Leitura Coletiva [Semana 5: Resenha]: Ratos do Mar - Marcel Camp

Autor: Marcel Camp
Editora: Sinna
Gênero: Literatura Nacional, Aventura, Ficção
Ano: 2019
Páginas: 120

*E-book cedido pela editora para resenha, referente a parceria de 2019.

Tesouros. Mapas secretos. Caravelas com bandeiras de caveira. Aventura, romance e humor transbordam como garrafas de rum na primeira história de Ana Valentim e Miro Tacobel, dois habitantes da pobre cidade de Sagrada Fé que, por acaso, acabam se unindo para encontrar a misteriosa Condessa que voa. Antes que o maligno corsário Simon Flame ache primeiro!Embarque nesta incrível e fabulosa jornada sobre piratas e dignidade, na qual entenderemos que bebedeiras regadas à rum, luta de espadas enferrujadas ou uma frenética perseguição com vacas, podem revelar mais valores humanos do que imaginamos.E é o que justamente faz de “Ratos do Mar” estourar como um canhão certeiro dentro de um gênero tão esquecido.


     Um mês depois de começar a leitura coletiva, finalmente chegando com a minha impressão completa de "Ratos do Mar". Quem acompanha o blog pode notar que dei várias dicas do que achei do livro, e até mesmo do quanto ele me empolgou. Mas se você não teve a chance e está chegando nesse post de paraquedas, não se preocupe, porque eu vou contar aqui mesmo!


     Imagine que mora na costa brasileira em uma época em que o que mais importava eram as especiarias, o rum e as moedas de ouro e tesouros. Voltando de um dia de trabalho, você encontra um homem à beira da morte em uma praia. Ao tentar ajudá-lo, recebe um pedido: não deixar que os "piratas azuis" peguem o mapa e encontrar alguém. Porém, ao ver o tal mapa, percebe ser um pedaço de pergaminho em branco. 

"Piratas não são confiáveis. São seres desprezíveis, traiçoeiros e ardilosamente cruéis. Mas alguns têm um sorriso encantador!"

     Ana Valentim se encontra nessa situação. Ela tem certeza que o homem, apesar do estado que se encontrava, não iria gastar seu último fôlego de vida para dizer algo que não fizesse sentido. Mesmo não tendo nenhuma prova de que o que ele dizia era verdade, sai em busca da pessoa indicada pelo homem. Nessa sua busca ela encontra Miro Tacobel, um beberão que salva sua vida algumas vezes e acaba se tornando o seu amigo e companheiro na busca. Ela sabe que ele espera encontrar o tesouro, apesar de não saber quais suas reais motivações, afinal, Miro possui alguns segredos.

     Só que as coisas não acontecem tranquilamente. Quanto mais perto de descobrir o que o pergaminho realmente é e encontrar a pessoa que buscam, mais os perigos também se aproximam. O corsário Simon Flame, muito conhecido pelos mares por ser maligno, aparece na costa brasileira atrás do mesmo pergaminho que Ana tem em mãos. Ela então passa a correr grande perigo. E, de uma forma curiosa, ele e Miro já se conhecem. 







     Livros sobre piratas são pouco encontrados. Conheço poucos livros com esse tema e menos ainda o número que me chama atenção para ler. O que mais me cativou em "Ratos do Mar" foi justamente o fato de ele trazer, já em sua sinopse, um ar leve, divertido, mas sem acabar com a tensão que uma aventura em alto mar deve ter. Posso dizer que não me decepcionei.

     Miro é um personagem que carrega muitos mistérios, esses que vão sendo desvendados ao longo do livro e compondo melhor o enredo de uma forma bem divertida. E, claro, ele é divertido. Me lembrou demais o Capitão Jack Sparrow e acho que esse foi um dos motivos de eu gostar tanto do personagem.

     Mas, obviamente, quem me conquistou completamente foi Ana. Ela é decidida e forte. Não importava quantas pessoas dissessem que o pergaminho em branco não era nada, ela sabia que precisava honrar o último desejo do senhor que encontrou na praia. Ela não pestanejou, nem mesmo quando o perigo aumentou e sua força foi tão cativante, que eu me senti mais forte e pronta ao ler. 

"'E-Essa não... É a morte vinda dos mares... O grande destruidor de piratas... É o Furacão Azul!'"

     A narração também é feita de forma leve e descontraída. Muito antes do tempo da leitura coletiva terminar, eu já tinha terminado de ler e estava querendo até mais. Porque, vamos combinar, passa muito rápido! 

     O último ponto negativo do livro é que o final eu senti um pouco corrido, como se precisasse ser em poucas páginas para encerrar a cena final e eu precisasse de mais detalhes, que não vieram. Porém, isso não é algo que me decepcionou. No final, valeu muito a pena! Então, se você, como eu, sempre quis ler uma história de piratas que nos diverte e nos prende, vem ler "Ratos do Mar"! 


Minha Avaliação:




11 comentários:

  1. Oi Fernanda, eu acompanhei a leitura coletiva de vocês no Instagram. Realmente não encontramos muitos livros com piratas e eu gostei bastante do enredo deste, adoro um mistério. Ótima resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu também conheço poucos livros com piratas. Aliás, não só livros, né? Sinto falta de filmes, jogos, séries.. enfim. Gostei de acompanhar a sua leitura coletiva e ver que esse livro realmente te conquistou. Mesmo com as ressalvas, pois acredito que tbm me incomodaria com a correria do desfecho acredito que daria uma chance =)

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Eu já tentei outro livro com temática pirata e não consegui passar da metade. Eu gostei da premissa dele pq você cita que ele é mais leve, então vou salvar a indicação!
    www.aquelemqueana.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda! Acho que você ia adorar a coletânea Piratas, parece bem a sua cara!
    Eu gostei da indicação do livro, a trama parece ser bem no estilo Piratas do Caribe, mas com um objetivo mais claro hahaha (eu achava os filmes muito embromados) e sem tanta enrolação. Gostei da história, vou procurar por ele na amazon.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Oi Fer, tudo bem? Eu realmente nunca li nada sobre piratas e agora fiquei me questionando sobre isso ahaha a ambientação deve ser rica pra caramba, né? Eu nao conhecia a obra e apesar da capa não agradar muito, fiquei bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, eu amo histórias de aventura que envolvam piratas, e pela sua resenha essa me parece ser ótima e ter personagens super interessantes, já quero ler.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu também li Ratos do Mar na leitura coletiva e gostei, mesmo que eu esperasse mais. Alguns pontos me incomodaram, como a escrita que me pareceu infantil demais e a falta de descrições e detalhes do mar (já que é um livro sobre piratas). Mas no geral foi uma história que me agradou e que li rapidinho. Acho que é uma ótima dica para os jovens que gostam de fantasia.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii tudo bem ?
    Menina já me interessei por ele haha só pelo fato de ser um livro com piratas já quero eu acho q ele vai ser uma leitura leve e divertida, já adicionei na lista já quero esse livro pra ontem sério fiquei super curiosa em descobrir como essa história vai acabar . Obrigado pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem amiga?

    Eu acho interessante leituras coletivas e até participei de uma em maio, mas é difícil eu conseguir participar de LC. Gostei da resenha, ficou realmente legal e gosto muito de livros ou filmes com piratas/piratarias. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Confesso que não sou muito chegada em livros de piratas, eles não me atraem muito. Que pensa que o final foi meio corrido, mas que bom que o livro te empolgou e você curtiu a historia como um todo. Eu preciso ler alguns livros da Sinna, conhecer um pouco do catálogo da editora...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu amo histórias com piratas! ♥ Acho divertido ler sobre isso, toda a navegação e aventuras neste estilo, muito interessante o livro.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir