Resenha: Adágios

Autor: José Vieira
Editora:  Chiado
Ano: 2017
Páginas: 100


*Obra cedida pelo autor

Viver é sentir constantemente que estamos numa roda viva. Que os outros são espelhos de experiências para nós. São ciclos que se perpetuam no tempo. As personagens vão se alterando. As cores do firmamento modificam a cada estação. No entanto a essência é a mesma. Viver! Caminhar! Cair! Levantar! E recomeçar tudo de novo! Adágios é um livro de vidas. De mulheres. De luta. Um dia foram elas.... Amanhã seremos nós. [SKOOB]


Alguns meses atrás recebi dois exemplares da obra Adágios, e lamentavelmente, por falta de tempo, só pude lê-la recentemente. Tenho ainda uma pilha de livros para tirar do atraso - ler e resenhar -, coisa que pretendo fazer ainda esse mês, embora eu mesma duvide que darei conta de todos.


Acredito que ao menos todas as antologias  conseguirei resenhar nos próximos dias, e se assim o fizer, em breve irei postá-las para vocês.
Antes de seguirmos para a resenha de Adágios, adianto que haverá sorteio de um exemplar dessa obra, e para concorrer, basta conferir as regras na nossa página no Facebook!

Adágios é aquela leitura rápida, de um dia, dependendo do seu tempo. Eu mesma comecei a leitura pela manhã, retomei após o almoço e terminei-o agora durante a tarde. 
O livro consiste num apanhado de cinco contos escritos por José Vieira, pseudônimo da autora Teresa Vieira Lobo, que nos apresenta em cada um dos seus textos curtos, suas cinco protagonistas: Adelaide, Josefina, Guilhermina, Eva e Graça.
A autora narra a vida de cada uma dessas mulheres em meio ao círculo familiar/social em que vivem, expondo seus dramas e dilemas, suas fraquezas, suas dificuldades e cada uma das suas alegrias, que estão sempre ligadas às suas famílias.
Acompanhamos assim o desenvolvimento de cinco personagens que têm muito em comum com mulheres reais, que se assemelham à muitas mães e avós, com as quais acredito, que a maioria de nós já nos deparamos. 
Por fim, Adágios é um livro regado de ensinamentos advindos da experiência de vida de cada uma das protagonistas, e tal qual a realidade, uma breve análise sobre suas vidas nos mostra que nossa existência é finita, que nosso tempo finda, que a felicidade é possível mesmo em meio aos obstáculos diários e que na maioria das vezes, colhemos o que plantamos.

Sorteio no próximo sábado (10 de dezembro) ao meio dia. Regras para participar na página Literaleitura.






Por Juliete Vasconcelos,
autora da trilogia O Ceifador de Anjos

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Juliete Vasconcelos10 de dezembro de 2017 12:17

      Muito obrigada por participar!
      Seu número para o sorteio é: 1
      Boa sorte! Beijão.

      Excluir
  2. Parece ser um livro interessante, eu quero ganhar eleeeee.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, tô sentindo que vou ganha-lo :3

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso, estou sentindo que vou ganha-lo :3

    ResponderExcluir
  5. "Os outros são espelhos de experiências para nós" Acredito muito nisso, que sinopse linda! Com certeza um livro que proporciona muito crescimento. Quero muito ler, parece maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Nossa , gostei muito ... Eu quero muito ganhar esse livro��

    ResponderExcluir