a prisão do agora ex-Prefeito, Daniel testemunha a morte dos dois seguranças do antigo governante e, antes da total queima de arquivo, encontra um bilhete junto dos corpos... Apenas duas letras brilhavam: IB. Escapando com apenas algumas costelas quebradas, Daniel se vê evolvido em mais um mistério. Quem seria IB? Por que pessoas que o rodeiam estão morrendo? Por que sua própria vida começou a ser ameaçada agora que está investigando? 

Daniel se vê envolvido a esse mistério antes mesmo de notar o quão perigoso é, e mesmo com medo do que pode resultar, medo de perder a própria vida, seu espírito de investigador não o permite largar o caso. Só que ele vai descobrir que o perigo é ainda maior do que imaginava e não saberá se conseguirá resolver desta vez



Realizei a leitura desse livro em dois dias, apesar de ele ser de um tamanho mediano, a narração, mesmo se tratando de uma investigação policial e ter muita ação, é feita de forma natural e fácil de entender. Daniel vive em uma constante emoção, de modo que quando pensamos que vamos respirar mais aliviados, ele traz uma novidade e nos faz ficar presos de novo.

Algumas situações no livro foram um pouco fora do comum para mim, como policiais que caíam em desculpas que nem eu, uma leiga no assunto, ia acreditar, mas acho que foi a forma que o autor encontrou de facilitar uma situação que, normalmente, não daria certo mesmo. Essas situações que me deixaram um pouco desconfortável durante a leitura, mas o resto compensou muito bem.

A identidade de IB foi revelada e eu confesso que em determinado momento do livro eu imaginei quem fosse, mas notei que o autor tentou induzir o leitor ao erro, talvez para causar surpresa, ou apenas para que seguíssemos o pensamento de Daniel. De qualquer forma, não fiquei surpresa com a identidade, mas achei a motivação dele para tudo o que fez um pouco fraca, não me convenceu.

O livro foi bem desenvolvido no sentido de prender o leitor, de conseguir fazer o fôlego faltar nos momentos certos, de nos fazer ficarmos triste com as perdas que eventualmente acontece e até ficar com raiva de alguns personagens. Tirando esse momentos que me incomodaram, acho que ele teria me arrebatado completamente. Vale a pena a leitura, pois o ritmo rápido é envolvente e acaba ditando a nossa própria leitura. 


Minha Avaliação:


7 comentários:

  1. Oi Fernanda, li poucos romances policiais em toda a minha vida, acho a premissa dos livros sempre muito interessantes, mas sempre fico com preguiça da leitura, porque no fim das contas não é minha zona de conforto, mas que bom que mesmo com suas pequenas falha o livro conseguiu te agradar.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, gosto muito desses livros de investigação, mas acho que ainda não conhecia esse. Gostei de conferir sua opinião e é uma leitura que farei se tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda. Adoro suspense, assim como gosto de livros jornalísticos. Parece ser legal essa pequena mistura entre os dois generos, mesmo não sendo exatamente o foco da obra.
    Fiquei curiosa com este livro.

    Silviane, blog Memento Mori• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Não sou muito fã do gênero da obra, mas vez ou outra me vejo pegando livros da temática e curtindo. Como disse que esse exemplar tem momentos de tirar o fôlego, já fiquei curiosa. Dica anotada, e espero curtir!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Acho que de tanto ver/ler séries policiais aonde o foco não é num policial (aqui no caso um repórter) eu não ligo tanto para esses furos que a polícia comete hehehehe, acho que isso não me incomodaria tanto.
    Gosto de livros de investigação e pelo jeito este me agradaria.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Acho que é a primeira resenha que eu leio desse livro e gostei do desfecho. Não li muitos romances policiais, mas confesso que a forma como você apresentou esse me chamou atenção. É ótimo quando um livro consegue nos prender completamente, né? Já vou até adicionar na minha lista.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oii!

    Não conheci o autor e que bom que a leitura coletiva te incentivou. Não curti muito a sinopse e nem a breve descrição da obra e os pontos negativos apontados me deixaram menos desejosa de ler. No entanto, vou verificar com mais calma e obrigada pela dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir