Últimas Resenhas

Resenha: Guardião do Medo


Autora: Michelle Pereira
Editora: Amazon (Independente)
Páginas: 252
Ano: 2016

* E-book cedido pela autora, referente a parceria de 2018.

Alexander está morrendo pouco a pouco em um hospital. O câncer está consumindo seu corpo por dentro, minuto a minuto. E ele quer morrer logo. Rápido. A vida que ele viveu não deixa dúvidas de que o Inferno é sua próxima parada, mas ele não contava que um anjo viria ajudá-lo. Raya, a Guardiã, de asas negras, olhos azuis e mistérios e mais mistérios. Contudo, o que ele deveria pensar quando seu anjo protetor está escondendo algo importante? E quando tenta matá-lo?
Em meio à loucura, aos pesadelos desesperadores e às perdas cada vez mais frequentes, ele se vê dentro de uma disputa muito além do imaginável, entre os Guardiões da Criação e as Filhas de Daemon. Ele é importante, para ambos, tanto para a Luz quanto para as Trevas. Porém, qual será a melhor escolha? Viver imerso nos segredos e omissões de Raya ou ser inundado pelo poder extasiante do Inferno?

     Há alguns meses eu li “O Preço do Céu”, um conto desse livro, onde conheci o passado de personagens importantes nessa trama. Imediatamente fiquei curiosa sobre “Guardião do Medo” e a autora me avisou que a “pegada” do livro era um pouco diferente do conto. Após ler, pude entender o que ela quis dizer e não posso negar que amei tanto, se não mais, que o conto. Vamos conferir um pouco sobre ele?

     Alexander é um jovem que teve uma infância difícil e que, agora, encontra-se hospitalizado. Ele tem vinte e dois anos e possui câncer em estágio terminal. Por ter morado a sua infância inteira em um orfanato que tratava todas as crianças muito mal, ele é uma pessoa grossa, infeliz e anseia pela morte.

     Porém, justamente quando a sua vida começa a caminhar para o fim, é que ele começa a conhecer as coisas boas e que fazem valer a pena viver. Raya, uma aparição que ele julga ser alucinação no início, chega mostrando a ele como ainda existem pessoas boas, e não apenas as que ele lembra do orfanato. Assim, Alexander começa a se abrir.

"Ninguém tem a vida que deseja ter, Alexander. As pessoas têm de se adaptar ao que lhes é dado e valorizar as pequenas coisas que as fazem felizes. Ninguém pode ter tudo que quer."

     Ele conhece — de uma forma bem sobrenatural — a senhora que salvou sua vida, Cecília e ali tem início sua mudança de visão. Tendo o seu maior ápice, porém, quando ele conhece Mateus, um menino doce que também está internado, mas que mostra o melhor lado da vida, de forma despretensiosa, para Alexander.

     Após Mateus, o rapaz conhece Marcela, uma mulher com um passado triste, que não está doente, mas sofrendo um mal muito pior... o da mente. E é o mesmo mal que Alexander começa a sofrer. Conforme ele se enfraquece em corpo, algo do mal está a espreita, as Filhas de Daemon, seres que anseiam por levá-lo para as trevas, da mesma forma que Raya, uma Guardiã dos céus, quer mostrar que ainda há luz nele.

"Os olhos dele sempre foram firmes. Mas internamente eu sabia que ele precisava de ajuda. Ele foi quebrado. Há cacos dele espalhados por todos os lados."

     A cada passo de luz, mais as trevas tentam domar Alexander, e cada vez que ele conhece mais das pessoas que o cercam, mais ele aprende a gostar de viver. No fim, Alexander terá que escolher entre as trevas e a luz, mas ele se sente sempre tentado pelos dois lados. A batalha, porém, não poderá durar para sempre, o momento da escolha se aproxima e cada reação que ele tem, é extremamente necessária para essa decisão.


     Quando comecei o livro estava esperando algo repleto do sobrenatural, cheio de lutas e explicações complexas, porém, tive o ponto de vista de um humano. Um humano que está cada vez mais doente e, também, cada vez mais propenso às interferências das trevas e da luz.

     A parte sobrenatural do livro é muito psicológica. Temos esses momentos através dos sonhos de Alexander, que é quando ele mais é influenciado (em questão de humor) e também quando Raya, a Guardiã, aparece. Achei isso muito interessante, pois é fácil colocarmos isso em nossa vida. Quantas vezes não dormimos bem e acordamos com a sensação que lutamos contra um mundo? Ou estamos em um lugar e sentimos uma influência negativa? Ou quando, mesmo muito mal, de repente, uma influência boa chega até nós? É assim que tanto o bem quanto o mal começam agindo, mas vão se fortalecendo com o tempo e conseguindo fazer contato com o rapaz.

"Meu corpo é puxado para a mancha. Ela sussurra meu nome e eu o escuto nas ondas do vento. É irresistível. Saio da cama, dou alguns passos hesitantes com os pés descalços no chão frio, abaixo-me e estico o braço para tocá-la, ansiando por sentir sua textura, sua temperatura em minha pele.Seu chamado faz com que meu corpo funcione sem pensar, sendo puxado para ela."

     Gostei muito também de mostrar que tudo é uma questão de escolha. Até então, Alexander escolhera ser o que o ambiente que ele tinha vivido era: frio, fechado, amargo. Mas com o tempo ele se abriu e fez novas escolhas que mudaram seu modo de ser e de ver o mundo. Outro ponto que podemos usar em nossas vidas.

     E, claro, eu não posso deixar de comentar sobre essas pessoas. Mateus, Lucia e Marcela, três pessoas que ficaram “mais tempo” na vida de Alexander e foram responsáveis por várias mudanças. É muito gostoso quando ele está interagindo com cada um deles, porque é fácil ver onde ele está crescendo, mudando, repensando as coisas, fora que são personagens muito cativantes. Quis colocar o Mateus o colo e fazer ele ser meu irmãozinho, protege-lo de todo o mundo.

     Raya também é uma personagem maravilhosa. É com ela que podemos conhecer um pouco mais do mundo sobrenatural. Confesso que fiquei ansiando por mais!

"A vida é isso aí. Cheia de altos e baixo. Às vezes, mais baixos do que altos, mas, mesmo assim,compensa. Por mais que eu tenha vivido imerso em um mar de dor e rancor por tantos anos, um vislumbre de luz me fez mudar, me fez perceber que pequenos momentos, simples ou complicados, fazem todos o resto valer o esforço."

     E o final do livro foi extremamente empolgante. Eu terminei no meio de um suspiro e fiquei ansiando por mais, que não tinha! O que só me fez ter certeza que o final escolhido pela autora é para nos trazer para o próximo livro (com previsão para o ano que vem!).

     Guardião do Medo é um livro que traz muitas reflexões, que é possível fazermos ponte com a nossa realidade e nos faz mergulhar em um mundo completamente novo e apaixonante. Com uma narração envolvente e clara, podemos ler em um momento. Recomendo a todos que amam fantasia.



Classificação:

Gênero:
Literatura Nacional
Fantasia
Drama



9 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Não conhecia, mas como gosto muito de Fantasia acredito que vá gostar dessa leitura ^^ O importante é ser bem escrito e a história envolver, o que parece ser o caso.

    Obrigada pela dica :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda!
    Gostei bastante da sua resenha! Guardião do medo foi uma das minhas melhores leituras desse ano.
    Gosto muito do seu blog!

    Beijos!

    Vitoria
    https://mundoliterariodavivi-livrosdavivi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fe, confesso que assim como vc imaginei que fosse uma trama sombria puxado pro sobrenatural. Mas lendo sua resenha fui surpreendida positivamente! Fiquei com vontade de conhecer essa visão do personagem e entender melhor o seu passado que foi bem conturbado =/
    Adorei a premissa <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Como não conheci este livro antes??? Parece maravilhoso. Amo este tipo de enredo. Acredito que o livro traga várias surpresas para o leitor. Conseguiu me deixar curiosa, vou até procurar no skoob.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fernanda. Menina, adorei a tua resenha! Eu já conhecia o livro e já estava bem curiosa com ele, mas adorei demais ver a sua opinião sobre a leitura e fiquei ainda mais curiosa. Parece ser um livro que eu vou gostar bastante de ler.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de resenha Fernanda! Estou apaixonada <3
    Fico feliz demais que tenha gostado tanto da minha história! Alexander é meu primeiro bebê e o carinho que sinto por ele é imenso!
    Muito obrigada pelo seu apoio
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Parece que a luta entre o bem e o mal nesse livro é muito interessante, já fiquei curiosa pra ler também e descobrir mais sobre o Alexander.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas gostei bastante da premissa, gosto de fantasia e já fiquei super curiosa em realizar a leitura.
    Quando você fala que a parte sobrenatural do livro é mais psicológica, me faz pensar o quanto muitas vezes "viajamos" completamente em algo - bom ou ruim - e acredito que muitas reflexões podem se tiradas dessa leitura.
    Parabéns pela resenha e sucesso para autora!
    Espero conseguir ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda,
    Adorei saber suas opiniões da história. Já fiquei curiosa para saber mais sobre essa dualidade do bem e do mal. Vou anotar a dica aqui.
    Bjim
    Tammy

    ResponderExcluir