Últimas Resenhas

Entrevista com Rodrigo Santos, autor de Decifra-me ou te devoro!'

  Olá meus queridos, 

    Hoje venho trazer para vocês uma entrevista muito especial...em parceria com a Editora Illuminare, nosso blog conseguiu entrevistar o autor Rodrigo Santos, que está lançando seu novo livro 'Decifra-me ou te devoro!' pela editora.


    Vem comigo conhecer um pouco mais sobre o trabalho e a carreira desse autor que promete muito nesse universo literário.


O Autor

    Rodrigo Santos, 20 anos, é autor, ator, diretor, produtor, apresentador e cantor. Atualmente, além de escrever trabalhos teatrais, tem coluna em programa de rádio, está em produção de livros e músicas. 

    Rodrigo conquistou a marca de ser o ator mais jovem a concorrer ao prêmio de Melhor Ator no Festival de Teatro do Rio de Janeiro em 2013 com apenas 14 Anos. Seu último trabalho, foi um filme com a Equipe do AfroReeage, Downtown Filmes e Canal Multishow que será lançado no segundo semestre de 2018, em Série e Filme. 

    Também se apresentou em grandes palcos como: Teatros da Rede SESC, Armando Gonzaga, Municipal de São Pedro da Aldeia, Miguel Falabella, Oscar Niemeyer, Retiro dos Artistas e muitos outros palcos pelo Brasil. 

    Em sua carreira de ator, mesmo com a pouca idade, tem um vasto plantel, fez espetáculos como: 'Pelo Buraco da Fechadura', 'O Sapatinho Mágico', 'Coisa de Teatro' e etc... Com estes espetáculos Rodrigo tem 8 prêmios e 8 indicações, atuação e texto.

    Como ator pôde ter experiências e aulas com atores consagrados como: Tonico Pereira (Mendonça de 'A Grande Família'), Marina Salomon (Bailarina Brasileira), Lyu Arrison (Yolanda do 'Ó Pai Ó') e outros... 

    Ministrando Cursos, teve a honra de trabalhar em colégios particulares e públicos do estado do Rio de Janeiro, em parceria com a secretaria de cultura. Ministrou oficina na Cidade do Rio Preto da Eva – AM, além de cursos particulares pela Cia. Evoé em locais distintos.

    No campo da arte, trabalhou também como Intérprete Oficial da Independentes de Olaria, campeã do Grupo E – RJ (2018), também já foi oficial nas Mirins Filhos da Águia e Petizes da Penha. Foi intérprete show e foi oficial na Sapucaí em 2015 pela Embaixadores da Alegria (Escola que abre o desfile das campeãs no Rio de Janeiro na Sapucaí). Foi e é atualmente o intérprete mais novo no mundo do samba a assumir uma agremiação em disputa carnavalesca.


A Entrevista

Literaleitura: Na grande maioria das vezes, percebemos que muitos escritores, antes de escreverem suas primeiras obras, eram leitores assíduos e isso fez com que despertasse o interesse pela escrita. No seu caso, como se estabeleceu esse processo? Você era uma “traça de livro” ou já partiu para a escrita devido sua afinidade em escrever?
Rodrigo: Minha mãe é atriz, e foi dai que veio tudo literalmente. E devido a criação da minha cia, eu comecei a escrever peça, fazer livre inspirações para não ter que pagar direitos autorais para alguém, e veio dai o amor pela escrita.


Literaleitura: Com relação à pergunta anterior, com qual o gênero literário você mais se identifica? Quais são seus autores preferidos e obras inspiradoras?
Rodrigo: Meu maior ídolo na Dramaturgia, é Nelson Rodrigues e o formato dele de escrita, tanto que dentro do livro eu coloco de uma forma realista, a vida dos anos 50, na vivencia dos anos 2.000.... E claro como digo no Livro, Nelson dizia que não sabia escrever peças e escreveu, eu um dia disse que não sabia escrever um livro e escrevi.


Literaleitura: Sua obra ‘Decifra-me ou te devoro!’ tem como temática central o AMOR, o que os leitores podem esperar diante dessa leitura?
Rodrigo: Serei breve nessa... Os que gostam de mistérios vão se surpreender e possivelmente não adivinhar o fim!


LiteraleituraSeu novo livro traz uma grande diversidade de variações de escrita, como poesias e contos. Porque você decidiu optar por essas formas literárias e não por um romance único?
Rodrigo: Muitas pessoas não gostam de ler livros, a ideia é trazer essa galera para o universo da dramaturgia. E com isso, alguma coisa do Livro vai agradar alguém que leia...


Literaleitura: Diante da temática abordada na obra, a qual tem como frase de divulgação “A mulher sabe amar, o homem acha que sabe mentir”. Você acredita que mulheres e homens tratam o amor de forma diferente?
Rodrigo: Como é o estilo de fato do Nelson... Afirmam a tese de que ele era machista (Não nego!), porém como em toda obra o homem sofre, nenhum homem sai ileso... E relaxa, isso não é Spoiller... Como o nome do Livro, Decifra-me ou te devoro... Decifrem então, para não ser devorado... rs


Literaleitura: Atualmente vemos muitos crimes envolvendo a violência contra a mulher, sua obra ‘Decifra-me ou te devoro!’ aborda algo sobre essa temática? Como o amor abusivo, possessivo ou o ciúme em excesso dentro de um relacionamento?
Rodrigo: Exatamente... Esse é o tema abordado em cima do conto principal (Inglório), no texto se fala muito sobre o amor abusivo e mostra uma forma diferente de amor... “Todo homem ama uma mulher, para mostrar para outra que poderia ser ela em seu lugar!”


Literaleitura: Dentro do ramo literário sabemos que o autor precisa realizar muitas pesquisas sobre a temática a qual pretende escrever. Esse tipo de pesquisa as vezes torna-se algo bem difícil, dependendo dos assuntos a serem abordados, alguns contendo cenas “fortes e pesadas” que muitas pessoas procuram evitar. Pensando nesse critério, como você costuma se preparar para dar início a uma história?
Rodrigo: As histórias vem na cabeça e sempre tento ir desenrolando para que venha surpresa em cima de surpresa. Sempre trabalho com a ótica Rodriguiana do realismo. Para colocar os personagens e criar as história deles busco histórias contadas de amigo, ou até minha. Neste tem histórias de amor minha, de uma amiga e a personagem principal tem a característica de uma amigona minha. rs


LiteraleituraAqui no blog, lemos e divulgamos muitas obras de artistas nacionais. Qual a sua opinião sobre a popularidade e o grande número de novos autores que surgem a cada ano no ramo literário no Brasil?
Rodrigo: É fantástico isso, pois prova que as pessoas estão tirando suas ideias da cabeça e da gaveta e jogando pra rua, isso que vale, cada qual contar sua história, real, fictícia ou não. Ajuda muito na valorização de nossa arte nacional!


Literaleitura: Quais as principais dificuldades que você encontrou ao longo da sua jornada de publicação literária? 
Rodrigo: O mais difícil sem dúvidas é o financeiro, e um editora segura e com bom preço. Felizmente achei e peguei um empréstimo mais que camarada com minha Tia Fabiane, para que o livro fosse para a Rua.


Literaleitura: Na sua opinião, qual a importância de blogs e canais literários na divulgação das obras nacionais?
Rodrigo: Muito mais que essencial, pois sem eles, nós autores, não poderemos levar nossa arte para locais de mais distancias e nós leitores, não poderemos encontrar algo fora do nosso ciclo de convívio.


Rapidinhas

    Livro de cabeceira: 'Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo.' (Nelson Rodrigues/Myrna) – Infelizmente não tive condições de comprar, mas em cada vez que ia em livrarias, lia umas 10/15 páginas até completar, tive o prazer de ler o mesmo livro em livrarias no RJ, SP e AM... rs 
    Acho que dificilmente alguém tem tido algo do tipo, mais de 2 anos, mas li tudo, um dia ainda conseguirei comprar este livro.

    Autor inspiração: Ah... Grande Nelson Rodrigues,

    Local preferido para ler: Abrindo a intimidade... No Banheiro... rs


A Obra

Decifra-me ou te devoro!

    Sinopse: Levamos você em uma viagem interna sobre amores. Aqui encontra-se: poesia, ilustrações, dois contos no melhor estilo Nelson Rodrigues dos anos 2000 e um estudo sobre os 3 tipos de homens existentes no mundo. Você homem, pode se qualificar e você mulher, pode se livrar do que você não deseja. E se você ama, talvez você mude de ideia com este livro.


“A mulher sabe amar, o homem acha que sabe mentir."



    Para contactar o autor, encomendar livros e seguir sua carreira:

Rodrigo Santos
Facebook: @RodrigoSantos.Artista
Twitter: @RodrigoSantart
Instagram: @RodrigoSantos.Artista
E-Mail: rodrigosantos.art@live.com



    Gostaríamos de agradecer o carinho e o tempo disponibilizado pelo autor para esta entrevista. 
     E esperamos que vocês leitores, tenham gostado desta entrevista e da oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho de Rodrigo Santos trabalho.


                          Beijokas da...

Nenhum comentário:

Postar um comentário