Últimas Resenhas

Entrevista com a criadora da Editora Coerência Lilian Vaccaro

                                                                                                                  Por Ana Cláudia Esquiávo  

           
Os novos escritores brasileiros possuem uma opção para publicarem os seus livros. A editora Coerência foi criada em 2016 pela editora-chefe Lilian Vaccaro devido às experiências ruins que vários escritores iniciantes tiveram com divulgação e distribuição de seus livros. Entre esses autores estão Giovanna Vaccaro, filha de Lilian e autora dos livros “Procura-se”  “ E-se...” e colunista da revista Amazing.




 Lilian aconselha os jovens escritores a não pensarem somente no lucro financeiro quando publicarem o primeiro livro, pois o importante nesse momento é a divulgação da obra.

Literaleitura: Por que a editora resolveu investir em autores que não são totalmente conhecidos?
Lilian: Por que nos famosos já tem muita gente que invista e por conta das suas histórias realmente valerem à pena, afinal J.K Rowling também já foi desconhecida (risos).

 "Não pense em retorno financeiro. Pense em divulgação, deixe o "lucro” para depois"

Lilian Vaccaro com a filha Giovanna
L: Quando a sua filha Giovanna Vaccaro começou a escrever e porque quis ser escritora?
Lilian: Com 13 anos, porque alguns livros que ela lia e não gostava do final. Na sua cabeça e nas suas anotações modificava o final, até que resolveu escrever " Procura-se"* usando o inicio, meio e fim que queria.

L: Como está o mercado literário para autores independentes?
Lilian: Bem difícil, por conta de divulgações, distribuição, mas acima de tudo, pelo preço absurdo das gráficas.

L: Quais os conselhos você daria para um escritor independente que deseja publicar seu primeiro livro?
Lilian:  Peça para betarem , revisarem, e faça pesquisas com muita gente, para enviar algo que realmente vale à pena. Se puder contrate um agente e na primeira publicação pague, e não pense em retorno financeiro, pense em divulgação, deixe o "lucro' para depois, se pensar em lucro antes, vem a neura e você vai querer sair correndo.

L: Como a editora coerência seleciona seus autores? Vocês procuram talentos em plataformas de auto-publicação como o wattpad?
Lilian: A partir de originais enviados para o e-mail da editora, temos 5 betas maravilhosas que avaliam e  nos passam o que talvez teria que melhorar, e se o escritor achar que vale a pena, publicamos. Nunca procuramos talentos em plataformas, eles que veem até nós.

L: Atualmente há muitos autores que buscam as plataformas de auto publicação. Quais os conselhos vocês editores dariam para que esses escritores consigam se destacar e consigam a atenção de uma editora?
Lilian: Para nós "Divulgação" é tudo, só aparece quem se expõe. Então se a pessoa se "expor " está feito.

L: Um dos maiores desafios para escritores independentes quando conseguem publicar as suas obras é vender os livros. Quais são as melhores estratégias para um escritor novato se tornar conhecido e conseguir um bom número de vendas?
Lilian:  Entrar com uma boa editora, que tenha uma distribuição legal,  não pensar em vender só pelo face, senão vai passar fome (risos),  e retorno a dizer,  "APAREÇA".

L: Qual o livro do catálogo da editora coerência que mais lhe surpreendeu?
Lilian: Aos olhos de Zoe e O diário de Erasmo.  Zoe, por emocionar e ser contado um romance por uma cadelinha, e Erasmo por divertir as crianças, mas emocionar o adulto, trazendo de volta aquele gesto  de pai-mãe ler para seu filho na cama .

L: Atualmente muitos leitores valorizam muitas obras internacionais como "Cinquenta tons de cinza" e "Como eu era antes de você". A sua editora se diferencia por divulgar escritores nacionais e que não conseguem se fazer notar. Quais são os desafios no meio de um mercado com tantas obras internacionais em destaque?
Lilian: Espero que isso mude, aliás, estamos lutando para isso e acho que a mudança já está começando, eu mesmo tenho diversos escritores na editora que nunca tinham lido um livro nacional  e hoje  já leu todos da editora, e só tem  elogiado. Nós  vamos lançar em  Fevereiro " Sasha Marshal " A Deusa da guitarra, uma americana , que já tem 6 livros nos EUA.

*Sinopse do livro Procura-se: O tempo que Ariane tem de vida é bem menor do que se imagina. Desde os seis anos, sofre com a doença arterial coronariana, uma deficiência cardíaca genética; rara em pessoas jovens, mas fatal. Mantendo-se com a ajuda de remédios, ela conta com a ajuda de seu pai e de sua irmã Becky. Para agravar a situação, após uma crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que deverá passar, o mais urgente possível, por um transplante de coração, caso contrário, seus dias estão por um fio. Porém, ela tem uma nova razão para pulsar: seu novo amigo Miles. Ariane se envolve em uma paixão "quase" perfeita – diante do difícil drama que enfrenta! Juntos, eles tentarão encontrar uma saída e farão de tudo para congelar o tempo e eternizar cada segundo que lhes resta, como um extenso fio de esperança que surge a seu futuro tão incerto. Fonte: Editora Novo Século



                               Ana Cláudia é jornalista e escritora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário