Últimas Resenhas

Primeiras Impressões: Inquebrável


Aqui você encontrará histórias capazes de fazê-lo rir, chorar e, acima de tudo, se empatizar com a dor e superação daqueles que lutam corajosamente para vencerem paradigmas impostos por uma sociedade que quer nos categorizar, padronizar e limitar.

     "Inquebrável" é uma antologia que contém contos sobre xenofobia, racismo, machismo, portadores de necessidades especiais,  e muito mais! Mas o que faz com que esse livro não seja apenas um livro de contos com personagens tão diferentes? Ele tem como foco mostrar o preconceito, como ele é capaz de ferir os outros. 

  E como a gente não pode se calar, estamos aqui para convidar todo mundo a ajudar o livro a não só se tornar real, como ganhar a voz que ele merece. Vamos conhecer mais dele, com alguns contos que foram disponibilizados pela editora?


O Relógio Conta as Vidas (Bruno Ferreira)
  Neste conto temos Sara, uma mulher idosa que mora com seu neto, João e estão esperando por Thomas, amigo do neto que está chegando para que possam comemorar seu aniversário. Por alguns instantes, fiquei confusa com a preocupação de Sara, mas conforme ela vai compartilhando suas lembranças e ponto de vista, podemos perceber que, tanto Thomas quanto João são rapazes trans, que ainda lutam pelo seu reconhecimento e lugar. Sara é muito conhecida onde mora por ajudar as pessoas. Um conto que me pegou de surpresa por conta da profundidade retratada em suas linhas e a emoção que senti ao finalizar a leitura. 

Cadeiras e Tutus (R. Haygett)
  Este é um conto que tem como narradora Larissa, uma jovem bailarina cadeirante. O sonho da jovem é ser dançarina de balé na Academia Nacional, e acompanhamos o seu esforço e luta para conseguir alcançar esse sonho e vencer as limitações que as pessoas acreditam que ela tem, para vencer o preconceito que impede as pessoas de acreditarem mais nela. Foi uma leitura rápida, mas que me fez refletir por alguns segundos após finalizá-la.

Somos Muitos (Victor Menezes)
  Acho que, dos cinco contos disponibilizados pela editora, este foi o que mais me tocou. Ele possui dois temas fortes de preconceito. Adalton é um senhor que mora com muitos colegas em um lar que ele e os demais colegas fundaram para abrigar pessoas idosas. Ele precisa, logo no início do conto, ouvir a pena a voz de um taxista, que acha que por ele não ter família, ele é um idoso triste e sozinho, assim como inválido. Quantas vezes não se pensa que idosos são assim? Mas isso não basta, ao longo da reflexão de Adalton, podemos acompanhar como foi sua juventude e vida adulta, como ele teve que conviver com o preconceito das pessoas por conta de sua orientação sexual. Acompanhamos as lembranças de Adalton e vemos a força que ele teve, pois mesmo sofrendo todos esses preconceitos, ele se tornou advogado e usou toda a sua influência para lutar pelas causas LGBTQ+. Foi um conto que me tocou imensamente e ainda terminei querendo mais!

Revanchismo (Diego Lanza)
  Quando se torna adulto, algumas das melhores lembranças que temos é da época de escola. Bem, isso se não sofremos nenhum tipo de preconceito, de bullying, quando estamos na escola. O caso de Daniela é justamente esse. Ela deseja ir ao reencontro de sua turma do fundamental para mostrar que venceu, que se formou e está muito melhor do que muitos deles, que se achavam tão melhores do que ela quando mais novos. Porém, ao chegar lá, ela percebe como todos eles mudaram, como o amadurecimento chegou e como, agora, se arrependiam do que tinham feito. Além disso, podemos notar que o bullying feito com ela era justamente porque, na época, ainda era Daniel, um menino diferente dos demais. Foi mais um conto que me surpreendeu com a carga emocional presente em suas linhas e me conquistou ainda mais por conta das mensagens que estão nele, que vão muito além da mudança de sexo de Daniela, mas sim na realidade  de vida de muitas pessoas, na diferença de oportunidades, no racismo. Um conto tão real que se torna impossível não lembrar de nossa época de escola.

O Diário de Alice (Nathalie D. A.)
  Alice é uma jovem considerada incomum, mas no pior dos sentidos. Sua doença psicológica é considerada algo tão ruim que ela precisa ser isolada do resto do mundo "normal". Isso é o que o governo está fazendo no futuro distópico de "O Diário de Alice". Mas não termina por aí, as pessoas são estudadas e, em seguida, mortas, como em uma verdadeira caça às bruxas. Tudo parece tão absurdo de início, mas quanto mais nos aprofundamos nesse ponto de vista, mais perto estamos de um futuro assim. Quantas pessoas que conhecemos não sofrem alguma doença psicológica? Seja depressão, ansiedade, TOC, hiperatividade... Qualquer se seja a "doença", eles são considerados cobaias e sujeitos à morte. Foi um conto que me fez refletir sobre como a nossa vida pode ser no futuro e, infelizmente, talvez não tão distante, se o preconceito que já observamos não for combatido da forma correta. 


Inquebrável está em financiamento coletivo pelo Catarse. A campanha vai até amanhã e ainda há tempo de fazer sua contribuição. Os brindes são variados, desde chaveiros, quadros, exemplares do livros, até Funko Pop! Você pode saber mais e fazer sua contribuição pelo catarse mesmo (https://www.catarse.me/inquebravel). Ajude a Literatura Nacional e a fazer com que histórias com representatividade ganhem ainda mais espaço e visibilidade.



Título: Inquebrável
Organizador: Michel Uchiha
Editora: Sinna
Gênero: Nacional; Antologia; Romance
Ano: 2019



7 comentários:

  1. Nossa eu tô doida pra ler essa antologia! Eu queria muito que meu autor favorito tivesse passado na seleção, mas infelizmente não deu, mas eu tô doida pra ler. Eu sei que vou ficar muito emocionada e me identificar muito com os contos, tô desesperada pra leeeeer!!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa, aborda temas bem pesados né?
    fiquei bem curiosa pra ler, esses assuntos precisam ser debatidos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Fernanda

    Não conhecia Inquebrável e achei algumas das histórias bem envolventes pela sinopse, faz tempo que não leio antologias, preciso conferir algumas que estão publicando, ta saindo várias obras bem interessantes neste formato.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é tão necessário que eu nem sei dizer o quanto! Eu também pude ler esses contos antecipadamente e adorei cada um deles. Fiquei ainda mais curiosa para ter o livro inteiro nas mãos e desfrutar pacientemente cada história, cada personagem. Eu acho muito importante que a literatura traga esse tipo de narração, com personagens que precisam ser ouvidos e notados. Espero que esse livro seja um sucesso!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca li contos sobre todos esse temas, no máximo li um livros de conto sobre lgbtqia+ mas nada com machismo e racismo e fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da ideia do livro e a capa ficou muito bonita!
    Estou na torcida para que a campanha no Catarse seja um sucesso e o livro possa ser publicado.
    Livros assim são importantes demais.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Gostei do tema dos contos, sou uma pessoa que curte ler contos e realmente não conhecia o projeto. Gostei muito da capa.

    Debyh
    Eu Insisto

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir