Últimas Resenhas

Resenha: A Fortaleza - Mundo Sombrio


Tomo 1
Autora: Day Fernandes
Editora: Independente (Amazon)
Ano: 2017
Páginas: 312

* Livro cedido pela autora para resenha, referente a parceria 2018.

2070. A escuridão caminha lado a lado com o que restou da raça humana. Após uma guerra nuclear, a vida na superfície terrestre se extinguiu. Habitando gigantescos complexos estruturais subterrâneos, conhecidos como as Fortalezas, os sobreviventes tentam resistir à extinção. Entretanto, na Fortaleza n° 7, um império regado a sangue se ergueu.Medo, sombras e sacrifícios fazem parte dos dias de Camille. Ainda jovem, ela herdou de seu pai a posição de liderança do grupo de rebeldes da Fortaleza n° 7. Contudo, nem mesmo os diários deixados por ele poderiam tê-la preparado para os segredos que acabaria por escavar. Durante uma missão de resgate, Camille salva a vida de um desconhecido, mudando o destino de si mesma e de toda a raça humana.Em um mergulho profundo no coração da Fortaleza, ela descobrirá cenários de terror e mentiras. Nesse Mundo Sombrio, o fim pode vir tão rápido quanto uma batida de coração. A diferença entre viver ou morrer consiste em um único obstáculo: enfrentar as sombras dentro e fora de si. E, claro, sobreviver.

“A Fortaleza” foi o livro escolhido por mim no mês de outubro para preencher o meu desafio 12 Meses Literários, mas acabei deixando para postar a resenha apenas agora em novembro, para poder coincidir com a Maratona A Fortaleza. Essa maratona consiste em uma divulgação continua sobre o livro durante todo o mês, em comemoração a seu um ano. Podem notar o quanto é especial, não é? Então venham conhecer para poderem participar também!

Imagine se os países do mundo resolvessem entrar em guerra agora? Em algum momento as tão temíveis bombas nucleares iriam aparecer, certo? O que aconteceria com a humanidade, então? Day nos responde com essa história de tirar o folego!

Uma guerra aconteceu, o mundo foi destruído, o ar se tornou tóxico e a única forma da sociedade sobreviver é no subterrâneo. Pouco antes “do fim”, foram construídas fortalezas e quando as bombas chegaram, uma parte da população foi levada para lá. Desde então é como todos sobrevivem.

"Nessa nova realidade, cada indivíduo vale apenas aquilo que tem ou que pode fazer. O dinheiro não existe mais. Pessoas são escravizadas e vendidas por objetos, assim como acontecia nos primórdios da civilização."

Porém, é claro, para haver ordem foi imposto uma regra, que se tornou boa para certo grupo de pessoas, mas muito para outras. As pessoas que tinham “dons” são os chamados “escolhidos”, eles trabalham na fortaleza e desempenham funções de destaque. Já os demais, passam necessidades e até mesmo são comercializados como escravos.

E há a resistência! Chamados “fantasmas”, pois não se sabe quem são e como vivem, eles lutam contra o governo e vivem fora dessa sociedade. Camille é a líder dos fantasmas e em uma missão de resgate, ela acaba por salvar um homem que parece ser a resposta de muitas das suas perguntas... Exceto por ele não se lembrar de nada.

"A natureza humana é baseada no instinto de sobrevivência, e esse é o mais forte e primitivo impulsor em tempos de guerra."

Recebido de braços abertos, especialmente depois de sofrer torturas em sua prisão, o “desconhecido” se vê grato e fiel aos fantasmas e conforme uma nova missão para resgatar a chance de sobrevivência da espécie humana é armada, ele se mostra uma peça indispensável.

Só que eles não esperavam descobrir muito mais do que a salvação. O grupo de fantasmas se vê em um dilema e, em paralelo, com suas vidas e de todos os demais em risco. Seria mesmo possível sobreviverem àquela missão? O que mais lhes foi escondido durante tanto tempo? As respostas vêm e prometem nos tirar o fôlego junto com os personagens.


Eu amo distopias e quando eu soube que “A Fortaleza” se encaixava nesse gênero, nem preciso dizer que quase pirei, não é mesmo? O melhor de tudo, ela se passa em algum lugar da América do Sul, então eu imagino o Brasil sem dificuldades (desculpa se não for).

Uma das coisas que eu amei foi o cenário tão real, apesar de ser um futuro bem distante. Temos uma guerra acontecendo no passado, algo que tememos já nos dias de hoje e, como consequência, temos um futuro de destruição. Um futuro baseado no que podemos doar. Isso não é fácil de visualizar? Para mim foi e tornou o cenário do livro bem fácil de imaginar. Além do mais, pra gente ter uma ideia de como é a Fortaleza, a autora nos deu um mapa!

"As palavras... Um instrumento simples, cujo poder de fogo é capaz de atingir o alvo de maneira abrasadora e lancinante, causando um estrago tão profundo que nem mesmo a mais afiada  das lâminas consegue infligir."

Outra coisa que eu gostei muito é que, apesar de termos um romance a se desenvolver na trama, ele não é o foco! Não passa sem perto disso. Quando o romance acontece, ele é parte da história, parte da vida, do natural de uma pessoa que encontra em outra a confiança e o carinho que (talvez) buscava sem saber. E isso tornou esse momento muito melhor. Mas, como eu disse, ele não rouba a cena dos momentos de tensão e rebelião, apenas os completa!

A amizade é outra coisa que me conquistou nesse livro. Camille possui garra, mas ela é uma pessoa relativamente fechada. Ainda assim, ela tem amigos que são tão próximos dela que a compreendem melhor do que ninguém. É muito bonito ver quando ela se abre para mostrar a sua preocupação com eles, seus sentimentos. E o deles com ela também! Em momentos de sufoco, uma amizade pode salvar vidas, não é mesmo?

"Ninguém escapara ileso, mesmo os sobreviventes. Aquele lugar fizera emergir um lado obscuro e sombrio em algumas pessoas, bem como despertara os instintos de sobrevivência em outras."

E o que mais temos aqui é sufoco. O início do livro parecia ser algo bem mais tranquilo, mas conforme eles avançavam na missão, o fôlego foi faltando e eu fui me prendendo ao livro de uma forma inimaginável. Quando eu percebi, estava terminando e ficando ainda mais desesperada para saber como tudo iria se desenvolver.

E, claro, eu percebi que não acabava ali. Teremos continuação, pessoal! Uma continuação que eu já estou ansiosa para ler, para desvendar os novos mistérios que foram apenas       pré-anunciados. Sim! Porque algumas respostas foram dadas, mas outras surgiram.

Toda a diagramação do livro está linda, tanto em físico como e-book. A autora teve o cuidado de colocar imagens, mapa e revisar o texto muito bem. Sem dúvidas, a “carinha” do livro é tão linda e boa quanto sua história. E posso afirmar que se você gosta de ser surpreendido, vai amar “A Fortaleza”!

aa

Classificação:
Gênero:
Literatura Nacional
Ficção
Distopia
Sci-fi




8 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Caramba, esse livro parece ser realmente incrível. Já tinha visto o livro, porém não sabia que era tão maravilhoso assim. Adoro surpresas, então acredito que irei amar o livro.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, achei bacana a ideia da maratona, não conhecia o livro e com a maratona sei que vou poder me apropriar mais da obra que de forma geral, pela resenha, já deu vontade de ler

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu vou te confessar que ando fugindo um pouco de distopias, até tenho algumas aqui para ler, mas não estou no clima. Ainda não conhecia essa, mas achei a premissa interessante e gostei de saber que o romance está presente, mas não tira o foco. Além disso, achei legal o cenário ser real, mesmo a história se passando em um futuro distante.
    Adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura. Não vou ler agora, pois realmente não estou no clima, mas vou anotar a dica para outro momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu tô impaquitada com essa resenha mega power maravilhosaaaa! ❤❤❤ Tão feliz que você gostou! Obrigada pelo carinho, e 2019 promete mais Fortaleza pra genteee!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! adorei a escrita da Day neste livro e toda ambientação super diferente pós apocalíptica. É realmente uma distopia, que eu imaginava que teria continuação, e também já estou mega ansiosa para ler

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Não sou tão fã de distopias, leio bem de vez em quando este gênero. Achei interessante o tema desta, acho que nunca li nada assim antes, e por ser original me chamou atenção.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fernanda. Tudo bem?
    Olha, ao contrário de você eu quase não curto distopias, mas quando alguma me desperta interesse eu procuro ler porque geralmente acabo tendo boas leituras.
    Eu ainda não conhecia esse livro e fiquei louca aqui com ele, que ótima dica!!! Fiquei muito curiosa para poder ler também e acho que vou gostar bastante. Eu adoro livros com sufoco, sério, aquela tensão toda que a gente passa lendo me instiga a ler mais hahaha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê, que resenha mais top! Não conhecia o livro e saber que é uma distopia muito me agradou, outra coisa foi fato de vc relatar que o leitor se vê totalmente envolvido na trama, tanto que quando vc se deu conta já estava no final. Dica anotada.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir